-
NA verdade existem 3 subsistemas: o normativo, que regula as operações, o fiscalizador, que como o próprio nome diz, tem a competênica de fiscalizar e o auxiliar, que responde pela intermediação, no caso das Bolsas de Valores.
-
bem, acho que REGULAÇÃO e FISCALIZAÇÃO cabe as ENTIDADES SUPERVISORAS (BACEN, CVM...), e não ao subsistema normativo (CMN). Vejam:O SFN é formado por: Órgãos Normativos, Entidades Supervisoras e Operadores.Órgãos Nominativos: Conselho Monetário Nacional (CMN), Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) e o Conselho de Gestão da Previdência Complementar (CGPC).Entidades Supervisoras: Banco Central do Brasil (BCB), Comissão de Valores Mobiliários (CVM), Superintendência de Seguros Privados (Susep) e Secretaria de Previdência Complementar (SPC).Se eu estiver errado, por favor, me explique.
-
Subsistema normativo: CMN, BACEN, CVM E BNDES.Subsistema operativo: Instituições Financeiras Monetárias, Instituições Financeiras Não-Monetárias e Instituições Auxiliares.Fonte: http://www.bcb.gov.br/pre/bcuniversidade/Palestras/BC_Univ_200400604.pdf
-
O SFN, se divide em duas estruturas distintas e complementares, denominadas subsistemas. Esses dois subsistemas são: Subsistema normativo que estabelece as regras e atua na fiscalização e atividades correlatas; e o Subsistema de intermediação que são as instituiçoes que atuam objetivando intermediar transações e auferir receitas.
-
segundo o proprio Bacen,há 2 órgãos:que e o subsistema normatizador( reguladores) e o subsistema operador(operativos ou de de intermediaçao...
-
Certa.
Conforme a Estrutura do SFN.
Confiram em :
http://www.bcb.gov.br/?sfncomp
-
O SFN é dividido em 2 subsistemas:
*Subsistema Normativo: regula, estabelece normas de funcionamento e fiscalizaas instituições e os agentes que atuam no mercado financeiro e de capitais. Pertence a este grupo:
- Órgãos Normativos: CMN (Conselho Monetário Nacional), CNSP (Conselho Nacional de Seguros Privados) e CNPC (Conselho Nacional de Previdência Complementar)
- Entidades Supervisoras: BACEN (Banco Central do Brasil), CVM (Comissão de Valores Mobiliários), SUSEP (Superintendência de Seguros Privados) e PREVIC (Superintendência Nacional de Previdência Complementar)
*Subsistema de Intermediação (Operativo): é aparte operacional do Sistema Financeiro, constituído por Instituições monetárias e não monetárias que tratam da intermediação, do suporte operacional e da administração na intermediação financeira.
-
-
Questão passível de recurso.
Há 3 grande grupos no SFN: NORMATIVO, SUPERVISOR E OPERADOR.
conforme cita o BC.
http://www.bcb.gov.br/?sfncomp
-
Apesar do gabarito ser CERTO, sabemos que na verdade são 3 divisões. Acho a questão passiva de anulação.
-
Gente, o Cespe adora fazer isso para confundir o candidato.
A questão está incompleta, mas nao deixa de está correta.
Força.
-
Sistema normativo trata da fiscalização? Isso está correto?
-
Com relação a fiscalização tem que atentar para o "trata". Quem trata é CVM e quem execulta a fiscalização é Bacen.
-
Na verdade eu errei essa questão. Mas analisando a fundo, concordo com a banca. A questão está certa, pois existem dois grupos: o normativo e o operativo. Quanto à fiscalização e supervisão nós confundimos a questão do Bacen que fiscaliza, mas na verdade, ele é considerado como entidade supervisora e também como normativa.
-
CMN é normativa, quem fiscaliza é bacen e CVM, ponto final rsrs
-
A palavra administração no subsistema operativo confunde.
-
A palavra ADMINISTRAÇÃO está induzindo ao erro. Acredito que está incompleta e seria ADMINISTRAÇÃO NA INTERMEDIAÇÃO FINANCEIRA, o que seria a interpretação correta.
-
Galera,
A administração falada é a administração de recursos.
-
Todos nós sabemos que existem 3 grandes grupos: normativos, supervisores e operadores.
Querem um macete? Sempre que a questão for certa, marquem a errada.
-
Isso aí. No subsistema normativo, os órgãos normativos regulam e as entidades supervisoras fiscalizam os operadores. No subsistema operacional, as instituições financeiras (operadores) fazem a intermediação financeira – entre os superavitários e os deficitários.
Resposta: Certo
-
A classificação em subsistemas é distinta da classificação completa disponível no site do BCB.
https://devhero.s3.amazonaws.com/c11EhSbZgNVH.png (veja se a imagem está disponível pelo link)
O Subsistema Normativo é responsável por determinar as normas e diretrizes e colocá-las em prática, supervisionando as instituições financeiras. É composto pelos órgãos normativos e entidades supervisoras
O Subsistema Operacional atua diretamente no mercado, fazendo a intermediação financeira. Composto pelos operadores
O que me pegou nessa questão foi a palavra ADMINISTRAÇÃO no subsistema operativo ... rsrs