SóProvas


ID
85972
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2008
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

A Câmara de Custódia e Liquidação (CETIP) é a maior empresa
de custódia e de liquidação financeira da América Latina. Sem
fins lucrativos, foi criada em 1984 pelas instituições financeiras
em conjunto com o BACEN e iniciou suas atividades em 1986,
para garantir maior segurança e agilidade às operações do
mercado financeiro brasileiro. Com relação à CETIP, julgue os
itens subseqüentes.

Com poucas exceções, os títulos de renda fixa privados, títulos públicos estaduais e municipais e títulos representativos de dívidas de responsabilidade do Tesouro Nacional são emitidos escrituralmente, isto é, sob a forma de registros eletrônicos. Esses títulos emitidos em papel são fisicamente custodiados por bancos autorizados.

Alternativas
Comentários
  • Exemplo de títulos custodiados nos bancos: CDB e RDB.
  • Com poucas exceções, os títulos são emitidos escrituralmente, isto é, existem apenas  sob a forma de registros eletrônicos (os títulos emitidos em papel são fisicamente custodiados por  bancos autorizados) www.andima.com.br/spb/arqs/spb-textocompleto.pdf
  • O site do Banco Central está assim: "Com poucas exceções, os títulos são emitidos escrituralmente, isto é, existem apenas sob a forma de registros eletrônicos (os títulos emitidos em papel são fisicamente custodiados por bancos autorizados)." http://www.bcb.gov.br/?SPBCETIP
    N
    o texto da CESP a palavra "isto é", dá o entendimento de que os títulos escriturais são em forma de registro eletrônico, contrário a frase do site do Banco Central que explica que apenas existem sob a forma de registro eletrônico.
    Essa questão da CESP caberia recurso por puro erro de português. 
  • erro de portugues mesmo! ''esses titulos emitidos em papel..'' está errado. ''e os titulos emitidos em papel...'' seria o certo....  errinhos bestas que nos confundi achando que é peguinha, sendo que na verdade a questao diz estar correta. 
  • Existem títulos transacionados na Cetip que são emitidos em papel, por comando legal. Esses títulos são transferidos para a Cetip no momento do registro e são fisicamente custodiados pelo registrador. As operações de compra e venda são realizadas no mercado de balcão, incluindo aquelas processadas por intermédio do CetipNet (sistema eletrônico de negociação).

  • na verdade com poucas exceções os titulos não escriturais é que são emitidos, e sim o bancos autorizados e que custodia os titulos.

    é o erro estão títulos em papeis são não escriturais.

    portanto questão errada.

  • Sinceramente ainda não consegui entender o erro dessa questão.

  • Silmara, esse tópico tá em http://www.bcb.gov.br/?SPBCETIP

    Eu entendi que, pegando o exemplo do CDB que não seja só escritural, quando emitido fisicamente pelo Banco é registrado na CETIP para as transações com ele , mas a custódia do PAPEL CDB em si, continua com o banco que o emitiu. 


  • Existem títulos transacionados na Cetip que são emitidos em papel, por comando legal. Esses títulos são transferidos para a Cetip no momento do registro e são fisicamente custodiados pelo registrador.


    O registrador é quem registrou o título na CETIP, logo são os bancos autorizados.
  • Obrigada Gisela, mas agora acho que consegui entender o erro dessa questão: MINHA GRAMÁTICA QUE ESTÁ RUIM. RSRS

    Basta interpretar o uso da vírgula corretamente, e ler com calma. 
    Lendo novamente hoje com mais atenção, ficou mais clara a resposta...
  • Com poucas exceções, os títulos de renda fixa privados, títulos públicos estaduais e municipais e títulos representativos de dívidas de responsabilidade do Tesouro Nacional são emitidos escrituralmente, isto é, sob a forma de registros eletrônicos. Esses títulos emitidos em papel são fisicamente custodiados por bancos autorizados.

    Para quem acha que retoma a frase anterior, o pronome ESSE, retoma sim. Porém faz menção as poucas exceções. Lê-se assim: os títulos de renda fixa privados, títulos públicos estaduais e municipais e títulos representativos de dívidas de responsabilidade do Tesouro Nacional são emitidos escrituralmente, isto é, sob a forma de registros eletrônicos. Com poucas exceções, esses títulos emitidos em papel são fisicamente custodiados por bancos autorizados.
  • A Cetip é depositária principalmente de títulos de renda fixa privados¹, títulos públicos estaduais e municipais e títulos representativos de dívidas de responsabilidade do Tesouro Nacional, de que são exemplos os relacionados com empresas estatais extintas, com o Fundo de Compensação de Variação Salarial - FCVS, com o Programa de Garantia da Atividade Agropecuária - Proagro e com a dívida agrária (TDA). Na qualidade de depositária, a entidade processa a emissão, o resgate e a custódia dos títulos, bem como, quando é o caso, o pagamento dos juros e demais eventos a eles relacionados.


    Existem títulos transacionados na Cetip que são emitidos em papel, por comando legal. Esses títulos são transferidos para a Cetip no momento do registro e são fisicamente custodiados pelo registrador. As operações de compra e venda são realizadas no mercado de balcão, incluindo aquelas processadas por intermédio do CetipNet (sistema eletrônico de negociação).


    fonte:http://www.bcb.gov.br/?SPBCETIP

  • Regra: Emissão escritural (registro eletrônico)

    Exceção: Emissão em papel

  • Sim, a maioria dos titulos negociados na CETIP são escriturais (eletrônico)

  • Gente, títulos municipais não são mais emtidos. Isso tornaria a questão errada?