SóProvas



Questões de CETIP


ID
85969
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2008
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

A Câmara de Custódia e Liquidação (CETIP) é a maior empresa
de custódia e de liquidação financeira da América Latina. Sem
fins lucrativos, foi criada em 1984 pelas instituições financeiras
em conjunto com o BACEN e iniciou suas atividades em 1986,
para garantir maior segurança e agilidade às operações do
mercado financeiro brasileiro. Com relação à CETIP, julgue os
itens subseqüentes.

A CETIP é depositária principalmente de títulos de renda fixa privados, títulos públicos estaduais e municipais e títulos representativos de dívidas de responsabilidade do Tesouro Nacional, de que são exemplos os títulos relacionados com empresas estatais extintas, com o Fundo de Compensação de Variação Salarial (FCVS), com o Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (PROAGRO) e com a dívida agrária (TDA).

Alternativas
Comentários
  • A CETIP, hoje uma sociedade anônima de capital aberto com ações negociadas no Novo Mercado, da BMF&Bovespa, é a maior depositária de títulos privados de renda fixa da América Latina e a maior Câmara de ativos privados do mercado financeiro brasileiro.
  • A CETIP é depositária principalmente de títulos de renda fixa privados, títulos públicos estaduais e municipais e títulos representativos de dívidas de responsabilidade do Tesouro Nacional, de que são exemplos os títulos relacionados com empresas estatais extintas, com o Fundo de Compensação de Variação Salarial (FCVS), com o Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (PROAGRO) e com a dívida agrária (TDA).http://www.cosif.com.br/mostra.asp?arquivo=mtvm_sistliquida#cetip
  • Essa questão caberia recurso pois embora a redação esteja certa existe a resalva que os títulos públicos estaduais e municipais emitidos depois de 1992. O que tornaria a questão errada ao generalizar.
  • Também acho que caberia recurso.Títulos Públicos Estaduais ou Municipais emitidos até Janeiro de 1992 -> SelicTítulos Públicos Estaduais ou Municipais emitidos após Janeiro de 1992 -> Cetip
  • A questão tem nada de errado, e também não está generalizando. Ela não fala que todos os títulos municipais e estaduais se encontram na CETIP, só comenta que também os detem!
  • Acho q cabe recurso. Títulos píblicos somente os emitidos após 1992. concordo com o colegas.
  • A Cetip é depositária principalmente de títulos de renda fixa privados¹, títulos públicos estaduais e municipais e títulos representativos de dívidas de responsabilidade do Tesouro Nacional, de que são exemplos os relacionados com empresas estatais extintas, com o Fundo de Compensação de Variação Salarial - FCVS, com o Programa de Garantia da Atividade Agropecuária - Proagro e com a dívida agrária (TDA). 

  • A Cetip é depositária principalmente de títulos de renda fixa privados¹, títulos públicos estaduais e municipais e títulos representativos de dívidas de responsabilidade do Tesouro Nacional, de que são exemplos os relacionados com empresas estatais extintas, com o Fundo de Compensação de Variação Salarial - FCVS, com o Programa de Garantia da Atividade Agropecuária - Proagro e com a dívida agrária (TDA).

    Fonte: http://www.bcb.gov.br/?SPBCETIP

  • Certo, igual a letra do bacen

  • CTRL C + CTRL V  do sie do bacen

  • A Cetip é depositária principalmente de títulos de renda fixa privados¹, títulos públicos estaduais e municipais e títulos representativos de dívidas de responsabilidade do Tesouro Nacional, de que são exemplos os relacionados com empresas estatais extintas, com o Fundo de Compensação de Variação Salarial - FCVS, com o Programa de Garantia da Atividade Agropecuária - Proagro e com a dívida agrária (TDA). Na qualidade de depositária, a entidade processa a emissão, o resgate e a custódia dos títulos, bem como, quando é o caso, o pagamento dos juros e demais eventos a eles relacionados. Existem títulos transacionados na Cetip que são emitidos em papel, por comando legal. Esses títulos são transferidos para a Cetip no momento do registro e são fisicamente custodiados pelo registrador. As operações de compra e venda são realizadas no mercado de balcão, incluindo aquelas processadas por intermédio do CetipNet (sistema eletrônico de negociação).


    fonte:http://www.bcb.gov.br/?SPBCETIP

  • Existem títulos públicos que não são negociados na SELIC e são negociados na CETIP

  • Trabalha comTítulos em Geral..certo


ID
85972
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2008
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

A Câmara de Custódia e Liquidação (CETIP) é a maior empresa
de custódia e de liquidação financeira da América Latina. Sem
fins lucrativos, foi criada em 1984 pelas instituições financeiras
em conjunto com o BACEN e iniciou suas atividades em 1986,
para garantir maior segurança e agilidade às operações do
mercado financeiro brasileiro. Com relação à CETIP, julgue os
itens subseqüentes.

Com poucas exceções, os títulos de renda fixa privados, títulos públicos estaduais e municipais e títulos representativos de dívidas de responsabilidade do Tesouro Nacional são emitidos escrituralmente, isto é, sob a forma de registros eletrônicos. Esses títulos emitidos em papel são fisicamente custodiados por bancos autorizados.

Alternativas
Comentários
  • Exemplo de títulos custodiados nos bancos: CDB e RDB.
  • Com poucas exceções, os títulos são emitidos escrituralmente, isto é, existem apenas  sob a forma de registros eletrônicos (os títulos emitidos em papel são fisicamente custodiados por  bancos autorizados) www.andima.com.br/spb/arqs/spb-textocompleto.pdf
  • O site do Banco Central está assim: "Com poucas exceções, os títulos são emitidos escrituralmente, isto é, existem apenas sob a forma de registros eletrônicos (os títulos emitidos em papel são fisicamente custodiados por bancos autorizados)." http://www.bcb.gov.br/?SPBCETIP
    N
    o texto da CESP a palavra "isto é", dá o entendimento de que os títulos escriturais são em forma de registro eletrônico, contrário a frase do site do Banco Central que explica que apenas existem sob a forma de registro eletrônico.
    Essa questão da CESP caberia recurso por puro erro de português. 
  • erro de portugues mesmo! ''esses titulos emitidos em papel..'' está errado. ''e os titulos emitidos em papel...'' seria o certo....  errinhos bestas que nos confundi achando que é peguinha, sendo que na verdade a questao diz estar correta. 
  • Existem títulos transacionados na Cetip que são emitidos em papel, por comando legal. Esses títulos são transferidos para a Cetip no momento do registro e são fisicamente custodiados pelo registrador. As operações de compra e venda são realizadas no mercado de balcão, incluindo aquelas processadas por intermédio do CetipNet (sistema eletrônico de negociação).

  • na verdade com poucas exceções os titulos não escriturais é que são emitidos, e sim o bancos autorizados e que custodia os titulos.

    é o erro estão títulos em papeis são não escriturais.

    portanto questão errada.

  • Sinceramente ainda não consegui entender o erro dessa questão.

  • Silmara, esse tópico tá em http://www.bcb.gov.br/?SPBCETIP

    Eu entendi que, pegando o exemplo do CDB que não seja só escritural, quando emitido fisicamente pelo Banco é registrado na CETIP para as transações com ele , mas a custódia do PAPEL CDB em si, continua com o banco que o emitiu. 


  • Existem títulos transacionados na Cetip que são emitidos em papel, por comando legal. Esses títulos são transferidos para a Cetip no momento do registro e são fisicamente custodiados pelo registrador.


    O registrador é quem registrou o título na CETIP, logo são os bancos autorizados.
  • Obrigada Gisela, mas agora acho que consegui entender o erro dessa questão: MINHA GRAMÁTICA QUE ESTÁ RUIM. RSRS

    Basta interpretar o uso da vírgula corretamente, e ler com calma. 
    Lendo novamente hoje com mais atenção, ficou mais clara a resposta...
  • Com poucas exceções, os títulos de renda fixa privados, títulos públicos estaduais e municipais e títulos representativos de dívidas de responsabilidade do Tesouro Nacional são emitidos escrituralmente, isto é, sob a forma de registros eletrônicos. Esses títulos emitidos em papel são fisicamente custodiados por bancos autorizados.

    Para quem acha que retoma a frase anterior, o pronome ESSE, retoma sim. Porém faz menção as poucas exceções. Lê-se assim: os títulos de renda fixa privados, títulos públicos estaduais e municipais e títulos representativos de dívidas de responsabilidade do Tesouro Nacional são emitidos escrituralmente, isto é, sob a forma de registros eletrônicos. Com poucas exceções, esses títulos emitidos em papel são fisicamente custodiados por bancos autorizados.
  • A Cetip é depositária principalmente de títulos de renda fixa privados¹, títulos públicos estaduais e municipais e títulos representativos de dívidas de responsabilidade do Tesouro Nacional, de que são exemplos os relacionados com empresas estatais extintas, com o Fundo de Compensação de Variação Salarial - FCVS, com o Programa de Garantia da Atividade Agropecuária - Proagro e com a dívida agrária (TDA). Na qualidade de depositária, a entidade processa a emissão, o resgate e a custódia dos títulos, bem como, quando é o caso, o pagamento dos juros e demais eventos a eles relacionados.


    Existem títulos transacionados na Cetip que são emitidos em papel, por comando legal. Esses títulos são transferidos para a Cetip no momento do registro e são fisicamente custodiados pelo registrador. As operações de compra e venda são realizadas no mercado de balcão, incluindo aquelas processadas por intermédio do CetipNet (sistema eletrônico de negociação).


    fonte:http://www.bcb.gov.br/?SPBCETIP

  • Regra: Emissão escritural (registro eletrônico)

    Exceção: Emissão em papel

  • Sim, a maioria dos titulos negociados na CETIP são escriturais (eletrônico)

  • Gente, títulos municipais não são mais emtidos. Isso tornaria a questão errada?

ID
86428
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2008
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

As operações no mercado secundário que envolvam títulos registrados na CETIP são geralmente liquidadas com compensação bilateral de obrigações, em que a CETIP atua como contraparte central.

Alternativas
Comentários
  • A Cetip é depositária principalmente de títulos de renda fixa privados¹, títulos públicos estaduais e municipais e títulos representativos de dívidas de responsabilidade do Tesouro Nacional, de que são exemplos os relacionados com empresas estatais extintas, com o Fundo de Compensação de Variação Salarial - FCVS, com o Programa de Garantia da Atividade Agropecuária - Proagro e com a dívida agrária (TDA). Na qualidade de depositária, a entidade processa a emissão, o resgate e a custódia dos títulos, bem como, quando é o caso, o pagamento dos juros e demais eventos a eles relacionados. Com poucas exceções, os títulos são emitidos escrituralmente, isto é, existem apenas sob a forma de registros eletrônicos (os títulos emitidos em papel são fisicamente custodiados por bancos autorizados). As operações de compra e venda são realizadas no mercado de balcão, incluindo aquelas processadas por intermédio do CetipNet (sistema eletrônico de negociação). Conforme o tipo de operação e o horário em que realizada, a liquidação é em D ou D+1. As operações no mercado primário, envolvendo títulos registrados na Cetip, são geralmente liquidadas com compensação multilateral de obrigações (a Cetip não atua como contraparte central). Compensação bilateral é utilizada na liquidação das operações com derivativos e liquidação bruta em tempo real, nas operações com títulos negociados no mercado secundário. A Cetip observa os modelos 1 e 3 de entrega contra pagamento, conforme a liquidação seja efetuada, respectivamente, sem ou com compensação de obrigações².
  • Comp Multilateral:maior parte das op no mercado primário.Liq Bruta em tempo real:Liq das op realizadas no mercado secundário;Comp Bilateral: liq de Derivativos como Swaps de Balcão.
  • Descomplicando,o erro da questão está em afirmar que atua como contraparte central, o que não é verdade,pois a CETIP não atua como última garantidora das operações por elas cursadas,e por isso não necessitam pedir margens de garantia para as operações.Exemplificando:Se uma determinada contraparte não honra o pagamento do ajuste de um derivativo,em última instância a Central BM&F-derivativos deve cobrir este pagamento.
  • Peguei as partes mais importantes para entender o porquê desta questão estar errada:As operações no mercado primário, envolvendo títulos registrados na Cetip, são geralmente liquidadas com COMPENSAÇÃO MULTILATERAL de obrigações (a Cetip não atua como contraparte central). Compensação bilateral é utilizada na liquidação das operações com derivativos e liquidação bruta em tempo real, nas operações com títulos negociados no mercado secundário.
  •  As operações no mercado primário, envolvendo títulos registrados na Cetip, são geralmente liquidadas com compensação multilateral de obrigações (a Cetip não atua como contraparte central). Compensação bilateral é utilizada na liquidação das operações com derivativos e liquidação bruta em tempo real, nas operações com títulos negociados no mercado secundário.

  • Vai as CORREÇÕES em verde !!! e não se esqueçam de apertar as minhas estrelinha...   :-)

    As operações no mercado (PRIMÁRIO) que envolvam títulos registrados na CETIP são geralmente liquidadas com compensação (MULTILATERAL) de obrigações, em que a CETIP (NÃO atua) como contraparte central. 



    fonte - http://www.bcb.gov.br/?SPBCETIP

  • mercado primario: liquidacao multilateral

    mercado secundario: liquidacao bruta em tempo real (LBTR)

    mercado de derivativos: liquidacao bilateral

    e cm ja dito, nao atua como contraparte central.

  • Liquidação Bilateral: operações com derivativo
    Liquidação Bruta em Tempo Real: operações no mercado secundário

  • Corrigindo:

    As operações no mercado PRIMÁRIO que envolvam os títulos registrados na CETIP são geralmente liquidadas com compensação MULTILATERAL de obrigações, em que a CETIP NÃO ATUA como contraparte central. 


    Fonte: site do Bacen

  • Cetip é uma espécie de "cartório", pois somente registra os títulos, e não atua como contraparte, sendo assim, o valor é do titulo é pago a CETIP registra e repassa o crédito.

  • A questão está incorreta, pois as partes em negrito são falsas:

    As operações no mercado secundário que envolvam títulos registrados na CETIP são geralmente liquidadas com compensação bilateral de obrigações, em que a CETIP atua como contraparte central.

    Resposta: A compensação para títulos do mercado secundário na cetip é "liquidação bruta em tempo real". Além disso, a CETIP não atua como contraparte central.

    Fonte: https://www.bcb.gov.br/?SPBCETIP

  • Para não esquecer mais

    Pri-mu= mercado primário-liquidação multilateral

    Se-bru=mercado secundário-liquidação bruta em tempo real

    De-bi= mercado de derivativos-liquidação bilateral

  • Conforme o tipo de operação e o horário em que realizada, a liquidação é em D ou D+1. As operações no mercado primário, envolvendo títulos registrados na Cetip, são geralmente liquidadas com compensação multilateral de obrigações (a Cetip não atua como contraparte central). Compensação bilateral é utilizada na liquidação das operações com derivativos e liquidação bruta em tempo real, nas operações com títulos negociados no mercado secundário. A Cetip observa os modelos 1 e 3 de entrega contra pagamento, conforme a liquidação seja efetuada, respectivamente, sem ou com compensação de obrigações².

     

    http://www.bcb.gov.br/htms/novaPaginaSPB/cetip.asp?IDPAI=SPBLIQTIT

  • As operações no mercado primário que envolvam títulos registrados na CETIP são geralmente liquidadas com compensação multilateral de obrigações, em que a CETIP não atua como contraparte central.

  • De fato é bilateral. O erro foi dizer que ela atua como contra parte...


ID
86431
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2008
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Na qualidade de depositária, a CETIP processa a emissão, o resgate e a custódia dos títulos, bem como, quando é o caso, o pagamento dos juros e demais eventos a eles relacionados.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Certo!

    Na qualidade de depositária dos títulos, a CETIP processa a emissão, o resgate e a custódia dos títulosbem como, quando for o caso, o pagamento dos juros e demais eventos a eles relacionados.
    http://www.cosif.com.br/mostra.asp?arquivo=mtvm_sistliquida
  • Cetip S.A. Balcão Organizado de Ativos e Derivativos
    A Cetip é depositária principalmente de títulos de renda fixa privados, títulos públicos estaduais e municipais e títulos representativos de dívidas de responsabilidade do Tesouro Nacional, de que são exemplos os relacionados com empresas estatais extintas, com o Fundo de Compensação de Variação Salarial - FCVS, com o Programa de Garantia da Atividade Agropecuária - Proagro e com a dívida agrária (TDA). Na qualidade de depositária, a entidade processa a emissão, o resgate e a custódia dos títulos, bem como, quando é o caso, o pagamento dos juros e demais eventos a eles relacionados. Com poucas exceções, os títulos são emitidos escrituralmente, isto é, existem apenas sob a forma de registros eletrônicos (os títulos emitidos em papel são fisicamente custodiados por bancos autorizados). As operações de compra e venda são realizadas no mercado de balcão, incluindo aquelas processadas por intermédio do CetipNet (sistema eletrônico de negociação).
    Conforme o tipo de operação e o horário em que realizada, a liquidação é em D ou D+1. As operações no mercado primário, envolvendo títulos registrados na Cetip, são geralmente liquidadas com compensação multilateral de obrigações (a Cetip não atua como contraparte central). Compensação bilateral é utilizada na liquidação das operações com derivativos e liquidação bruta em tempo real, nas operações com títulos negociados no mercado secundário.

    Fonte: http://www.bcb.gov.br/?SPBCETIP

    Bons estudos =]
  • . Na qualidade de depositária, a entidade processa a emissão, o resgate e a custódia dos títulos, bem como, quando é o caso, o pagamento dos juros e demais eventos a eles relacionados. Existem títulos transacionados na Cetip que são emitidos em papel, por comando legal. Esses títulos são transferidos para a Cetip no momento do registro e são fisicamente custodiados pelo registrador. As operações de compra e venda são realizadas no mercado de balcão, incluindo aquelas processadas por intermédio do CetipNet (sistema eletrônico de negociação).


ID
316024
Banca
FCC
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2011
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

A CETIP S.A. Balcão Organizado de Ativos e Derivativos

Alternativas
Comentários
  • CETIP é a integradora do mercado financeiro. É uma companhia de capital aberto que oferece produtos e serviços de registro, custódia, negociação e liquidação de ativos e títulos. Por meio de soluções de tecnologia e infraestrutura, proporciona liquidez, segurança e transparência para as operações financeiras, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do mercado e da sociedade brasileira. A empresa é, também, a maior depositária de títulos privados de renda fixa da América Latina e a maior câmara de ativos privados do país.
     
    Mais de 15 mil instituições participantes utilizam os serviços da CETIP. Entre eles, estão fundos de investimento; bancos comerciais, múltiplos e de investimento; corretoras e distribuidoras; financeiras, consórcios, empresas de leasing e crédito imobiliário; cooperativas de crédito e investidores estrangeiros; e empresas não financeiras, como fundações, concessionárias de veículos e seguradoras. Milhões de pessoas físicas são beneficiadas todos os dias por produtos e serviços prestados pela companhia, como processamento TEDs e liquidação de DOCs, bem como registros de Gravame, CDBs e títulos de Renda Fixa.

    Fonte: http://www.cetip.com.br/sobre_a_cetip/sobre_a_cetip.asp
  • "DE ACORDO COM O BACEN:

    A Cetip é depositária principalmente de títulos de renda fixa privados¹, títulos públicos estaduais e municipais e títulos representativos de dívidas de responsabilidade do Tesouro Nacional."

    DETALHE: TÍTULOS PÚBLICOS ESTADUAIS E MUNICIPAIS EMITIDOS ATÉ 
    APÓS JANEIRO DE 1992.

    Quem custodia os títulos públicos até 92 é a SELIC.
  • A)Companhia brasileira de liquidação e custódis(CBLC)
    b)Uma das principais caracteristicas da CETIP é liquidar e custodiar TÍTULOS PRIVADOS
    C)Nem a cetip,nem a selic atuam como contraparte centra,ou seja,garantindo as operações e por isso não pedem conta margem.
    d)SELIC
    e)Parte integrante do SPB
  • CETIP = TITULOS PRIVADOS
    SELIC = TITULOS PÚBLICOS
  • GABARITO: LETRA B

    a) Item errado: a CBLC (Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia) é que registra operações com ações.

    b) Item Correto: a CETIP realmente efetua a custódia escritural de títulos privados de renda fixa (CDB, por exmplos), além de alguns poucos específicos títulos públicos também.

    c) Item errado: a CETIP não atua como contraparte (garantir os pagamentos e asusmir o risco quando uma das partes não honrar com o pagamento) das operações por ela cursadas.

    d) Item errado: a câmara de compensação e liquidação de todos os títulos do Tesouro Nacional é a Selic.

    e) Item errado: a CETIP, bem como qualquer sistema de compensação e custódia significativamente relevante, atua INTERLIGADA E INTEGRADA ao SPB.
  • Central de Custódia e de Liquidação Financeira de Títulos (CETIP): balcão organizado de ativos e derivativos, sem fins lucrativos, criada para preencher a lacuna de um sistema eletrônico de custódia e liquidação financeira no mercado de títulos privados. As atividade da Cetip são regulamentadas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e a empresa também é ficalizada pelo Banco Central. O ambiente da CETIP é conhecido como ambiente de balcão, que diferentemente do ambiente de bolsa, oferece aos participantes uma maior flexibilidade para o registro da negociação de títulos e valores mobiliários de renda fixa. Pode também registrar, custodiar e liquidar títulos públicos estaduais e municipais emitidos após 1992, títulos representativos de dívidas de responsabilidade do Tesouro Nacional, além de todos os Créditos Securizados da União, da Dívida Agrícola, dos Títulos da Dívida Agrária e também dos Certificados Financeiros do Tesouro e principalmente a custódia de Derivativos de balcão.

  • a) Errado: a CBLC (Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia) é que registra operações no mercado de bolsa, a CETIP registra operações no mercado de balcão

     

    b) Correto: a CETIP efetua a custódia escritural de títulos privados de renda fixa

     

    c) Errado: a CETIP não atua como contraparte (garantir os pagamentos e asusmir o risco quando uma das partes não honrar com o pagamento) das operações por ela cursadas.

     

    d) Errado: a câmara de compensação e liquidação dos títulos do Tesouro Nacional é a Selic.

     

    e) Errado: a CETIP, bem como qualquer sistema de compensação e custódia significativamente relevante, atua INTERLIGADA E INTEGRADA ao SPB.

  • A Cetip é a integradora do mercado financeiro. É uma companhia de capital aberto que oferece serviços de registro, central depositária, negociação e liquidação de ativos e títulos. Por meio de soluções de tecnologia e infraestrutura, proporciona liquidez, segurança e transparência para as operações financeiras, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do mercado e da sociedade brasileira. A empresa é, também, a maior depositária de títulos privados de renda fixa da América Latina e a maior câmara de ativos privados do país.

     

    Mais de 15 mil instituições participantes utilizam os serviços da Cetip. Entre elas, fundos de investimento; bancos comerciais, múltiplos e de investimento; corretoras e distribuidoras; financeiras, consórcios, empresas de leasing e crédito imobiliário; cooperativas de crédito e investidores estrangeiros; e empresas não financeiras, como fundações, concessionárias de veículos e seguradoras. Milhões de pessoas físicas são beneficiadas todos os dias por produtos e serviços prestados pela companhia como processamento de TEDs e liquidação de DOCs, além de registro de CDBs e títulos de Renda Fixa, e serviço de entrega eletrônica das informações necessárias para o registro de contratos e anotações dos gravames pelos órgãos de trânsito.

     

    https://www.cetip.com.br/institucional/seguran%C3%A7a-que-move-o-mercado

  • Nós temos vários subsistemas internos do SPB que cuida da liquidação de títulos. Exemplo: SELIC, CETIP. A CETIP liquida:

    1 - títulos de renda fixa

    2 - títulos públicos estaduais e municipais

    3 - títulos representativos de dívidas de responsabilidade do Tesouro Nacional.

     

    Cuidado para não confundir com o sistema SELIC, porque este cuida da liquidação de apenas títulos públicos federais.

    b) X

     

  • LETRA B CORRETA

    A CETIP é depositária principalmente de títulos de renda fixa privados, títulos públicos estaduais e municipais e títulos representativos de dívidas de responsabilidade do Tesouro Nacional.

  • Por que está desatualizada?

  • Esta desatualizada, pois em em 22 de março de 2017 houve uma fusão entre Central de Custódia e de Liquidação Financeira de Títulos (CETIP) com a Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros de São Paulo (BM&F Bovespa). Passando se chamar B3.


ID
710821
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Caixa
Ano
2012
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Qual é a Companhia de Capital Aberto, instituída pelo Conselho Monetário Nacional, que atua como integradora do mercado financeiro, oferecendo serviços de registro, de central depositária, de negociação e liquidação de ativos e títulos?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D.

    Essa questão poderia gerar dúvidas entre as opções Selic e Cetip.
    Para melhor compreenção, basta ter em mente que: 

    Selic - É um sistema informatizado, eletrônico, não físico, gerido
    pelo Bacen e operado em parceria com a Anbima.

    A Cetip é a integradora do mercado financeiro. É uma companhia de capital aberto
    que oferece serviços de registro, central depositária, negociação e liquidação de ativos e títulos.
    Por meio de soluções de tecnologia e infraestrutura, proporciona liquidez,
    segurança e transparência para as operações financeiras, contribuindo para o desenvolvimento sustentável
    do mercado e da sociedade brasileira. 
  • Por definição:

    A Cetip S.A. - Mercados Organizados é a integradora do mercado financeiro. É uma companhia de capital aberto que oferece serviços de registro, central depositária, negociação e liquidação de ativos e títulos.
  • Pelo enunciado da questão já é possível matar a questão:

    Companhia de capital aberto = Sociedade Anônima S/A. A única S/A das respostas é a Cetip.
  • .   A  cetip  é a Companhia de Capital Aberto, instituída pelo Conselho Monetário Nacional, que atua como integradora do mercado
     financeiro, oferecendo serviços de registro, de central depositária, de negociação e liquidação de ativos e títulos. 
  • Questão muito fácil para quem estudou a estrutura do Sistema Financeiro Nacional, pois cada uma das entidades acima referidas apresenta uma definição bem diferente. Quando o comando da questão anuncia que é uma companhia de capital aberto, já eliminamos todas as alternativas erradas, pois BNDES e CEF são empresas públicas, BACEN é autarquia (subsistema normativo) e SELIC é um sistema informatizado, não físico gerido pelo BACEN. Apenas a Cetip S.A. atende ao comando da questão, por isso a alternativa “d” é o gabarito.


  • Questão muito fácil para quem estudou a estrutura do Sistema Financeiro Nacional, pois cada uma das entidades acima referidas apresenta uma definição bem diferente. Quando o comando da questão anuncia que é uma companhia de capital aberto, já eliminamos todas as alternativas erradas, pois BNDES e CEF são empresas públicas, BACEN é autarquia (subsistema normativo) e SELIC é um sistema informatizado, não físico gerido pelo BACEN. Apenas a Cetip S.A. atende ao comando da questão, por isso a alternativa “d” é o gabarito. Comentários do Prof

  • Queridos!

    Para cancelarmos todas as dúvidas sobre a SELIC - Sistema Especial de Liquidação e Custódia -  devemos entende-la como câmara que liquida apenas títulos públicos federais. Não há liquidação de ativos (valores mobiliários).

    Bons estudos!

  • Caixa Economica Federal também será de capital aberto em 2016 xd!

  • As atividades da Cetip são regulamentadas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e a empresa também é fiscalizada pelo Banco Central.

    O ambiente da CETIP é conhecido como ambiente de balcão que, diferentemente do ambiente de bolsa, oferece aos participantes uma maior flexibilidade para o registro da negociação de títulos e valores mobiliários de renda fixa. Pode também registrar, custodiar e liquidar títulos públicos estaduais e municipais emitidos após 1992, títulos representativos de dívidas de responsabilidade do Tesouro Nacional, além de todos os créditos securizados da União, da Dívida Agrícola, dos Títulos da Dívida Agrária e também dos certificados financeiros do Tesouro e principalmente a custódia de Derivativos de balcão.

    CETIP é a integradora do mercado financeiro pois oferece produtos e serviços de registro, custódia, negociação e liquidação de ativos e títulos.


    https://pt.wikipedia.org/wiki/CETIP

  • A nova estrutura da companhia contribuiu para que ela se destacasse no mercado financeiro. Como resultado, em maio de 2008, os associados da Cetip aprovaram, em Assembleia Geral Extraordinária, a proposta de desmutualização e a transformação da empresa em uma sociedade anônima, e, em 28 de outubro de 2009, a companhia passou a ter capital aberto, com ações negociadas no Novo Mercado.

    http://www.cetip.com.br/Institucional/Historia-HaM...

  • LETRA D CORRETA


    A CETIP é depositária principalmente de títulos de renda fixa privados, títulos públicos estaduais e municipais e títulos representativos de dívidas de responsabilidade do Tesouro Nacional.

  • Na primeira frase já se mata a questão, tendo em vista que a única de capital aberto dentre as alternativas é a CETIP.


ID
2673016
Banca
FADESP
Órgão
BANPARÁ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

A Central de Liquidação Financeira e de Custódia de Títulos (CETIP) foi criada pelas instituições financeiras em parceria com o Banco Central com o objetivo de garantir mais segurança e agilidade às operações do mercado financeiro nacional. Quanto às normas de segurança de sigilo adotadas pela CETIP, é correto afirmar que o participante tem acesso

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: E

    Código de Conduta da Cetip

    4.1 Segurança da Informação

    A Cetip está comprometida em assegurar a disponibilidade, integridade e confidencialidade das informações que lhe foram confiadas pelas partes interessadas, incluindo Colaboradores e Terceiros. A responsabilidade pela manutenção e pelo suporte da segurança das informações deve estar presente nas funções e atividades diárias de todos Colaboradores e Terceiros que atuam em nome ou benefício da Cetip. As senhas de acesso aos sistemas da Cetip são de uso pessoal e intransferível, sendo de responsabilidade do seu detentor a obrigação de zelar pela sua guarda, uso e proteção adequados. A fim de assegurar o controle e segurança de informações, a Cetip poderá monitorar todos os seus os meios de comunicações, redes, aplicativos e equipamentos utilizados pelos seus Colaboradores.

    5.1. Vedação da Utilização de Informações Privilegiadas

    É vedado, na forma da lei, divulgar ou utilizar informações privilegiadas da Cetip, ou de seus clientes, para a realização de compra, venda, recomendação ou qualquer outro tipo de transação, negociação ou transferência de ativos, em benefício próprio ou de Terceiros, devendo ser garantido o sigilo de toda informação referente às operações envolvendo Valores Mobiliários à qual tenha acesso e que ainda não tenha sido divulgada formalmente ao público investidor. Também é vedada a utilização e divulgação de informações privilegiadas obtidas no contexto de transações comerciais, desenvolvimento, fornecimento ou prestação de produtos ou serviços da Cetip, obtidas e/ou coletadas dos bancos de dados e plataformas eletrônicas ou quaisquer outros meios que tenham a sua restrição prevista em lei, contrato ou nos Documentos Corporativos da Cetip, exceto se autorizado de forma prévia e por escrito pelo proprietário da informação privilegiada a ser divulgada. A divulgação ou utilização indevida de informações privilegiadas, para uso próprio ou repasse para benefício de Terceiros, sujeitará o infrator às sanções previstas na legislação e nas regras internas da Cetip.

     

    FONTE: http://siteempresas.bovespa.com.br/DWL/FormDetalheDownload.asp?site=C&prot=538246

     

  • A CETIP deve ter informações tanto do vendedor quanto do comprador, porém de caráter público e utilizar informações disponibilizadas  em seu banco de dados. 

  • Gabarito: letra E

    completando os comentários

    a) somente às informações do vendedor, por questão de segurança.

    b) somente às informações do comprador, por questão de segurança.

    c) apenas às suas próprias operações, por questão de segurança.

    d) a todas as informações que desejar conhecer, por questão de transparência. (existem informações sigilosas que não pode ser divulgadas a todo público)

    e) somente às informações de caráter público e a suas próprias operações.

  • E

    somente às informações de caráter público e a suas próprias operações.

  • GABARITO E

    Por eliminação