SóProvas


ID
860467
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-ES
Ano
2012
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Em relação aos indicadores fiscais, julgue os itens a seguir.

As Letras Financeiras do Tesouro, títulos públicos atrelados à taxa básica SELIC, acarretam o contágio da política monetária pela dívida pública no Brasil. Assim, a política monetária diminui sua eficácia em decorrência do chamado efeito riqueza.

Alternativas
Comentários
  • Só pra ajudar, sobre o "efeito riqueza":
    Quando os preços das ações sobem, pessoas e empresas sentem-se mais ricas. Elas passam a gastar mais, ainda que não vendam as ações e, assim, não tenham o dinheiro em mãos. Só a possibilidade de realizar os ganhos a qualquer momento, faz que indíviduos sintam-se com mais poder de compra. Muitos, inclusive, tomam crédito para comprar. Esse é o chamado efeito riqueza.
  • Essa questão eles tiraram diretamente do seguinte artigo: www.scielo.br/pdf/rec/v12n3/04.pdf
    (
    A relação entre o mercado de dívida pública...)
  • Aplicando o comentário da Lidiane sobre as LFT´s, é só trocar as ações pelos títulos. Ex.: Suponha que o governo queira freiar a economia com aumento da taxa de juros utilizando a política monetária (LM se desloca para esquerda e para cima), as pessoas detentoras de títulos público atrelados a SELIC se sentirão mais ricas por causa do aumento da taxa de juros, o que aumentará o consumo dessas pessoas e até mesmo tomada de crédito, como explicado pela Lidiane, ou seja, é um efeito negativo sobre a política monetária. É como se fosse o efeito Crowding out na política fiscal. Bom esse foi meu entendimento!

  • Tive entendimento diferente dos colegas acima para responder a questão. As LFT's são indexadas a Selic como disse a questão e por isso o governo ao aumentar a taxa Selic torna os detentores desse título mais ricos o que como explicado gera o efeito do enriquecimento, levando as pessoas a consumirem mais, o que era exatamente o que o governo não queria ao adotar uma política monetária contracionista, ele quer que o consumo diminua. Por outro lado tomemos o exemplo das LTN que são títulos PRÉ-fixados que pagam o valor de face de R$1000 ao vencimento. Uma subida dos juros leva a desvalorização desses títulos uma vez que a sua cotação é baseada no valor de face descontado a valor presente. Assim, as pessoas detentoras destes títulos vêm o seu poder de compra diminuído e consomem menos, o que é o objetivo da política monetária contracionista.

    Espero ter ajudado!
  • Vou ser bem objetivo para matar a questão e para os leigos:

    1 - o que é efeito riqueza? Quando os preços das ações sobem, pessoas e empresas sentem-se mais ricas. Elas passam a gastar mais, ainda que não vendam as ações Esse é o chamado efeito riqueza

    2 - Se as ações estão atrativa e sua rentabilidade boa então as pessoas tirarão dinheiro do setor público (LFT, títulos atrelados a SELIC e outros) para investir na bolsa de valores.

    3 - Para atrair os investidores que saíram o governo terá que melhor a rentabilidade dos seus títulos,(pagando mais por menos), entenderam?

  • Efeito riqueza: aumento do preço de ativos, ainda que não liquidados, faz com que seus detentores sintam-se mais ricos e aumentem o consumo.

    Política monetária contracionista: Governo deseja controlar a inflação (reduzir a demanda agregada, da qual o consumo faz parte) por meio da retirada de moeda do mercado. Isso é possível por meio da emissão de títulos com juros atrativos, como as letras mencionadas na questão. Porém, com o aumento dos juros essas letras passam a ser ativos mais valorizados, levando ao efeito riqueza e contribuindo para expansão do consumo, efeito diverso do pretendido originalmente.