SóProvas


ID
860473
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-ES
Ano
2012
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Em relação aos indicadores fiscais, julgue os itens a seguir.

Para efeitos de mensuração do resultado fiscal, o conceito de setor público compreende o setor público não financeiro, juntamente com o Banco Central do Brasil e a PETROBRAS.

Alternativas
Comentários
  • O conceito de setor público considerado para efeitos de mensuração do resultado fiscal é o setor público não-financeiro mais o Banco Central do Brasil (BCB). O setor público não-financeiro, por sua vez, é composto pelo governo federal, governos estaduais, governos municipais, empresas estatais federais, estaduais e municipais e o INSS.
    O setor público é usualmente dividido em três grandes grupos:
    1 Governo Central – definido como a soma das contabilizações das administrações federais (aqui representadas pelo resultado do Tesouro Nacional), do BCB e do sistema público de previdência para o setor privado (INSS). O resultado do Tesouro Nacional também engloba o resultado da previdência dos servidores públicos federais.
    2 Governos regionais – são consideradas as contabilizações das administrações estaduais e municipais.
    3 Empresas estatais – são considerados os resultados de empresas estatais nos três níveis de governo. Porém, a partir de maio de 2009, as estatísticas de dívida líquida e necessidades de financiamento do setor público passaram a excluir de sua abrangência as empresas do Grupo Petrobras, de forma compatível com o Decreto nº 6.867, de 29.5.2009, que trata da programação financeira e das metas fiscais no âmbito do Governo Federal.

  • O comentário apresentado pelo colega encontra-se no texto do Banco Central chamado "Indicadores Fiscais" disponível em 
    http://www4.bcb.gov.br/pec/gci/port/focus/FAQ%204-Indicadores%20Fiscais.pdf
  • Para os efeitos citados na questão, o setor público é compreendido pelo SETOR PÚBLICO NÃO-FINANCEIRO mais o BANCO CENTRAL. Apenas, isso, exclua-se a Petrobrás.

  • Completanto o comentário do colega Renato Tanner, o Grupo Eletrobrás também não é mais incluído na DLSP.