SóProvas


ID
860476
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-ES
Ano
2012
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Em relação aos indicadores fiscais, julgue os itens a seguir.

No cálculo da dívida líquida do setor público, consideram-se os passivos e os ativos do governo federal junto a banco público.

Alternativas
Comentários
  • Não são considerados a dívida junto a banco público no cálculo da Dívida Líquida do Setor Público!!
    A questão alterou a expressão "do Banco Central" por "banco público"!

    Dívida líquida do setor público
    Corresponde ao saldo líquido do endividamento do setor público não financeiro e do Banco Central com o sistema fi nanceiro (público e privado),
    o setor privado não-financeiro e o resto do mundo.

    Entende-se por saldo líquido o balanceamento entre as dívidas e os créditos do setor público não-financeiro e do Banco Central.
    É importante ressaltar que os saldos da dívida líquida são apurados pelo critério de competência, ou seja, a apropriação de encargos é contabilizada na forma pro rata, independente da ocorrência de liberações ou reembolsos no período.

    Deve-se mencionar ainda que, diferentemente de outros países, o conceito de dívida líquida utilizado no Brasil considera os ativos e passivos financeiros do Banco Central, incluindo, dessa forma, a base monetária.

    Fonte:http://www.bcb.gov.br/htms/infecon/finpub/cap5p.pdf
  • Não entendi a definição André.

    Dívida líquida do setor público
    Corresponde ao saldo líquido do endividamento do setor público não financeiro e do Banco Central com o sistema financeiro (público e privado), o setor privado não-financeiro e o resto do mundo.

    Se o governo deve então ao BB, é para constar na dívida. Correto?

  • Conceitos de Dívida Líquida Total: A Dívida Líquida do Setor Público (DLSP) refere-se ao total das obrigações do setor público não financeiro, deduzido dos seus ativos financeiros, junto aos agentes privados não financeiros e aos agentes financeiros, públicos e privados. Os saldos dos componentes da dívida líquida são apurados por competência, ou seja, pela apropriação mensal ao estoque do período anterior dos encargos relativos a cada obrigação ou haver, deduzidos eventuais pagamentos/recebimentos.
    http://www3.tesouro.fazenda.gov.br/series_temporais/principal.aspx?subtema=21#ancora_consulta

    São considerados apenas os ativos financeiros. Esse é o erro da questão.
    Thiago sua pergunta está correta!

  • Os ativos e passivos do BNDES, banco público, são considerados no cálculo da DLSP. Ou não?

    Se são, gabarito errado!

  • Creio que o gabarito da questão é possível de discussão, pois as dívidas do Governo com Bancos Públicos do setor financeiro são contabilizadas na DLSP. Apenas as dívidas com o Banco Central são excluídas, pois o próprio BACEN é incluído no cálculo, então, para evitar a dupla contagem, as dívidas com o BACEN não são computadas na DLSP. Banco público, como usado na questão, é um termo muito amplo e pode levar em consideração o BB, por exemplo.