SóProvas


ID
860491
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-ES
Ano
2012
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A respeito de economia, julgue os itens seguintes.

Caso o setor público gaste menos do que arrecadou, desconsiderando-se a apropriação de juros sobre a dívida existente, haverá superávit primário. Logo, o resultado nominal será positivo.

Alternativas
Comentários
  • Resultado nominal: é a diferença entre todas as receitas  arrecadadas e todas as despesas empenhadas, incluindo os juros e o  principal da dívida e ainda acrescentando as receitas financeiras.
    Ao se considerar a apropriação de juros sobre a dívida existente para sair do resultado primário e chegar no nominal, podemos ter um montante de juros a pagar tão grande capaz de se tranformar um resultado primário positivo em déficit nominal. Logo, ñ haverá necessariamente um resultado nominal positivo.
  • Resumindo: Um independe do outro, ou seja, o governo pode ter um superavit primário (arrecada mais do que gasta no período) e mesmo assim acontecer de ter um deficit nominal, pois nesse caso entra todas as despesas, como: juros, correção monetária e cambial da divida passada. (o país já estava quebrado) srsr

  •  o setor público gaste menos do que arrecadou, desconsiderando-se a apropriação de juros sobre a dívida existente, haverá superávit primário. Logo, o resultado PRIMÁRIO será positivo.

  • Resultado primário representa o esforço fiscal do governo, considerando receitas e despesas. Dentre as receitas estão incluídas as verbas resultantes de empréstimos realizados e dento de despesas estão consideradas as amortizações desses empréstimos. Porém, o pagamento de juros e encargos da dívida (despesas financeiras) não é computado.

    Resultado nominal considera o resultado primário e adiciona as receitas e despesas financeiras. Caso o pagamento de juros seja muito elevado, um superávit primário pode se transformar em resultado nominal negativo. O resultado nominal não leva em consideração o "imposto inflacionário" (impacto da valorização/ desvalorização da moeda) nas contas.

    Resultado operacional considera o impacto do imposto inflacionário. Seria o equivalente ao "resultado real", em uma comparação entre juros nominal e juros real.