SóProvas


ID
860878
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-ES
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Os objetivos do orçamento-programa podem ser classificados em finais e derivados, sendo os derivados representados pelo conjunto de impactos indiretos oriundos da ação governamental.

Alternativas
Comentários
  • A questão afirma que os objetivos derivados são representados por impactos indiretos. O erro está na definição de derivados. Eles não são impactos indiretos, mas sim uma "ramificação" dos objetivos finais.

    Segundo Giacomoni (2008), "Os objetivos derivados correspondem a propósitos específicos do governo, representados quantitativamente e cuja execução concorre para o alcance dos objetivos básicos".
  • Os objetivos do orçamento programa podem ser classificados em:
    - Derivados :  São aqueles que demosntram quantitativamente os propositos especificos do goveno, contribuindo para o alcance dos objetivos finais ou básicos.
    -Finais ou Básicos: São os que demostram os fins últimos de toda ação do governo, evidenciando uma avaliação qualitativa dos objetivos e indicando as orientações para as politicas nas áreas econômica social.
  • "A primeira parte da questão está correta. De fato, os objetivos são inicialmente classificados em finais e derivados. Porém, a explicação sobre os objetivos derivados está errada. Mas qual é a diferença entre objetivos finais e derivados? Os objetivos finais (ou básicos) são definidos sob uma visão qualitativa e finalística. Já os derivados representam os propósitos específicos (mecanismos) do governo, representados quantitativamente para o alcance dos objetivos finais/básicos. Para ficar mais clara a diferença, veja o seguinte exemplo: No programa “Mais Educação”, o objetivo final/básico é fazer com que o aluno passe mais tempo na escola (educação integral) para melhorar a qualidade no processo de aprendizagem. O objetivo derivado (quantitativo) define as escolas a serem atendidas pelo programa, as atividades realizadas, o treinamento pedagógico para o acompanhamento dos resultados, etc."

    Explicação do professor de AFO Anderson Ferreira- VESTCONCURSOS-DF
  • Questao ERRADA. Os objetivos são finais e derivados, porém, os derivados não são impactos indiretos, e sim, sub-objetivos, por exemplo, um objetivo final é Melhorar a educação no Brasil, os derivados seriam: Construir escolas federais, Melhorar os salários dos professores entre outros.
    Fonte.http://www.forumconcurseiros.com/forum/showthread.php?p=1654239
  • Muito útil o seu comentário, Leonardo! Valeu
  • (...)

    3.4.2. Concepção do Programa e Estrutura Programática 

    São elementos essenciais na formulação dos programas: 

    a) Definição dos objetivos do programa: diz respeito ao resultado que o programa tem por fim alcançar, levando em consideração a clientela a ser beneficiada. A seleção de objetivos é parte integrante da função de planejamento. O Objetivo tem que ser claramente definido. A doutrina classifica os objetivos do programa em finais e intermediários. São objetivos finais os que expressam os fins últimos do programa em termos de resultados a alcançar, ou seja, qual(ais) o(s) produto(s) final (s) do programa; já os objetivos derivados correspondem a propósitos específicos e cuja consecução concorre para o alcance dos objetivos finais, sendo as ações-meio implementadas (produtos intermediários) que possibilitarão o programa atingir seu resultado. O produto final do programa é o seu resultado e não simplesmente o que o programa produz em termos de ações-meio. Num programa de melhoria da qualidade do ensino, por exemplo, o produto final não é a quantidade de professores reciclados, ou a quantidade de escolas construídas ou equipadas, mas sim em que grau a qualidade do ensino elevou-se decorrente das ações implementadas. Fonte:http://www.tce.ro.gov.br/arquivos//Downloads/IEP-Apost-18-12-12-11-48-59.pdf


  • "apesar  da  correta  divisão  dos  objetivos  do 

    orçamento-programa  entre  derivados  e  finais,  os  primeiros  são  aqueles  que 

    permitem  o  alcance  dos  últimos,  não  se  relacionando  a  “impactos  indiretos”, 

    visto que não se dirigem ao público-alvo."  PROF. GRACIANO ROCHA

  • o que seria impactos indiretos ??

  • Objetivos básicos ou finais são os propósitos das políticas, os resultadofinalísticos desejados. Os objetivos derivados, os instrumentos a serem utilizados para o atingimento dos objetivos básicos.

  • Weudez Torres,

    respondendo a sua pergunta usando o exemplo do Leonardo Parrião mais abaixo:

    Objetivo final: Melhorar a educação no Brasil 

    Objetivos derivados: Construir escolas federais, melhorar os salários dos professores entre outros

    Impactos indiretos: os empregos gerados durante a construção das escolas ou a renda gerada nas lancherias sublocadas para particulares nessas novas escolas. 

  • Os objetivos do orçamento programa podem ser divididos em duas categorias:

    Objetivos Derivados: são os meios diretos que levam a concretização do objetivo final. Eles são "sub-objetivos".

    Objetivos Finais: é o objetivo final em si. 

    Exemplo do colega acima:

    Melhorar a educação no Brasil (objetivo final)

    Construir escolas (meio direto/derivado de concretização do objetivo final)

     

  • kkkkk, ta bom cespe... indireto é uma ramificação e não derivados. Alguém tem uma literatura ai ???

  • Gab: errado

    Os objetivos finais (ou básicos): são definidos sob uma visão qualitativa e finalística.

     

    Objetivos derivados : sub-objetivos, diretos, representam os propósitos específicos (mecanismos) do governo, representados quantitativamente para o alcance dos objetivos finais/básicos. São ramificações dos objetivos finais.