SóProvas


ID
860884
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-ES
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Acerca de orçamento público, julgue os próximos itens.

A principal função do orçamento, na sua forma tradicional, é o controle político; em sua forma moderna, o orçamento foca o planejamento.

Alternativas
Comentários
  • Gab: CERTO
    SEGUNDO JAMES GIACOMONI
    ORÇAMENTO TRADICIONAL
     “É um meio de possibilitar aos órgãos de representação um controle político sobre o Executivo”.
    - Tem como função principal o controle político.
    - O orçamento deixa de ser instrumento contábil para ser instrumento de controle político.
    ORÇAMENTO MODERNO
    “É um documento que expõe a situação do tesouro público no momento e através do qual traça o seu programa de trabalho para o exercício seguinte”.
    - Sua principal função é a de ser um instrumento de planejamento da administração.
    - É mais que uma simples previsão da receita ou estimativa de despesa.
    Bons estudos!!!
  • Para mim, essa é uma questão passível de recurso...

    O recurso seria feito no ponto que fala que o orçamento moderno foca o planejamento.  Quando na verdade, seu foco principal é o atendimento das demandas sociais e aos objetivos do governo.  Em se tratando de "fins", o FIM verdadeiro do orçamento moderno é a melhoria das condições da população.

    O orçamento moderno FAZ PARTE do planejamento, é um instrumento, mas não o seu FIM, seu FOCO...

    O que vocês acham?
  • Olha, acredito que a questão está perfeita, visto que, além de atender as principais finalidades da sociedade, ele também aprimora o planejamento do orçamento... a questão em nenhum momento fala "somente planejamento".
  • Gente, quando li pensei na questao de orçamento tradicional ou clássico....Aquele em q o q predomina é meramente a questão contábil, em q somente se preve as receitas e autoriza as despesas...
    Alguem sabe me dizer como eu saberia q caminhar por esse raciocinio estaria errado?
  • Eu também pensei da mesma maneira do Thiago. Acredito que o planejamento seja os meios e o orçamento moderno foca no fim, nos objetivos e metas a ser alcançado e não propriamente na maneira ou como se chegará lá.

  • Orçamento tradicional: ênfase naquilo que COMPRA (objeto), objetivo: propiciar o controle político sobre as finanças;

    Orçamento de desempenho: ênfase naquilo que FAZ, evolução do orçamento tradicional, indicação dos benefícios que seriam atingidos, incorporação do programa de trabalho (buscava medir o desempenho atual), apesar dos objetivos previstos não é vinculado ao planejamento;

    Orçamento tradicional: PLANEJAMENTO, plano de trabalho expresso por um conjunto a realizar e pela identificação dos recursos necessários para sua execução.

    Orçamento base-zero: processo orçamentário que se apoia na necessidade de justificativa de todos os programas toda vez que se inicia um novo ciclo orçamentário.

    Bons estudos!!
  • CORRETA.
    Basicamente o item falou que:
    ORÇAMENTO TRADICIONAL: Foco no controle;
    ORÇAMENTO PROGRAMA (é o orçamento mais moderno): Foco no planejamento.
  • CORRETA.
    Basicamente o item falou que:
    ORÇAMENTO TRADICIONAL: Foco no controle;
    ORÇAMENTO PROGRAMA (é o orçamento mais moderno): Foco no planejamento.
    Pessoal... o foco do orçamento programa é de fato o planejamento.
     

  • Fica mais facil lembrar das diferenças dos orçamentos se associarmos seu conceito à história, ao fato que fez com que ele surgisse.

    O orçamento tradicional por exemplo, teve início para que o povo do reino soubesse no que q o rei gastava, era somente uma forma de controle, não havia ainda na época um pensamento de planejar e alcançar metas. Cansados de trabalhar e dar dinheiro pro monarca sem saber o que é feito do dinheiro fez-se surgir o orçamento que hj chamamos de orçamento tradicional.

    o orçamento desempenho era fruto de um questionamento da população em se querer ver resultados e não apenas saber no que se gasta, mas ainda não havia planejamento com os gastos.

    atualmente vivemos o orçamento programa, que visa alem do objetivo alcançar metas e para que metas sejam alcançadas precisa-se planejar, o planejamento é o maior ponto do orçamento programa

  • GIACOMONI, ao tratar do conceito de orçamento público, prefere fazê-lo referindo-se ao Orçamento Tradicional e ao Orçamento Moderno. 
    No Orçamento Tradicional, cuja função principal é o controle político, em que pese a qualidade de disciplinador das finanças públicas, o orçamento público é visto mais como um meio de “possibilitar aos órgãos de representação um controle político sobre o Executivo”. Assim, o orçamento deixa de ser mero instrumento contábil, para ser um instrumento de controle político, cuja elaboração técnica deve conter as classificações por órgãos responsáveis pelos gastos e por objeto ou item de despesa, de sorte que fiquem demonstrados os meios utilizados pelo governo para realizar as suas atribuições.
    Fonte:http://uj.novaprolink.com.br/doutrina/1583/o_orcamento_publico_como_instrumento_de_justica_social_
  • Questão CERTA

    Orçamento Tradicional/Clássico - Documento de previsão de receita e autorização de despesas com ênfase no gasto. Esse orçamento refletia apenas os meios que o Estado dispunha para executar suas tarefas. Sua finalidade era ser um instrumento de controle político do Legislativo sobre o Executivo, sem preocupação com o planejamento, com a intervenção na economia ou com as necessidades da população.

    Orçamento Programa - É o atual e mais moderno orçamento. É um plano de trabalho que integra, numa concepção gerencial, planejamento e orçamento com objetivos e metas a alcançar. Abrange a eficácia e a efetividade. O orçamento programa é o elo entre planejamento, orçamento e gestão.


    Fonte: Orçamento Público, AFO e LRF, Augustinho Paludo, 4ª edição
  • O orçamento mais moderno e atual não seria o ORÇAMENTO PARTICIPATIVO?

    Alguém pode me ajudar?!
  •  Quando a questão fala sobre forma moderna,ela quis dizer modalidade moderna,ou seja,orçamento moderno conhecido também como por desempenho ou funcional.

    Abraços,a luta continua.......

  • Orçamento por Desempenho

    Processo orçamentário que se caracteriza por apresentar duas dimensões do orçamento: o objeto de gasto e um programa de trabalho, contendo as ações desenvolvidas. Toda a ênfase reside no desempenho organizacional, sendo também conhecido como orçamento funcional.

  • Orçamento tradicional = o foco NÃO é no planejamento 

  • CERTO:


    O orçamento tradicional é caracterizado por possuir o controle político como principal característica. Os órgãos de representação exerciam um controle político sobre o poder executivo (poder responsável pela gestão e execução das políticas públicas).


    Já o orçamento-programa é um INSTRUMENTO DE PLANEJAMENTO da vida econômica e financeira do estado.


    (CESPE – INSPETOR DE CONTROLE EXTERNO – TCE/RN - 2010) O orçamento participativo, que apresenta vantagens inegáveis do ponto de vista da alocação de recursos segundo as demandas sociais existentes, não é utilizado no âmbito do governo federal. CERTO. A Constituição Federal de 1988 – CF/88 preceitua que a iniciativa formal das leis orçamentárias é privativa do Chefe do Poder Executivo. Vale ressaltar que o STF decidiu que esta é uma competência EXCLUSIVA do poder executivo.

  • No orçamento tradicional, que caracteriza os primeiros estágios evolutivos da técnica orçamentária, a orientação predominante é a do controle. Já a orientação para o planejamento marca o advento do orçamento-programa, que tem como característica dominante a racionalização do processo de fixação de  políticas.

    Fonte: Sérgio Mendes, Estratégia Concursos