SóProvas


ID
861148
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-ES
Ano
2012
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

Julgue o item abaixo, referente à amostragem estatística.

Caso se verifique, na avaliação dos resultados de uma amostra, mediante o emprego do teste de controle, que a taxa de desvios da amostra é maior que a taxa tolerável de desvio, então a amostragem selecionada é falha.

Alternativas
Comentários
  • A taxa tolerável de desvio é o erro máximo na amostra que o auditor está disposto a aceitar e, ainda assim, concluir que o resultado da amostragem atingiu o objetivo da auditoria.

    Se a taxa de desvios da amostra for maior que a taxa tolerável de desvio pelo auditor, este não consiguirá obter um nível apropriado de segurança para emitir uma opinião adequada sobre o objeto de auditoria. Desta forma, a amostragem selecionada será falha, devendo o auditor aumentar o tamanho da amostra analisada para se chegar a um nível satisfatório de confiança. Por isso, o item está correto.
  • Gabarito: Certo

    Enunciado: Caso se verifique, na avaliação dos resultados de uma amostra, mediante o emprego do teste de controle, que a taxa de desvios da amostra é maior que a taxa tolerável de desvio, então a amostragem selecionada é falha.

    Fundamentação: "Taxa tolerável de desvio é a taxa de desvio dos procedimentos de controles internos previstos, definida pelo auditor para obter um nível apropriado de segurança de que essa taxa de desvio não seja excedida pela taxa real de desvio na população". (NBC TA 530 - Amostragem em Auditoria)

  • Resolução: Certo.

  • Fundamentação: "Taxa tolerável de desvio é a taxa de desvio dos procedimentos de controles internos previstos, definida pelo auditor para obter um nível apropriado de segurança de que essa taxa de desvio não seja excedida pela taxa real de desvio na população". (NBC TA 530 - Amostragem em Auditoria)

  • Ao aplicar um teste de controle, o auditor está verificando se os controles internos existem e se estão em efetivo funcionamento. Para fazer isso, o auditor pode fazer amostragem e, então, concluir para toda a população de controle. 

    Para isso, o auditor precisa definir a taxa de desvio e a taxa tolerável de desvio. 

    A taxa tolerável de desvio é o máximo de desvio que o auditor está disposto a aceitar na amostra. Ou seja, é a taxa MÁXIMA de desvio que o auditor tolera. 

    Já a taxa de desvio, também chamada de taxa esperada de desvio, é o número de desvios que o auditor espera obter. Ou seja, é a taxa que ele espera encontrar.

    Se a taxa de desvio for menor que a taxa tolerável, ok. 

    Se a taxa de desvio for maior que a taxa tolerável, o auditor tem que alterar a amostra.

    A hipótese da questão é que a taxa de desvio é maior que a taxa tolerável. Ou seja, a amostra tem mais desvio do que o auditor tolera. Assim, de fato, a amostra é falha e o auditor precisará alterar a amostra..

    Resposta: Certo