SóProvas


ID
861628
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-ES
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Julgue os itens a seguir, referentes a tecnologias de RAID.

Apesar de possível, é inadequado usar o RAID em duas partições em um mesmo disco físico, em virtude da possibilidade de perda de dados em caso de falha.

Alternativas
Comentários
  • Questão Correta.


    Essas são as características do RAID 5.

    Trecho retirado de uma matéria da Infowester:

    O RAID 5 é outro nível bastante conhecido. Nele, o aspecto da redundância também é considerado, mas de maneira diferente: em vez de existir uma unidade de armazenamento inteira como réplica, os próprios discos servem de proteção. Deste modo, pode-se inclusive montar o sistema com quantidade ímpar de unidades.


    Aconselho a matéria completa:
    http://www.infowester.com/raid.php


  • O RAID, conjunto redundante de discos independentes, é um meio de criar um sistema de armazenamento composto por vários HD´s com intuito de tentar ganhar velocidade e/ou segurança.

    O RAID é categorizado em níveis :

    RAID 0 ( Striping ) : Os dados são divididos em stripes ( ou faixas ) e gravados em sequencia nos discos do array, tendo como vantagem sua leitura mais rápida , visto que a leitura pode ser feita em paralelo no discos.



    RAID 1 ( mirroring ) : Implementa o espelhamento dos dados gravados nos discos , garantindo assim a segurança dos dados caso aconteça algum problema em um dos discos.



    RAID 5 :  O RAID 5 grava as informações distribuidas nos discos do Array, e inclui também informações de paridade distribuidas nos discos do array , não sendo necessário deixar 1 disco exclusivamente para paridade ( o que o tornaria um ponto de falha ) , obtendo assim simultaneamente desempenho e tolerancia a falhas , visto que o arranjo pode perder 1 disco completo e continuar operacional. Um arranjo em RAID-5 tem que ser formado com no mínimo 3 discos e suporta a perda de até 1 disco.



    RAID 6 : Semelhante ao RAID 5 , porém utilizando o dobro de bits de paridade. O RAID 6 é formado por no mínimo 4 discos , e suporta a perda de até 2 discos.




    A questão está correta, pois, apesar de não ser nada convencional, podemos aplicar por exemplo um raid 0 em um HD com 2 partições, porém seria inadequado utilizar tal estratégia pois continuariamos com um único ponto de falha.
  • Penso que o cerne da questão está em informar que será instalado um arranjo RAID "em um mesmo disco rígido" o que torna todo o arranjo suscetível de perda de dados em caso de falha.

  • Aqui não é posto a prova o Conceito de RAID, mas a forma como é organizado.

    Com Raid via software, é possível fazer redundância com duas partições de um mesmo disco. É bastante idiota, porque a perda da controladora de disco, ou qualquer dano ao disco pode afetar as duas partições de uma vez só. Questão correta.

  • Eu não sabia que dava pra montar RAID em um mesmo disco.

  • Uma grande burrice, mas é possível sim. Além de perder segurança (falhou o disco o raid não serviu para nada), perde também o desempenho, pois os dados não poderão ser lidos/escritos simultaneamente, visto que estão no mesmo disco!