SóProvas


ID
861958
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Como a obra de arte exige sempre um contato mínimo com um dos sentidos (por exemplo, a música com o ouvido, a pintura com a visão), o ramo da filosofia dedicado a essa experiência deveria invariavelmente chamar-se Estética, na esteira do termo grego aesthésis, que designa a sensação. Em completa oposição à lógica, conhecida como a ciência das regras do pensamento, a Estética, ao contrário, deveria ser aquela linha de pensamento dentro da filosofia cujo objetivo fosse determinar as regras, não do pensamento, mas da sensação, a partir das quais se poderia definir uma experiência estética.

(Ulisses Razzante Vaccari. “Por uma reflexão sobre o nascimento da filosofia da arte”. Revista Filosofia. In: http://filosofia.uol.com.br/ filosofia/ideologia-sabedoria/17/artigo134537-1.asp. Acesso em 07.06.2012)


Considerando as colocações do texto e seus conhecimentos, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Indicação dos erros:

    a) definida com clareza ... conceito universal de beleza
    b) racionalmente determinadas por critérios lógicos
    c)juízos valorativos (ética)
    d) critérios racionais indubitáveis

    e) conforme texto.
  • A estética é um das áreas da filosofia que tem 
    como objeto de estudo a natureza no que diz res-
    peito ao belo.

  • Alternativa "A" está incorreta. O autor contrapõe lógica à estética; a lógica é capaz de determinar parâmetros claros; a estética, não.

    Alternativa "B" está incorreta. O texto diz que a Estética está "em completa oposição à lógica".

    Alternativa "C" está incorreta. No começo do texto, o autor afirma que a Estética se volta para as sensações, ou seja, ela não julga os juízos valorativos da razão. 

    Alternativa "D" está incorreta. No final do fragmento, o autor define um pouco melhor o papel da Estética ao dizer " determinar as regras...a partir das quais se poderia definir uma experiência estética"; ora, ele usa o verbo poder ("se poderia") o que deixa claro que não se alcançaria um critério "indubitável". 

    Alternativa "E" está correta. No final do texto, o autor afirma que essa é a intenção da estética "determinar as regras... a partir das quais se poderia definir uma experiência estética". 

    LETRA E

  • GABARITO - E

    Questão muito simples. Se você realmente não conseguiu, leia o enunciado novamente e tente fazer, pois é uma questão interpretativa.