SóProvas


ID
861967
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

A noção de bioética tem sofrido várias mutações nos últimos anos, mas nos parece que a mais interessante e frutífera continua sendo a proposta por Van Rensselaer Potter. Ele primeiramente sugeriu uma bioética ponte, com a intenção de unir ciência e filosofia para promover a sobrevivência. Mais tarde, esta evolui para a bioética global, visto a necessidade de fusão da ética biomédica com a ecologia, numa escala mais ampla, com a mesma finalidade, trazendo à discussão questões de saúde pública de relevância mundial. Sua missão continua sendo o desenvolvimento da ética para a sobrevivência humana sustentável em longo prazo. Posteriormente, sugere a bioética profunda devido à necessidade de ampliar mais a discussão da bioética, pois a ciência é demasiadamente importante para estar nas mãos somente dos cientistas.


(Cássia R. R. N. Nunes e Amauri Porto Nunes. “Bioética”. In: Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília (DF), 2004, set/out. Adaptado)


A partir das colocações do texto, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Como o próprio autor disse, a bioética não deve estar só nas mãos dos cientistas. Questão também de interpretação de texto.

    Letra D

  • A bioética não deve ser restrita a ciência, uma vez que a ciência tem reflexos na sociedade. O próprio autor alude a isso

    Um exemplo encontrado por mim nos livros didáticos é :

    Com a evolução da genética, conseguimos prever as doenças graves possíveis em cada pessoa, mas imaginemos isso cair nas mãos das empresas que, ao contratar seus funcionários, tomarão isso como critério e preferencialmente contratarão pessoas que não têm possibilidades de contraírem tais doenças. Isso nos lembram o nazismo da eugenia ( melhoramento da raça ) a raça ariana.

    LETRA D

    APMBB

  • GABARITO - D

    A bioética estuda os impactos (positivos e negativos) que as evoluções tecnológicas e científicas causam sobre o mundo em si. Portanto, é necessário uma abordagem não somente no ramo científico, mas também no humanista, tendo em vista que é esse o objetivo da bioética, conciliar ambos para que se tenham menos impactos na vida dos seres humanos.