A incorporação das reservas ao capital é um fato meramente permutativo dentro do PL, ou seja, o PL não é impactado positiva ou negativamente por essa incorporação, mantendo, a princípio, o mesmo valor de antes dessa incorporação.
Ocorre que a questão afirma que houve lucro (independentemente do seu montante - que, no caso, foi menor que a soma das reservas - houve lucro!), logo, é óbvio então que o PL vai aumentar.
Daí vc já elimina as alternativas A, B e C.
A questão afirma ainda que houve distribuição de dividendos. Logo, esse aumento do PL não poderá corresponder exatamente a todo o valor do lucro líquido, pois parte dele foi para dividendos.
Portanto, vc já elimina também a letra D.
Resposta, letra E
(apesar de a questão não fornecer informações suficientes para se afirmar, com a devida certeza, o que está escrito na letra E, é perfeitamente possível sim que o aumento tenha sido correspondente ao montante da reserva legal; só imaginarmos, por exemplo, que o estatuto da empresa não prevê a constituição de outras reservas, resumindo-se apenas à constituição da reserva legal, que é obrigatória!)
Trata-se de variações qualitativas e quantitativas no Patrimônio Líquido (PL).
⟹ Uma sociedade, no início do exercício social/2010, incorporou todas as reservas ao capital social:
⟶ Interpretação: As contas de reservas pertencem ao PL. Portanto, a incorporação delas ao capital social gera apenas permuta no próprio PL. Sendo assim, não gera impacto quantitativo (aumento no PL), mas apenas qualitativo.
Início de 2010=PL (apenas permuta)
⟹ Uma sociedade, no final do exercício social/2010, apurou um lucro líquido menor que a soma das reservas incorporadas:
⟶ Interpretação: A apuração de lucro líquido evidencia que houve impacto quantitativo aumentativo (aumento no PL) decorrente do reconhecimento de receita maior que despesa.
⟶Uma parte do lucro gerado foi disponibilizada como se segue:
↳ Distribuído como reserva ou aumento de capital no próprio PL;
↳ Distribuído para pagamento de dividendos.
Em síntese, houve aumento do PL do final de 2010 em relação ao início de 2010. Mesmo com pagamento de dividendo, em que o PL é reduzido, o lucro não foi distribuído na totalidade, permanecendo ainda no PL.
Final de 2010=PL (início de 2010) + [LL - pagamento de dividendos]
➤ Resolução: na comparação com o PL anterior, o PL apurado no balanço de 2010:
A- Incorreto- O PL final de 2010 aumentou.
B- Incorreto- O PL final de 2010 aumentou.
C- Incorreto- O PL final de 2010 aumentou.
D- Incorreto- Não houve aumentou em valor igual ao do lucro apurado no exercício, pois foi distribuído parte do lucro com dividendos.
E- Correto- Conclui-se, no mínimo, que houve aumento em valor igual ao da reserva legal, pois, segundo a lei 6.404/76, no mínimo, 5% do lucro do exercício deve ser distribuído como reserva legal. Veja que a questão afirma que o lucro não foi destinado integralmente à distribuição como dividendos.
Gabarito: Letra E.