SóProvas


ID
863020
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

O Comitê de Pronunciamentos Contábeis emitiu o CPC 04 (R1), aprovado pela Deliberação CVM no 644, de 2 de dezembro de 2010, que trata do ativo Intangível.

De acordo com os termos do aludido CPC, entende-se por valor residual de um ativo Intangível o valor

Alternativas
Comentários
  • D)  estimado que uma entidade obteria com a venda do ativo, após deduzir as despesas estimadas de venda, caso o ativo já tivesse a idade e a condição esperadas para o fim de sua vida útil.

  • CPC 04 (R1) - ATIVO INTANGÍVEL


    A) ERRADA - Valor amortizável é o custo de um ativo ou outro valor que substitua o custo, menos o seu valor residual. 



    B) ERRADA - Valor contábil é o valor pelo qual um ativo é reconhecido no balanço patrimonial após a dedução da amortização acumulada e da perda por desvalorização. 



    C) ERRADA - Este item trata da classificação do Valor Justo antes da Revisão CPC 03, hoje seria:

    "Valor justo é o preço que seria recebido pela venda de um ativo ou que seria pago pela transferência de um passivo em uma transação não forçada entre participantes do mercado na data de mensuração (ver CPC 46 – Mensuração do Valor Justo)"


    Antes era: "Valor justo de um ativo é o valor pelo qual um ativo pode ser negociado entre partes interessadas, conhecedoras do negócio e independentes entre si, com ausência de fatores que pressionem para a liquidação da transação ou que caracterizem uma transação compulsória."



    D) CERTA - Valor residual de um ativo intangível é o valor estimado que uma entidade obteria com a venda do ativo, após deduzir as despesas estimadas de venda, caso o ativo já tivesse a idade e a condição esperadas para o fim de sua vida útil.  



    E) ERRADA -  Valor específico para a entidade é o valor presente dos fluxos de caixa que uma entidade espera (i) obter com o uso contínuo de um ativo e com a alienação ao final da sua vida útil ou (ii) incorrer para a liquidação de um passivo. 

  • Trata-se da aplicação de conceito segundo o CPC 04 (R1).

    Resolução: Entende-se por valor residual de um ativo Intangível o valor:

    A- Incorreto- Trata-se da definição de valor amortizável.

    B- Incorreto- Trata-se da definição de valor contábil.

    C- Incorreto com ressalva- Trata-se da definição de valor justo. Porém, houve mudanças no novo conceito: "Valor justo é o preço que seria recebido pela venda de um ativo ou que seria pago pela transferência de um passivo em uma transação não forçada entre participantes do mercado na data de mensuração (ver CPC 46 – Mensuração do Valor Justo)". (CPC 27 e 46)

    D- Correto- Trata-se da definição valor residual.

    E- Incorreto- Trata-se da definição de Valor específico para a entidade.

    Gabarito: Letra D.