SóProvas


ID
865282
Banca
VUNESP
Órgão
UFTM
Ano
2012
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O fato de ser a única monarquia na América levou os governan­tes do Império a apontarem o Brasil como um solitário no conti­nente, cercado de potenciais inimigos. Temia­se o surgimento de uma grande república liderada por Buenos Aires, que poderia vir a ser um centro de atração sobre o problemático Rio Grande do Sul e o isolado Mato Grosso. Para o Império, a melhor garantia de que a Argentina não se tornaria uma ameaça con­creta estava no fato de Paraguai e Uruguai serem países inde­pendentes, com governos livres da influência argentina.
(Francisco Doratioto. A Guerra do Paraguai, 1991.)


A partir das preocupações citadas no texto, o Império brasileiro agiu no Prata,

Alternativas
Comentários
  • Essa garantia de livre navegação dos rios da região é justificada pela proclamação da indepencia dos dois países, a saber, Paraguai e Uruguai. 

  • B) limitar a influência argentina e preservar a divisão política na área.

    A política adotada pelo Imperador Dom Pedro II foi a de reduzir o poder de influência argentina nas áreas problemáticas, que são respectivamente o Rio Grande do Sul e o Mato Grosso. Na primeira, já havia ocorrido um movimento de revolução que foi derrotado pelo império (Revolução Farroupilha), e portanto, era uma área ainda crítica.

    A Argentina poderia exercer influência sobre ambas, por isso, a atitude do Imperador foi sutil, porém, eficaz, de proteger as regiões contra quaisquer planos argentinos.

    Leia mais em Brainly.com.br - https://brainly.com.br/tarefa/13428676#readmore