SóProvas


ID
865513
Banca
VUNESP
Órgão
SPTrans
Ano
2012
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Ao delinear um plano de carreiras, pelo menos duas estruturas são possíveis. Uma, através de cargos, compondo trajetórias de carreiras e outras, através de segmentos de carreiras, em que o enfoque principal é o indivíduo. Essas duas estruturas contemplam vários tipos de carreiras. O tipo de carreira que tem como pressuposto a mobilidade e a ascensão profissional do colaborador pelo exercício de funções gerenciais ou de ocupações na sua área de especialidade recebe o nome de carreira

Alternativas
Comentários
    • A carreira em Y, também chamada de carreiras paralelas, possibilita a mobilidade de ascensão profissional tanto na área técnica quanto na gerencial, sem sobreposição entre ambas. Uma pessoa pode ter como desejo subir na carreira, mas não quer ser chefe, não se vê como um bom gerente. Na carreira em Y, ela pode chegar a cargos superiores, mas no caráter técnico, assumindo funções mais complexas que não envolvem chefiar.

  • Ainda hoje, algumas empresas costumam oferecer um cargo de nível gerencial para aqueles profissionais que se destacam em suas funções. Isso é visto como um plano de carreira mais básico e tradicional.

    Mas já é visível por muitos que essa é uma ação que pode não gerar os melhores resultados. Afinal de contas, só quem tem um  pode fazer com sucesso as atividades que um  deve cumprir.

    Por isso surgiu a necessidade de desenvolver os cargos de especialistas, para aqueles que não têm o perfil de líder possam continuar avançando na empresa.

    E esse caminho bifurcado é chamado de carreira em Y. Assim, em determinado ponto da carreira de certas funções, há a possibilidade de seguir para um dos dois ramos distintos: gerencial ou especialista.