A questão em tela versa sobre a disciplina de Direito Eleitoral, os sistemas eleitorais adotados no Brasil e os direitos políticos inerentes ao cidadão.
Analisando as alternativas
Letra a) Esta alternativa está incorreta, pois, conforme o artigo 82, do Código Eleitoral, "o sufrágio é universal e direto; o voto, obrigatório e secreto."
Letra b) Esta alternativa está incorreta, pois, nas eleições para Senador, a eleição é direta.
Letra c) Esta alternativa está incorreta, pois, nas eleições parlamentares, aplicam-se os sistemas majoritário e proporcional. O sistema majoritário é aplicado às eleições para Senador. Ressalta-se que, quando se cita a expressão "parlamentar", inclui-se nesta o Senador.
Letra d) Esta alternativa está correta e é o gabarito em tela. Conforme o artigo 86, do Código Eleitoral, "nas eleições presidenciais, a circunscrição será o país; nas eleições federais e estaduais, o estado; e, nas municipais, o respectivo município."
Letra e) Esta alternativa está incorreta, pois, via de regra, em nosso país, o voto é obrigatório. Apenas em alguns casos, como o do analfabeto, o voto será facultativo.
Gabarito: letra "d".