SóProvas


ID
867643
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

No que se refere a direitos e garantias fundamentais estabelecidos
pela Constituição Federal de 1988 (CF), julgue os itens a seguir.

Consoante o princípio da responsabilidade pessoal, nenhuma pena pode passar da pessoa do condenado, no entanto a obrigação de reparar o dano pode ser estendida a seus sucessores, até o limite do valor do patrimônio transferido.

Alternativas
Comentários
  • Item CORRETO.
    Consoante o disposto no art. 5º, XLV, da CF, nenhuma pena passará da pessoa do condenado, podendo a obrigação de reparar o dano e a decretação do perdimento de bens ser, nos termos da lei, estendidas aos sucessores e contra eles executadas, até o limite do valor do patrimônio transferido.

    Bons estudos a todos.
  • Nos termos do art. XLV, da CF, nenhuma pena passará da pessoa do condenado, podendo a obrigação de reparar o dano e a decretação do perdimento de bens ser, nos termos da lei, estendidas aos sucessores e contra eles executadas, até o limite do valor do patrimônio transferido. Esse princípio tem total correção com o princípio da responsabilidade pessoal, que proíbe a imposição de pena por fato de outrem, Ninguém pode ser punido por fato alheio. O filho não responde pelo delito do pai, a esposa não responde pelo delito do marido etc.

    GOMES, Luiz Flávio. Direito penal: introdução e princípios fundamentais: volume 1. 2ª ed. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2009. p. 403.

  • Perfeitas as observações que o DANILO FREIRE LOPES disse.
  • DESCOMPLICANDO O DIREITO

    Nos termos do art. XLV, da CF, nenhuma pena passará da pessoa do condenado, podendo a obrigação de reparar o dano e a decretação do perdimento de bens ser, nos termos da lei, estendidas aos sucessores e contra eles executadas, até o limite do valor do patrimônio transferido.

    Esse princípio tem total correção com o princípio da responsabilidade pessoal, que proíbe a imposição de pena por fato de outrem. Ninguém pode ser punido por fato alheio. O filho não responde pelo delito do pai, a esposa não responde pelo delito do marido etc.

    GOMES, Luiz Flávio. Direito penal: introdução e princípios fundamentais: volume 1. 2ª ed. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2009. p. 403.

    Fonte: 
    http://lfg.jusbrasil.com.br/noticias/2525752/descomplicando-o-direito-principio-da-personalidade-ou-da-pessoalidade-da-pena

  • Muito cuidado, galera!
    Prestem atenção no enunciado da questão de Delagado da PF aplicada no dia 17/07/13.
    "A multa aplicada cumulativamente com a pena de reclusão pode ser executada em face do espólio, quando o réu vem a óbito no curso da execução da pena, respeitando-se o limite das forças da herança".
    Notem que o texto é bastante persuasivo. Sucede que, a Constituição fala que a obrigação de reparar o dano e a perda de bens podem ser estendidas aos sucessores do condenado, nos limites da herança. Como o texto constitucional nada fala a respeito da multa, e segundo doutrina (isso não é controverso) a aplcação da multa, no caso, não perderia sua natureza penal.
    Decorre disso que o gabarito da questão é falso, pois, justamente por não perder sua natureza penal, a multa aplicada cumulativamente com a pena privativa de liberdade não pode ser estendida aos sucessores do condenado, sob pena de violação do princípio da individualização da pena.
  • Apenas para complementar o comentário do Leornardo.

    Os tipos de penas são
    PRIVATIVAS DE LIBERDADE
    RESTRITIVAS DE DIREITOS e
    MULTAS PECUNIÁRIAS
    De acordo com o princípio da responsabilidade pessoal nenhuma pena pode passar da pessoa do condenado, no entanto a obrigação de reparar o dano pode ser estendida a seus sucessores, até o limite do valor do patrimônio transferido. Portanto, quando tratar-se de multa e o penalizado ao pagamento morrer, quem deveria receber esse pagamento simplesmente NÃO RECEBERÁ NADA, pois multa é pena e pena não pode passar da pessoa do condenado.
  • Complementando os comentários já feitos, tal princípio também é conhecido por "principio da intrasncendência da pena".
    Se a prova fosse de nível superior para bachareis em Direito, penso ser pouco provável que perguntassem como princípio da responsabilidade pessoal.
  • Outros princípios que são sinônimos ao princípio da responsabilidade pessoal: 

    Princípio da Intransmissibilidade da pena e o princípio da pessoalidade da pena.

    Estes diferem do princípio da individualização da pena - que garante que o legislador, ao regular a imposição da pena, levará em conta as características pessoais do infrator, tais como o fato de ser réu primário, de ter bons antecedentes etc.

    Fonte: Direito Constitucional Descomplicado
  • A pena não pode ser repassada a terceiros, mas permite que a responsabilidade pelos danos civis passa passar aos seus herdeiros, até o limite do valor do patrimônio transferido.

  • Princípio da Personalização da Pena: diz que a pena é pessoal, ou seja, quem cometeu o crime responderá pelo crime, de forma não ser possível que outra responda pelo crime em seu lugar. 

    Obs: a pena não pode ser repassada a terceiros, mas permite que a responsabilidade pelos danos civis passa passar para o herdeiros, até o limite da herança recebida. 

  • Art. 5 - XXV: no caso de eminente perigo público, a autoridade competente poderá usar de propriedade particular, assegurada ao proprietário indenização ulterior, se houver dano;

  • De acordo com o art. 5, XLV, da CF/88, nenhuma pena passará da pessoa do condenado, podendo a obrigação de reparar o dano e a decretação do perdimento de bens ser, nos termos da lei, estendidas aos sucessores e contra eles executadas, até o limite do valor do patrimônio transferido. Correta a afirmativa. 

    RESPOSTA: Certo

  • De acordo com o art. 5, XLV, da CF/88, nenhuma pena passará da pessoa do condenado, podendo a obrigação de reparar o dano e a decretação do perdimento de bens ser, nos termos da lei, estendidas aos sucessores e contra eles executadas, até o limite do valor do patrimônio transferido. Correta a afirmativa. 

    RESPOSTA: Certo

     

     

    prof do qc

  • Indo rumo ao 3o ano de estudos, deparo-me com essa questão,  a invalidei de cara, já li o Descomplicado 1500x e não sabia do outro nome do princípio. Kkkkkkkk consultando aqui, vi, realmente, procede "responsabilidade pessoal".

     

    Ainda sai achando que era pegadinha, ahhh cespe trocou o nome dos princípios =D

  • ASSERTIVA - CORRETA

    Complementado...

    [...] Esta afirmação é bem clara na LEI DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA, diz que quanto a sanção por improbidade não passará do condenado(APENADO), porem o ressarcimento ao ÉRARIO(ou dano patrimonial obtido) recairá aos sucessores até o LIMITE DO VALOR DA HERANÇA. 


    Ótimos estudos,
    VAMOS PRA CIMA! 

     

  • Todo comentário desse Juarez ele fala que já leu o livro de Direito Descomplicado mil vezes... Ninguém quer saber!

  • RESPONSABILIDADE PESSOAL = INTRANSCEDÊNCIA DA PENA

  • Nunca tinha ouvido falar em responsabilidade pessoal

     

  • RESPONSABILIDADE PESSOAL = INTRANSCEDÊNCIA DA PENA

  • Caraca, não sabia que INTRANSCEDENCIA DE PENA é mesmo que responsabilidade pessoal

  • GABARITO: CERTO

    XLV - nenhuma pena passará da pessoa do condenado, podendo a obrigação de reparar o dano e a decretação do perdimento de bens ser, nos termos da lei, estendidas aos sucessores e contra eles executadas, até o limite do valor do patrimônio transferido;

  • Direito é matéria dos sinônimos!

    Intranscedência da pena, responsabilidade penal, responsabilidade pessoal.

  • RESPONSABILIDADE PESSOAL ou INTRANSCEDÊNCIA DA PENA

    XLV, da CF/88, 

    Nenhuma pena passará da pessoa do condenado, podendo a obrigação de reparar o dano e a decretação do perdimento de bens ser, nos termos da lei, estendidas aos sucessores e contra eles executadas, até o limite do valor do patrimônio transferido.

    Gab Certo

  • RESPONSABILIDADE PESSOAL = INTRANSCEDÊNCIA DA PENA

  • Não confundir:

    Princípio da Intranscendência/Personalidade/Responsabilidade da pena (Art 5º, XLV), com Princípio da Individualização da pena (Art 5º, XLVI).

  • responsabilidade pessoal é sinônimo de intranscedencia.
  • CERTO.

    CF, ART, , XLV - nenhuma pena passará da pessoa do condenado, podendo a obrigação de reparar o dano e a decretação do perdimento de bens ser, nos termos da lei, estendidas aos sucessores e contra eles executadas, até o limite do valor do patrimônio transferido; (Princípio da intranscendência da pena/pessoalidade/responsabilidade pessoal): o foco está na pessoa (personalíssima).

    XLVI - a lei regulará a individualização da pena e adotará, entre outras, as seguintes(...): princípio da individualização da pena, ou seja, o foco está na pena, a qual será individualizada. Aqui, a sanção penal levará em consideração as circunstâncias pessoais do agente.

  • Cespe 2017

    Suponha-se que Ubaldo tenha cometido um crime e sido condenado à pena privativa de liberdade. Caso ele venha a falecer, essa pena não passará da pessoa de Ubaldo, podendo a obrigação de reparar o dano e a decretação do perdimento de bens ser, nos termos da lei, estendidas aos sucessores e contra eles executadas, até o limite do valor do patrimônio transferido. Correto

  • GAB: CERTO

    Complementando!

    Fonte:  Questões do QC

    ALGUNS PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS DO DIREITO PENAL (expressos)

    Princípio da legalidade 

    Q754711 ⟹ O princípio da legalidade é um princípio constitucional pelo qual os atos administrativos não podem contrariar a lei e só podem ser praticados conforme a lei permite.(CERTO)

    ---

    Princípio da Reserva Legal

    Q90187 ⟹ O princípio da legalidade não se confunde com o da reserva legal: o primeiro pressupõe a submissão e o respeito à lei; o segundo se traduz pela necessidade de a regulamentação de determinadas matérias ser feita necessariamente por lei formal.(CERTO)

    ---

    Princípio da anterioridade da Lei penal 

    Q586498 ⟹ Pelo princípio da irretroatividade da lei penal, não é possível a aplicação de lei posterior a fato anterior à edição desta. É exceção ao referido princípio a possibilidade de retroatividade da lei penal benéfica que atenue a pena ou torne atípico o fato, desde que não haja trânsito em julgado da sentença penal condenatória. (ERRADO)

    ➤O princípio da anterioridade da lei penal culmina no princípio da irretroatividade da lei penal.

    ➤ A lei penal benéfica retroage mesmo tendo trânsito em julgado

    ---

    Princípio da individualização da pena 

    Q318311 ⟹ A lei regulará a individualização da pena, proibidas, em qualquer situação, a pena de morte, a de caráter perpétuo, a de trabalhos forçados, a de banimento e a cruel.

    ➤ A pena de morte é prevista em casos de guerra declarada!

    ---

    Princípio da intranscendência da pena 

    Q289212 ⟹ Consoante o princípio da responsabilidade pessoal, nenhuma pena pode passar da pessoa do condenado, no entanto a obrigação de reparar o dano pode ser estendida a seus sucessores, até o limite do valor do patrimônio transferido.(CERTO)

    Q940883 ⟹ O princípio da individualização da pena determina que nenhuma pena passará da pessoa do condenado, razão pela qual as sanções relativas à restrição de liberdade não alcançarão parentes do autor do delito.(ERRADO)

    ➤ INTRANSCENDÊNCIA DA PENA: A pena é imposta ao condenado, e somente a ele.

    ➤ INDIVIDUALIZAÇÃO DA PENA: A pena de cada infrator é individual, segundo a gravidade do crime cometido.

    ---

    Princípio da limitação das penas ou da humanidade 

    Q255025 ⟹ A CF proíbe a aplicação de penas de morte em tempo de paz, de penas cruéis, de penas de banimento, de penas de caráter perpétuo e de trabalhos forçados.(CERTO)

    ---

    Princípio da presunção de inocência ou presunção de não culpabilidade 

    Q402718 ⟹ Conforme o STF, viola o princípio da presunção de inocência a exclusão de certame público de candidato que responda a inquérito policial ou a ação penal sem trânsito em julgado de sentença condenatória.(CERTO)

    Q291067 O princípio da presunção de inocência ou da não culpabilidade subsiste durante todo o processo e tem o objetivo de garantir o ônus da prova à acusação até declaração final de responsabilidade por sentença penal condenatória transitada em julgado. (CERTO)

  • Gab. C

    #PCALPertencerei

  • Gab: CORRETO - RESPONSABILIDADE PESSOAL = INTRANSCENDÊNCIA DA PENA
  • Olá, colegas concurseiros!

    Passando pra deixar essa dica pra quem tá focado em concursos policiais.

    Serve tanto pra quem esta começando agora quanto pra quem já é avançado e só esta fazendo revisão.

     Baixe os 328 mapas mentais para carreiras policiais.

    Link: https://go.hotmart.com/N52896752Y

     Estude 11 mapas mentais por dia.

     Resolva 10 questões aqui no QC sobre o assunto de cada mapa mental.

    → Em 30 dias vc terá estudado os 328 mapas e resolvido mais de 3000 questões.

    Fiz esse procedimento e meu aproveitamento melhorou muito!

    P.s: gastei 192 horas pra concluir esse plano de estudo.

    Testem aí e me deem um feedback.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

     

  • O princípio da responsabilidade pessoal, comumente chamado de princípio da intranscendência. Esse princípio fala que a pena do condenado não poderá ser cumprida por nenhuma outra pessoa

    Ex.: Não é possível que um filho herde a pena do seu pai

    Exceção: No caso de dívida deixada pelo pai, por exemplo, seu filho deverá arcar com a dívida no limite da herança herdada

    Ex.: Dalton morreu devendo R$ 50.000,00 e deixou a herança de R$ 60.000,00 para seu filho Jair. Este pagará a dívida e lhe restará míseros R$ 10.000,00