SóProvas


ID
867652
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Com base no que dispõe a CF acerca da administração pública,
julgue os itens que se seguem.

Admite-se a acumulação por servidor público de proventos de aposentadoria em cargo público com a remuneração percebida pelo exercício de cargo em comissão.

Alternativas
Comentários
  • É possível a acumulação de proventos de aposentadoria com remuneração pelo exercício de cargo em comissão (art. 37, § 10, CF). Logo, assertiva CORRETA.
    Bons estudos a todos.
  • Art. 37 da Constituição Federal, § 10

    "É vedada a percepção simultânea de proventos de aposentadoria de correntes do art. 40 ou dos arts. 42 e 142 com a remuneração de cargo, emprego ou função pública, ressalvados os cargos acumuláveis na forma desta Constituição, os cargos eletivos e os cargos em comissão declarados em lei de livre nomeação e exoneração".

  • Inicialmente, é preciso entender que o art. 37, XVI da CF/88, permite a acumulação remunerada de cargos públicos apenas em três hipóteses, condicionada ainda à existência de compatibilidade de horários e à limitação do teto previsto no inciso XI do mesmo art. 37, são elas:

    a)a de dois cargos de professor;

    b)a de um cargo de professor, com outro técnico ou científico;

    c)a de dois cargos ou empregos privativos de profissionais de saúde, com profissões regulamentadas;

    Vale ressaltar que o inciso XVII do art, 37, estendeu a proibição de acumular cargos, a empregos e funções, abrangendo entidades da administração indireta, como as autarquias, fundações empresas públicas, sociedade de economia mista e suas subsidiárias.

  • Comentário: conforme a CF/88.

    Art. 37. inciso XI - a remuneração e o subsídio dos ocupantes de cargos, funções e empregos públicos da administração direta, autárquica e fundacional, dos membros de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, dos detentores de mandato eletivo e dos demais agentes políticos e os proventos, pensões ou outra espécie remuneratória, percebidos cumulativamente ou não, incluídas as vantagens pessoais ou de qualquer outra natureza, || não poderão exceder o subsídio mensal, em espécie, dos Ministros do Supremo Tribunal Federal, aplicando-se como limite, nos Municípios, o subsídio do Prefeito, e nos Estados e no Distrito Federal, o subsídio mensal do Governador no âmbito do Poder Executivo, o subsídio dos Deputados Estaduais e Distritais no âmbito do Poder Legislativo e o subsídio dos Desembargadores do Tribunal de Justiça, limitado a [90,25%] noventa inteiros e vinte e cinco centésimos por cento do subsídio mensal, em espécie, dos Ministros do Supremo Tribunal Federal, no âmbito do Poder Judiciário, aplicável este limite aos membros do Ministério Público, aos Procuradores e aos Defensores Públicos;

    • Qualquer espécie de acumulação envolvendo remuneração, provento e pensão custeadas pelo erário público.
    • Alcança todos os poderes, bem como, Ministério Público e Tribunais de Contas.
    • Administração Direta, Autárquica e Fundacional.
    • Empresas Públicas e Sociedade de Economia Mista: Somente quando receberem recursos orçamentários para o pagamento de despesas com pessoal ou de custeio em geral. CF/88, Art. 37, §9º O disposto no inciso XI aplica-se às Empresas Públicas e às Sociedades De Economia Mista, e suas subsidiárias, que receberem recursos da União, dos Estados, do Distrito Federal ou dos Municípios para pagamento de despesas de pessoal ou de custeio em geral.
    • Não se Aplica “Demais entidades sob controle direto ou indireto do poder público”.
    Gabarito: Certo
  • De acordo com o art. 37, § 10, da CF/88, é vedada a percepção simultânea de proventos de aposentadoria decorrentes do art. 40 ou dos arts. 42 e 142 com a remuneração de cargo, emprego ou função pública, ressalvados os cargos acumuláveis na forma desta Constituição, os cargos eletivos e os cargos em comissão declarados em lei de livre nomeação e exoneração. Portanto, considerando a ressalva, correta a afirmativa.

    RESPOSTA: Certo


  • É possível a acumulação de proventos com:


    a-) cargos acumuláveis:

    2 de professor;

    1 de professor + 1 técnico ou científico;

    2 de profissionais da saúde com profissões regulamentadas.


    b-) cargos eletivos, ou seja, proventos + subsídio do mandato eletivo;


    c-) proventos + cargos em comissão.

  • CERTO

     

     

    Macete :  REGRA : É vedada a percepção simultânea de aposentadoria com a remuneração de cargo, emprego ou função pública.

                    EXCEÇÃO : ECA

     

    Eletivos

    Comissão

    Acumuláveis ( previstos na CF)

     

     

     "A vida é melhor para aqueles que fazem o possível para ter o melhor” 

     

  • § 10. É vedada a percepção simultânea de proventos de aposentadoria decorrentes do art. 40 ou dos arts. 42 e 142 com a remuneração de cargo, emprego ou função pública, ressalvados:

     

    ---> os cargos acumuláveis na forma desta Constituição

     

    --->  os cargos eletivos

     

    --->  os cargos em comissão declarados em lei de livre nomeação e exoneração.

  •                 Você encontra a parte que fala sobre esse tema no...      

                                          

                                                                                 CAPÍTULO VII
                                                                         DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
                                                                                     Seção I
                                                                             DISPOSIÇÕES GERAIS

     

    E a questão está correta, porque diz a letra da lei.

     

    § 10. É vedada a percepção simultânea de proventos de aposentadoria decorrentes do art. 40 ou dos arts. 42 e 142 com a remuneração de cargo, emprego ou função pública, ressalvados os cargos acumuláveis na forma desta Constituição, os cargos eletivos e os cargos em comissão declarados em lei de livre nomeação e exoneração.  (Incluído pela Emenda Constitucional nº 20, de 1998) ["perceba que é o mesmo texto"]

     

    Portanto, alternativa CORRETA.

  • Com base no que dispõe a CF acerca da administração pública, é correto afirmar que: Admite-se a acumulação por servidor público de proventos de aposentadoria em cargo público com a remuneração percebida pelo exercício de cargo em comissão.