-
Opção correta, letra "B".
Vejamos item a item, com base no Manual de Redação Oficial da Presidência da República (2ª ed.), conforme segue... (grifo meu)
a) O documento via fax possui formatação própria, diferindo-se das demais correspondências oficiais. ERRADO. O fax é forma de envio de documentos em gradativo desuso, em função do avanço da Internet. De qualquer forma, é utilizado para envio de mensagens urgentes e para o envio antecipado de documentos, quando não há condições para este envio por meio eletrônico. O documentos enviados por fax mantém a forma (não diferindo-se) e estrutura do conteúdo que lhe é inerente, não tendo, portanto, um formato próprio.
b) Considerando a concordância dos pronomes de tratamento, uma comunicação dirigida ao presidente do Senado Federal deverá ser redigida da seguinte maneira: Vossa Excelência será informado da tramitação do projeto em pauta. CORRETO.
c) Apesar de menos usuais, ilustríssimo e digníssimo são pronomes de tratamento aceitos em comunicações oficiais. ERRADO. Em comunicações oficiais, esta abolido o uso do "dignissímo", assim como fica dispensado o emprego do superlativo "ilustrissímo".
d) As páginas de um ofício devem ser numeradas, inclusive a primeira, quando houver mais de uma. ERRADO. Os documentos no padrão ofício devem obedecer o padrão de numeração a partir da segunda página.
e) Os ofícios e memorandos não podem ser impressos em frente e verso, uma vez que é utilizado o papel timbrado. ERRADO. os ofícios, memorandos e anexos poderão ser impresssos em ambas as faces do papel. Nesta situação as margens esquerda e direita devem apenas ser invertidas nas páginas pares, formando margem espelho, favorecendo uma melhor apresentação do documento.
Bons estudos!
-
O presidente do senado federal, não é o presidente do congresso nacional? Como chefe de poder ele deveria ser chamado de excelentíssimo senhor ? sei n esse cespe.
-
O presidente do senado federal, não é o presidente do congresso nacional? Como chefe de poder ele deveria ser chamado de excelentíssimo senhor ? sei n esse cespe.
-
Não seria o caso de usar "Senhor": Senhor Senador ?
Vossa Excelência não seria para comunicação verbal?
----------------------------------------------------------------------------
" O vocativo a ser empregado em comunicações dirigidas aos Chefes de Poder é Excelentíssimo Senhor, seguido do cargo respectivo:
Excelentíssimo Senhor Presidente da República,
Excelentíssimo Senhor Presidente do Congresso Nacional,
Excelentíssimo Senhor Presidente do Supremo Tribunal Federal.
As demais autoridades serão tratadas com o vocativo Senhor, seguido do cargo respectivo:
Senhor Senador,
Senhor Juiz,
Senhor Ministro,
Senhor Governador, "
--------------------------------------------
Agora como a questão fala de concordância ai tudo bem. A concordância está certa.
-
O presidente do Senado é o presidente do Congresso Nacional. Sendo assim, como os Chefes de poder devem ser tratados com o pronome de tratamento Vossa Excelência, a questão B é a correta.
-
Entendi que deveria usar "Vossa Excelência o Senhor Presidente ..."
-
vossa excelencia é voz ativa.
-
-
Eu vi em um material que se numera apartir da segunda!
-
Correto Adriana Santos, item 3.2 do MANUAL DE REDAÇÃO DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA.
Thiago Pedrosa, Vossa Excelência é o pronome de tratamento e Excelentíssimo Senhor é o vocativo, ambos usados para o presidente do Senado Federal.
Gabarito B.
----
"Seu futuro só depende de você."