-
Uma controladora RAID permite combinar vários discos rígidos, possibilitando aumentar tanto o desempenho (ao fazer vários discos trabalharem como se fossem um só) quanto a confiabilidade (ao usar um sistema de espelhamento).
RAID 0 (Striping): É o modo que permite obter a melhor performance possível, sacrificando parte da confiabilidade. Todos os discos passam a ser acessados como se fossem um único drive. Ao serem gravados, os arquivos são fragmentados nos vários discos, permitindo que os fragmentos possam ser lidos/gravados ao mesmo tempo.
RAID 1 (Mirroring): É o famoso sistema de espelhamento, conseguido usando dois HDs. Um deles armazena dados, enquanto o outro armazena uma cópia fiel dos mesmos dados. Caso qualquer um dos HDs pare, ele é automaticamente substituído pelo seu "clone" e o sistema continua intacto.
RAID 5: É mais um sistema que baseia-se no uso de paridade para garantir a integridade dos dados caso um HD falhe. A diferença sobre um RAID 3 é que ao invés de dedicar um HD a esta tarefa, os dados de correção são espalhados entre os discos.
RAID 6: É um padrão relativamente novo, suportado por apenas algumas controladoras. É semelhante ao RAID 5, porém usa o dobro de bits de paridade, garantindo a integridade dos dados caso até 2 dos HDs falhem ao mesmo tempo.
RAID 01: Este sistema combina características do RAID 0 e RAID 1, daí o nome. Assim, a resposta para a questão é a letra "b".
-
Questão: RAID 6 tem similaridade com o RAID 5, porém, nessa solução, os dados e informações extras e códigos para correção de erros, para proteger contra múltiplas falhas, ficam espalhados em todos os discos do conjunto.
"RAID 6 tem similaridade com o RAID 5" - ok, só está dizendo que o RAID 6 possui similaridade...
"porém, nessa solução" - opa, então agora a questão citará algo que o RAID 6 tem que o RAID 5 não tem...
"os dados e informações extras e códigos para correção de erros, para proteger contra múltiplas falhas, ficam espalhados em todos os discos do conjunto" - estranho, no RAID 5 os dados também ficam espalhados nos discos.
A principal diferença de um para o outro é que no RAID 6 são realizados dois cálculos diferentes de paridade, computados por dois algoritmos de paridade distintos.
-
Eu tive o mesmo raciocínio que o Urlan teve. Descartei a alternativa "b", pois entendi que ela afima que no RAID 5 os dados de correção de erros não ficam espalhados em todos os discos e que isso só ocorre no RAID 6. Acabei errando a questão.
-
a.Paridade distribuída por todos os discos.
b. correta
c. pode ser implementado no hardware do array de armazenamento
d. É o Stripping. Não tem redundância. Não tem paridade.
e. Possui redundância.
-
A princípio não tinha visto onde a alternativa B citava algo que o RAID 6 tinha que o 5 não tinha. Acho que está em "multiplas falhas". Como o RAID 6 usa o dobro de bits garantindo que até dois HDs falhem, isso pode ser considerado multiplas falhas. Talvez aí esteja algo que o RAID 5 não tenha.
-
Na minha opinição a opção "b" está claramente errada. Reestruturando:
"RAID 6 tem similaridade com o RAID 5, porém, nessa solução, os dados e informações extras e códigos para correção de erros ficam espalhados em todos os discos do conjunto, para proteger contra múltiplas falhas."
O que é errado, pois no RAID 5 também ficam espalhados.
-
para neh! no raid 5 tem espelhamento em múltiplos discos também
a diferença é que no raid 6 precisa-se de 4 discos sendo que o total de 2 discos são usados para paridade
no raid 5 precisa-se de 3 discos e o total de 1 disco é usado para paridade
outra coisa, o RAID que armazena os dados de paridade em um só disco, sem espalhar, é o 4
-
Concordo com o Mr. Robot. Único detalhe é que o RAID que armazena os dados de paridade em um só disco, sem espalhar, é o 3.
-
A letra B não está totalmente correta, mas é só ir por eliminação, as outras estão absurdamente erradas.
-
Não há dúvida alguma que a B é a única correta. Prestem muita atenção na interpretação da questão. Ela afirma que o RAID 6 tem similaridade com o RAID 5(Certo), porém, nessa solução, os dados e informações extras e códigos para correção de erros, para proteger contra múltiplas falhas(aqui está o pulo do gato), ficam espalhados em todos os discos do conjunto.
O RAID 5 permite a tolerância de uma falha, apenas. O RAID 6 tolera duas(multiplas) falhas.
Nâo há nada de errado na questão. Foi muito bem bolada.