-
Assertiva E
C8,2 X C7,2 X C9,3
Na C9,3 tem que somar os 3 partidos PC, PD e PE.
-
Errei a resposta e gostaria de saber como chegamos na alternativa "E", o comentário do amigo acima e muito vago, usou arranjo sem repetição, mas não esclareceu as etapas...
-
, essa é a formula da do Binômio de Newton utilizado na letra E. Equivale a combinação simples.
-
Oi Ruy, vou tentar te explicar melhor:
-
Só lembrando que é preciso ter atenção com as provas do CESPE, eu achei que eram 3 deputados para os demais partidos(PC,PD,PE), mas na verdade são 3 pra cada um deles, e como o CESPE gosta de confundir colocou a opção D para quem se equivocou como eu.
Abraço!!
-
Também me confundi com a D. Acho que ao colocar como 3 dos demais partidos, não quer dizer que será um de cada, mas podem ser três de um mesmo partido. Estou certa ?
-
Natalie,
a questão não especifica expressamente que as três vagas restantes seriam divididas 1 por partido. Assim fui pela resposta mais genérica que seria considerar os três partidos (PC, PD, e PE) como um subconjunto unico.
Se a questão tivesse feito esta especificação: uma vaga para cada partido a resposta seria a letra D.
-
Concordo com o Jorge Eduardo, mas acho que algo está errado na alternativa E, ou eu estou errado (provavelmente). A combinação de C9,3 é 9x8x7 / 3x2x1, certo?
Porque a alternativa E está somente 9/3 ?
-
Entendi. É fácil gente, segue o meu raciocínio:
Para compor a mesa diretora eu quero 7 carinhas: 2 caras do PA, 2 caras do PB e mais 3 caras (da onde? ah do resto, mas eu quero TRÊS, nada mais)
C8,2 (dos 8 eu quero 2) - PA
C7,2 (dos 7 eu quero 2) - PB
C9,3 (dos 9 eu quero 3) - PC, PD, PE *
* (foda-se quantos vêm de cada partido e se vêm pelo menos 1 de cada partido, o importante é que são 9 carinhas somando os partidos, e pede-se 3 caras)
-
o CESPE não para de me surpreender
-
Alguém pode me explicar por que a letra E ? fiz as combinações : C 8,2 c 7,2 C 9,3 mas nao achei a letra E
-
Letra E
Questão muito simples pois não precisou nem desenvolver a fórmula. A resposta é:
C(8,2) e C(7,2) e C(9,3), O diferencial da questão é que ela utilizou uma notação diferente que também é aceita na análise combinatória, não confundam com fração.
Como estar mutiplicando, a banca apenas inverteu a ordem na alternativa E
-
Paulo, a resposta esta representada em númeração binomial.
Logo Cn,p= n!/p!(n-p)! será o mesmo que n/p.
Aplique essa conversão em suas fórmulas de COMBINAÇÃO e terá o resultado.
-
Os parênteses significam combinação:
C8,2= (8/2)
-
28 x 21 x 84 = 49392 maneiras. Alguém confirma?
-
Achei que era para resolver a conta e chegar ao resultado, mas pelo que entendi lendo os comentários é que a letra E é uma "demostração" de uma combinação, em que os parênteses indicam combinação e o símbolo da divisao significa entre um número e outro. Sendo assim (9/3) x (8/2) x (7/2) quer dizer combinação entre 9 e 3 x combinação entre 8 e 2 x combinação entre 7 e 2. Acho que é isso, mas achei muito confuso, pois nao sabia que se indicava combinação desse jeito.
-
Na bendita da minha apostila colocaram o traço de fração nas opções, aí fica complicado. É isso mesmo fidel, só que não precisava desenvolver, a questão apenas apresentou de forma diferente a notação da combinação.
-
achei que era fração
-
"Oi Ruy, vou tentar te explicar melhor:"
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
-
LETRA E
-
https://www.youtube.com/watch?v=mYiE13v1XS0&t=5061s
Prof Brunno Lima - 2:34h ~=