SóProvas


ID
869416
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Mais de 700 processos aguardam fim do mensalão para serem julgados pelo STF

Fernanda Calgaro
Do UOL, em Brasília

Mais de 700 processos estão na fila da pauta do plenário do STF (Supremo Tribunal Federal) para serem julgados assim que o julgamento do mensalão acabar, o que ainda não tem data prevista para ocorrer. 
Destes processos, 23 terão prioridade, segundo decisão dos ministros. São os chamados recursos de repercussão geral, vindos de instâncias inferiores do Judiciário para serem analisados na Suprema Corte. Esses recursos chegam ao STF depois de passar por uma “peneira” no tribunal de origem. Eles são filtrados de acordo com critérios de maior relevância jurídica, política, social ou econômica. 
Dessa forma, a decisão no Supremo referente a um determinado recurso pode ser aplicada a outros casos idênticos. A medida visa diminuir o número de processos enviados à Suprema Corte. Enquanto isso, 260 mil processos nas instâncias inferiores aguardam a decisão do Supremo, de acordo com o ministro Marco Aurélio de Mello. 
Em audiência pública realizada na última sexta-feira (24), o ministro Marco Aurélio se mostrou preocupado e afirmou que tem receio de que o julgamento do mensalão não termine até o final do ano. “As discussões tomaram espaço de tempo substancial e elas se mostraram praticamente sem balizas. Nós precisamos racionalizar o trabalho e deixar que os demais integrantes se pronunciem”.

(Disponível em http://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-notici... mais-de-700-processos-aguardam-fim-do-mensalao-para-serem-julgados-pelo- -stf.htm. Acesso em: 26.08.2012. Com cortes)

Considere a frase a seguir.

Esses recursos chegam ao STF depois de passar por uma “peneira" no tribunal de origem.

Preserva-se o mesmo sentido e regência do verbo chegar da frase em:

Alternativas
Comentários
  • QUANTO AO SENTIDO:
    "Esses recursos chegam ao STF..."
    O verbo chegar tem sentido de "alcançar um lugar"
    Vejamos o sentido do mesmo verbo nas demais alternativas:
    a) Chegar = bastar, ser suficiente
    b) Chegar = equiparar
    c) Chegar = alcançar um lugar
    d) Chegar = bastar, ser suficiente
    e) Chegar = alcançar um lugar
    Portanto, no que diz respeito ao sentido do verbo, duas alternatinativas poderiam ser corretas. Passemos, então para a análise da regência para eliminar a alternativa errada entre a "c" e a "e".

    QUANTO À REGÊNCIA:
    Chegar é verbo intransitivo, não exigindo, portanto, complemento.
    Assim sendo, tudo que vier após este verbo para incrementar o sentido da frase será um adjunto adverbial, e não objeto direto ou indireto.
    Na hipótese "esses recursos chegam ao STF", "ao STF" é um adjunto adverbial de lugar. Importa saber em que lugar os recursos chegam.

    Na alternativa "e", temos:
    "Apesar de chegar cedo à seção eleitoral..."
    Aqui, "à seção eleitoral" também representa um adjunto adverbial de lugar.

    Por fim, vale lembrar que o verbo CHEGAR, funcionando como adjunto adverbial de lugar, pede a preposição "a".
    De outro lado, se o mesmo verbo estivesse funcionando como adjunto adverbial de modo, pediria a preposição "em". Ex: Ele chegou em um avião fretado.

  • Pelo comentário do colega, eu agora entendi melhor. 
    Há sempre que lembrar: ir pelo mais certo.

    Eu havia entendido que o dinheiro para as despesas do mês, na alternativa A não havia chegado. Não no sentido de não ser suficiente, mas no sentido de náo ter recebido. 
  • Assertiva E

    Apesar de chegar cedo à seção eleitoral, não conseguiu votar.