SóProvas


ID
87034
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2003
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Considerando os conceitos básicos da análise econômica e de sua
evolução, julgue os itens a seguir.

A recente retomada econômica nos Estados Unidos da América (EUA) contribuiu para reduzir os níveis de desemprego naquele país. Como conseqüência, a curva de possibilidades de produção da economia americana foi deslocada para cima e para a direita.

Alternativas
Comentários
  • A curva de possibilidade de produção mostra a produção possível dado DOIS insumos, o do eixo Y e o do eixo X. Supondo que o nível de emprego estivesse representado no eixo X, a retormada do crescimento faria a curva se deslocar APENAS para a direita. Ela se deslocaria também para cima SE o outro fator representado também aumentasse.Questão ERRADA.
  •  

    Quesito ERRADO.

    A curva de possibilidades de produção (CPP) é a curva que mostra as combinações máximas de  bens que a sociedade pode produzir com o pleno emprego de todos os seus recursos e com determinada tecnologia.  Na questão em tela, não estava havendo o pleno emprego da força de trabalho – havia desemprego -, o que implica não estarmos situados em um ponto da CPP, mas no interior dela.  A redução do nível de desemprego não desloca a CPP. Ao contrário, isso faria com que tendêssemos a nos localizar na própria curva. Um exemplo ajudará a compreender. Vamos supor uma empresa que tenha 50 trabalhadores e 10 máquinas. Imaginemos que ela produza dois tipos diferentes de caneta: uma azul e uma preta. Se todos os recursos produtivos da empresa estiverem sendo plenamente empregados,  poderíamos traçar o gráfico da CPP para a fabricação das duas canetas. Pense no eixo vertical como sendo a produção da caneta azul; e o eixo horizontal, da preta.  A curva mostraria a combinação de canetas azuis e pretas que obteríamos com o pleno emprego dos trabalhadores e das máquinas. Por exemplo, com 40 trabalhadores e 8 máquinas produziríamos 1000 canetas azuis, e com o resto dos recursos produtivos  -  10 trabalhadores e  2 máquinas – faríamos 300 canetas pretas. Se tivesse havido uma epidemia de catapora nessa empresa e 10 trabalhadores deixassem de comparecer ao trabalho, a produção anterior de canetas azuis e pretas ficaria comprometida, situando-se num patamar inferior, fora da CPP, dentro da curva.  No exemplo citado, poderíamos usar 35 trabalhadores e 8 máquinas para produzir 900 canetas azuis, e 5 trabalhadores e 2 máquinas para fazer 200 canetas pretas, números abaixo dos valores da CPP.  Não houve deslocamento da CPP. Por não ter havido o pleno emprego da força de trabalho, atingiu-se um patamar inferior de produção, abaixo da CPP. Quando os trabalhadores recuperarem a saúde e retornarem ao batente, voltar-se-á ao nível da CPP.

  • São 3 os fatores que podem deslocar a FPP(Fronteira de possibilidade de produção):

    Tecnologia (A)
    Capital (K)
    Trabalho (L)

    FPP= f (A,K,L)

    A diferença entre esses fatores é que o fator tecnologia altera ao mesmo tempo os outros dois fatores que compoem a FPP, logo uma alteração na tecnologia desloca a curva.

    O fator L quando alterado, não influencia no fator K e não desloca a curva. O mesmo acontece com o fator K.
    Para haver um deslocamento dessa curva é necessário que os dois fatores sejam multiplicados (K e L).

    Portanto, essa questão está ERRADA, visto que apenas o fator L foi alterado.
  • CAUSA/CONSEQUÊNCIA: "a curva de ... desloca para cima e para a direita"
  • Não consigo compreender essa questão!

    Se a curva de possibilidade de produção determina a quantidade produzida de x (eixo horizontal) e y (eixo vertical), para certa quantidade trabalhadores e máquinas pré-fixados (por exemplo). Se eu aumentar algo fora do eixo x e y que influencia na produção desses, a consequência que me parece mais óbvia é o deslocamento da curva para cima e para direita, pois a possibilidade de produção de x e y deve aumentar. 

    Sei que tem outros "poréns", sei que chega um ponto que não adianta aumentar o numero de trabalhadores para um certo número de máquinas, pois isso pode até diminuir a produção. Mas ainda assim não entendo essa matemática rsrs 

  • Ainda que esta questão seja de 2003, não importa a que retomada estejamos nos referindo.

    E cuidado! As bancas insistem bastante nisso!

    Já vimos que recuperação econômica não é representada pela expansão da curva de possibilidade de produção.

    Ao se recuperar, a economia simplesmente passa a operar num ponto mais adiantado do gráfico, aproximando-se da plena utilização dos fatores. Ela sai do ponto F para o ponto C do gráfico abaixo, por exemplo.

    Resposta: E

  • Ver comentário de Marcus Bonugli

  • GAB: ERRADO

    Fonte: Celso Natale - Estratégia

    Complementando!

    Observe que os EUA apenas passaram a utilizar fatores de produção que já estavam à disposição, mas encontravam-se desempregados.

    Portanto, não ocorreu deslocamento da curva de possibilidades de produção, mas apenas a economia estadunidense passou a operar em algum ponto menos ineficiente.

  • Errado

    O que aumenta o que desloca para fora a curva de possibilidade de produção é o aumento de disponibilidade (mais trabalhadores, por exemplo) de fatores da produção.