-
Princípios arquivísticos
1) Organicidade: é a relação natural entre documentos de um arquivo em decorrência das atividades da unidade produtora.
2) Proveniência: origem de documentos. Sua aplicação se dá no fundo de arquivo.
3) Unicidade: qualidade pela qual os documentos de arquivo conservam caráter único em função de seu contexto de origem, a despeito de forma, espécie ou tipo.
4) Respeito aos fundos: permite que se mantenham os valores de prova inerentes aos papéis que são produtos de atividade orgânica.
FONTE: http://dalconcurseira.blogspot.com.br/2010/08/arquivologia-anotacoes-de-aula.html
-
D) Correta - O princípio da Organicidade diz respeito à relação natural entre documentos de um arquivo, em decorrência das atividades da entidade que o acumulou. Os arquivos produzidos por entidade coletiva, pessoa jurídica ou física refletem a estrutura e as atividades da sua entidade mantenedora na organização dos conjuntos documentais.
-
Gabarito D
Organicidade e Competência Administrativa: o acervo em formação ou em processo de arranjo nos arquivos permanentes devem refletir a estrutura interna e as competências/atribuições de seu órgão produtor, mantendo a inter relação dos conjuntos de um fundo.
-
Paulo Elias Scur só lembrando que o princípio Proveniência e Respeito aos Fundos é como se fosse o mesmo principio, essa questão do Cespe vai ajudar a compreender melhor "Segundo o princípio de respeito aos fundos, primeiro princípio da classificação de documentos, os documentos devem ser agrupados de acordo com sua proveniência"
Abraços. Bons estudos.
-
Na administração do conjunto de documentos, deve-se respeitar, para fins de guarda e registro, o fluxo natural com que ocorreu a produção. É o princípio de ''Respeito a Ordem Original, também conhecido como organicidade.
Bons Estudos!
-
Resposta: letra d
Princípios: Os princípios arquivísticos constituem o marco principal da diferença entre a arquivística e as outras “ciências” documentárias. São eles:
Princípio da Proveniência: Fixa a identidade do documento, relativamente a seu produtor. Por este princípio, os arquivos devem ser organizados em obediência à competência e às atividades da instituição ou pessoa legitimamente responsável pela produção, acumulação ou guarda dos documentos. Arquivos originários de uma instituição ou de uma pessoa devem manter a respectiva individualidade, dentro de seu contexto orgânico de produção, não devendo ser mesclados a outros de origem distinta.
Princípio da Organicidade: As relações administrativas orgânicas se refletem nos conjuntos documentais. A organicidade é a qualidade segundo a qual os arquivos espelham a estrutura, funções e atividades da entidade produtora/acumuladora em suas relações internas e externas.
Princípio da Unicidade: Não obstante, forma, gênero, tipo ou suporte, os documentos de arquivo conservam seu caráter único, em função do contexto em que foram produzidos.
Princípio da Indivisibilidade ou integridade: Os fundos de arquivo devem ser preservados sem dispersão, mutilação, alienação, destruição não autorizada ou adição indevida.
Princípio da Cumulatividade: O arquivo é uma formação progressiva, natural e orgânica.
-
Pessoal, essa questão não está fazendo referência aos princípios arquivísticos, mas sim às características dos documentos arquivísticos. Apesar de não concordar muito com o gabarito, pois vejo que a característica que denota a relação natural entre os documentos de arquivo é a NATURALIDADE (ver conceito no final), a resposta menos errada é a alternativa "D". Notem que todas as características citadas encontram respaldo na doutrina arquivística:
a) Autenticidade: Um documento arquivístico autêntico é aquele que é o que diz ser, independente de se tratar de minuta, original ou cópia, e que é livre de adulterações ou qualquer outro tipo de corrupção. Um documento autêntico é aquele que se mantém da mesma forma como foi produzido e, portanto, apresenta o mesmo grau de confiabilidade que tinha no momento de sua produção.
b) Unicidade: O documento arquivístico é único no conjunto documental ao qual pertence. Podem existir cópias em um ou mais grupos de documentos, mas cada cópia é única em seu lugar, porque o conjunto de suas relações com os demais documentos do grupo é sempre único.
c) Veracidade: Nunca li nada a respeito e também não encontrei fontes confiáveis.
d) Organicidade: O documento arquivístico se caracteriza pela organicidade, ou seja, pelas relações que mantém com os demais documentos do órgão ou entidade e que refletem suas funções e atividades. Os documentos arquivísticos não são coletados artificialmente. Aqui está a resposta da questão, uma vez que os documento não são coletados artificialmente, mas acumulados naturalmente. Foi a relação que encontrei para a resposta. (Vejam abaixo o conceito de NATURALIDADE).
e) Imparcialidade: Os documentos arquivísticos são inerentementes verdadeiros, já que são produzidos para desenvolver atividades. São assegurados pelas rotinas processuais de sua criação.
NATURALIDADE: Diz respeito à maneira como os documentos se acumulam nas administrações, em função dos seus objetivos práticos. Eles não são coletados artificialmente, como os objetos de um museu, mas acumulados naturalmente nos escritórios em função dos objetivos práticos da administração. Atenção: quando os registros de arquivos são coletados artificialmente, como por exemplo, um objeto de museu, eles não tem valor administrativo, ou seja, valor secundário, valor cultural.
-
Princípio da Organicidade: Este deriva do Principio da Proveniência. A organicidade é a qualidade segundo a qual os documentos devem manter uma organização que reflita fielmente a estrutura, funcionamento e relações internas e externas de seu produtor
-
LETRA D
XI - gestão arquivística de documentos: o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento dos documentos, em fase corrente e intermediária, independente do suporte, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente;
XII - metadados: são dados estruturados que descrevem e permitem encontrar, gerenciar, compreender e/ou preservar documentos arquivísticos ao longo do tempo, de acordo com o Glossário da Câmara Técnica de Documentos Eletrônicos - CTDE do Conselho Nacional de Arquivos;
XIII - organicidade: a relação natural entre documentos de um arquivo em decorrência das atividades da entidade produtora;
XIV - unicidade: o documento arquivístico é único no conjunto documental ao qual pertence. Podem existir cópias em um ou mais grupos de documentos, mas cada cópia é única em seu lugar, porque o conjunto de suas relações com os demais documentos do grupo é sempre único;
XV - confiabilidade: um documento arquivístico confiável é aquele que tem a capacidade de sustentar os fatos que atesta;
XVI - autenticidade: qualidade da informação que tenha sido produzida, expedida, recebida ou modificada por determinado indivíduo, equipamento ou sistema. Um documento arquivístico autêntico é aquele que é o que diz ser, independentemente de se tratar de minuta, original ou cópia, e que é livre de adulterações ou qualquer outro tipo de corrupção;
XVII - acessibilidade: um documento arquivístico acessível é aquele que pode ser localizado, recuperado, apresentado e interpretado;
XVIII - disponibilidade: qualidade da informação que pode ser conhecida e utilizada por indivíduos, equipamentos ou sistemas autorizados;
XIX - integridade: qualidade da informação não modificada, inclusive quanto à origem, trânsito e destino; e
XX - primariedade: qualidade da informação coletada na fonte, com o máximo de detalhamento possível, sem modificações.
-
Alterntiva D.
Organicidade - Princício segundo o qual os arquivos refletem a estrutura, as funções e as atividades da entidade produtora, em suas relações internas e externas.
-
Resposta letra "d", outras duas ajudam a responder, vejam:
Prova: CESPE - 2011 - Correios - Analista de Correios - Arquivologia Disciplina: Arquivologia | Assuntos: Conceitos Fundamentais;
A organicidade do arquivo se verifica na relação que os documentos mantêm entre si em decorrência das atividades do sujeito acumulador, seja ele pessoa física ou jurídica.
GABARITO: CERTA.
Prova: CESPE - 2011 - TJ-ES - Analista Judiciário - Arquivologia - Específicos Disciplina: Arquivologia | Assuntos: Principios;
A organicidade do documento arquivístico encontra-se no elo mantido com os demais documentos do órgão ou empresa e que refletem suas funções e atividades.
GABARITO: CERTA.
-
Pessoal só uma duvida alguem poderia me dizer o que é arquivamento de registros informatizados?
me redirecionem para pagina de exercicios que fale sobre esse assunto .. ??
-
A relação entre os documentos de arquivo se dá pela sua organicidade, ou seja, pela sua organização interna dentro do conjunto.
Ao contrario dos documentos de biblioteca, os de arquivo não possuem, isoladamente, a informação por completo. Um livro sozinho tem toda a informação que o autor deseja transmitir, mas um documento de arquivo é apenas uma peça do quebra-cabeça.
Sendo assim, para se conhecer a informação do arquivo em sua completude, é necessário estudar os documentos do mesmo, e considerar a relação que eles possuem. Na verdade até mesmo a organização dos documentos no conjunto é uma informação a ser analisada, e uma informação muito mais frágil e sensível, com maior risco de se perder, uma vez que não está registrada como as demais.
Portanto está correta a alternativa de letra "D".
A - Autenticidade é a característica do documento que prova ser quem diz ser", isto é, de que sua produção observou todas as normas, padrões e critérios necessários para validar sua existência.
B - A unicidade é a característica do documento de arquivo de ser único em seu contexto. Um documento de arquivo não é produzido em vários exemplares, e tampouco pode ser substituído.
C - Veracidade é a característica do documento que suas informações relatam fielmente os fatos de sua produção. "o documento diz a verdade".
E - Imparcialidade é a característica do documento que afirma sua posição de neutralidade quanto ao ataque ou defesa de interesses. Sua única função é servir de prova dos fatos.
-
Palavras chaves: Orgânico = natural
-
a organicidade é a relação existente entre a instituição, suas funções/atividades e o documento. É a característica que comprova que tal documento foi produzido no decorrer das atividades de uma instituição. Vamos analisar as outras alternativas.
a) Autenticidade é a característica que reúne os elementos necessários para que um documento seja o que diz ser. Lembre-se que não estamos nos referindo ao conteúdo do documento, ou seja, não importa se o conteúdo é verdadeiro ou não. O que nos importa é saber se esse documento foi produzido como deveria ter sido, com todos os elementos que o validam como tal.
b) Unicidade é a característica que distingue os documentos arquivísticos, museológicos e biblioteconômicos. Nos arquivos, os documentos são únicos porque são orgânicos, ou seja, são acumulados naturalmente durante a consecução/desenvolvimento das atividades.
c) Veracidade é a característica que torna o conteúdo do documento verdadeiro, ou seja, os fatos narrados correspondem à realidade.
d) Resposta
e) O documento de arquivo é produzido sem segundas intenções, livre de direcionamentos. Ele é o que é, imparcial, produzido para um determinado fim, de acordo com as funções/atividades da instituição. Isso é Imparcialidade nos arquivos.