SóProvas


ID
871459
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em relação a competências, construto amplamente utilizado nas
organizações para fundamentar modelos de gestão de pessoas,
julgue os itens a seguir.

As competências geram ambiguidades ou eufemismos, que, ou iludem, ou mascaram relações precárias de trabalho.

Alternativas
Comentários
  • Ao contrário, a Gestão por Competências até diminui a ambiguidade e subjetividade nos processos de Avaliação de Desempenho e Recrutamento e Seleção.

  • "A gestão do desempenho humano no trabalho sempre constituiu tema controverso nas organizações. As distorções e a subjetividade inerentes a muitos instrumentos de avaliação do desempenho contrapõem-se às necessidades de mensuração de resultados, levando a conflitos".

    "(...) entendemos competências humanas ou profissionais como combinações sinérgicas de conhecimentos, habilidades e ati- tudes, expressas pelo desempenho profissional dentro de determinado contexto organizacional, que agregam valor a pessoas e organizações (Carbone, Brandão e Leite, 2005). São reveladas quando as pessoas agem ante as situações profissionais com as quais se deparam (Zarifian, 1999) e servem como ligação entre as condutas individuais e a estratégia da organização."  

    "É importante ressaltar que alguns autores associam o conceito de com- petência não apenas a pessoas, mas também a equipes de trabalho ou a or- ganizações. Le Boterf (1999), por exemplo, sustenta que em cada equipe de trabalho se manifesta uma competência coletiva, que emerge das relações so- ciais que se estabelecem no grupo e da sinergia entre as competências indivi- duais de seus membros. Prahalad e Hamel (1990), por sua vez, referem-se à competência como um atributo da organização, que a torna eficaz e permite a consecução de seus objetivos estratégicos. É possível, então, classificar as competências como humanas (ou profissionais) e organizacionais (Brandão e Guimarães, 2001)."

     "Carbone, Brandão e Leite (2005) comentam que identificar as com- petências necessárias à consecução dos objetivos organizacionais constitui uma das etapas mais importantes desse processo. Para essa identificação, geralmente é realizada, primeiro, uma pesquisa documental, que inclui a análise do conteúdo da missão, da visão de futuro, dos objetivos e de outros documentos relativos à estratégia da organização. Depois, realiza-se a cole- ta de dados com pessoas-chave da organização, para que tais dados sejam cotejados com a análise documental, conforme proposto por Bruno-Faria e Brandão (2003). Podem ser utilizados, ainda, outros métodos e técnicas de pesquisa, como a observação (participante ou não), entrevistas, grupos fo- cais e questionários".