SóProvas


ID
871540
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca de saúde do trabalhador, julgue os itens subsequentes.

O distanciamento entre o trabalho prescrito e o real prejudica a saúde mental do trabalhador.

Alternativas
Comentários
  • A divisão do trabalho separa de forma radical a concepção da execução. A partir desta concepção de trabalho e dos meios de produção, surge o trabalho prescrito, ou seja, a prescrição literal da maneira como o trabalho deve ser executado: a forma de utilização das máquinas, os instrumentos de trabalho, o tempo e espaço para a realização de cada operação, enfim, os modos operatórios. Porém, o trabalho prescrito não corresponde ao real, que é o efetivamente realizado pelo trabalhador por diversas questões (Daniellou et al.,1989).
  • Errada.

    O distanciamento entre o trabalho prescrito e o real pode contribuir para a saúde mental do trabalhador, pois é a forma que ele encontra para expressar a sua subjetividade e desenvolver o trabalho de forma singular. 

  • Pelo que eu sei a discrepância entre o trabalho prescrito e o trabalho real é o que causa sofrimento ao trabalhador. 

    Não?

    Gabarito deu como ERRADO!

  • Questão errada.

    Nem sempre o distanciamento entre o trabalho real e prescrito prejudica a saúde mental do trabalhador. Esse distanciamento PODE vir a prejudicar.  Tanto o distanciamento pode ser para uma maior carga de trabalho que a prescrita quanto pode ser para uma menor carga.

  • Trabalho Prescrito refere-se a maneira como o trabalho deve ser executado, o modo de utilizar as ferramentas e as máquinas, o tempo concedido para cada operação, os modos operatórios e as regras a respeitar.

  • Daniel caus,  mas a questão não diz que isto fato sempre ocorre.... 

  • Não consigo concordar com o gabarito.

     

    Imagime essa situação numa organização burocrática em que os processos são formalizados, ou seja, onde a coisa é claramente prescrita em detrimento da liberdade criativa do trabalhador.

    Se o trabalhador assumir essa liberdade, o conflito está armado por quebra de protocolo. O sofrimento é uma consequência.

     

  • CONCORDO COM ESSA :

    O distanciamento entre o trabalho prescrito e o real pode contribuir para a saúde mental do trabalhador, pois é a forma que ele encontra para expressar a sua subjetividade e desenvolver o trabalho de forma singular. 

  • Resposta da Dani Caus é a resposta coerente.

  • Mesmo diante das discrepâncias entre trabalho prescrito e o real, se houver liberdade de negociação das tarefas e uma certa autonomia do sujeito em relação á execução delas, o sofrimento gerado será convertido em algo positivo. É o que o Dejours denominou de sofrimento criativo.

    Fonte: meus resumos, com base no cursinho da prof. Monique Mistura.

    Bons estudos...