SóProvas


ID
871555
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca do recrutamento e seleção de pessoas no setor público,
julgue os itens subsequentes.

A seleção de pessoas é um processo decisório que se baseia em dados e avaliações subjetivas, que possibilitam análise acurada das competências do candidato e de suas prováveis contribuições para o sucesso da instituição.

Alternativas
Comentários

  • Claro que o erro está em dizer que a seleção é um processo subjetivo, pois é um processo de comparação e decisão objetiva.
  • A seleção de pessoas é um processo decisório que se baseia em dados e avaliações subjetivas, que possibilitam análise acurada das competências do candidato e de suas prováveis contribuições para o sucesso da instituição. ERRADO.

    Chiavenato (2009) define: 

    Seleção: é uma atividade obstativa, de escolha, opção e decisão, de filtragem da entrada, de classificação e, portanto, restritiva. Ou seja, escolher dentre os candidatos recrutados aqueles que tenham maiores probabilidades de ajustar-se ao cargo vago e desempenhá-lo bem.

    Pontes (2005) nos alerta para os cuidados a serem tomados no processo de seleção: Todo o processo de seleção esconde, atrás das técnicas, aspectos subjetivos na coleta e interpretação de informações que determinam a tomada de decisão na escolha do candidato. Neutralizar os aspectos subjetivos, ou talvez melhor, minimizar esses aspectos, somente é possível com um trabalho compartilhado entre os técnicos de recrutamento e seleção, as chefias, o serviço médico, enfim, entre todos os que participam diretamente do processo de seleção.  

     

     

  • Questão errada

    A seleção de pessoas é um processo decisório que se baseia em dados e avaliações OBJETIVAS, que possibilitam análise acurada das competências do candidato e de suas prováveis contribuições para o sucesso da instituição.

  • Existem aspectos SUBJETIVOS sim!!! Por isso os candidatos passam por vários entrevistadores. Esse é um mecanismo para diminuir essa subjetividade. Eu brigaria por conta dessa questão se fosse errada.


    Pontes (2005) nos alerta para os cuidados a serem tomados no processo de seleção: Todo o processo de seleção esconde, atrás das técnicas, aspectos subjetivos na coleta e interpretação de informações que determinam a tomada de decisão na escolha do candidato. Neutralizar os aspectos subjetivos, ou talvez melhor, minimizar esses aspectos, somente é possível com um trabalho compartilhado entre os técnicos de recrutamento e seleção, as chefias, o serviço médico, enfim, entre todos os que participam diretamente do processo de seleção. 

  • O erro da questão está em afirmar que é uma análise ACURADA. Claro q não, né pessoal! Um erro grotesco nessa questão.

    O resto está certo.
  • 2 erros:

     

    1) as avaliações psicológicas são objetivas, embasadas cientificamente;

    2) a expressão "análise acurada" entra em contradição com a expressão "avaliações subjetivas".

        O termo "acurado" contém a ideia de precisão e, consequentemente, de objetividade.

     

     

    * GABARITO: ERRADO.

     

    Abçs.