"Analisar um cargo significa detalhar o que o cargo exige de seu ocupante em termos de conhecimentos, habilidades e capacidades, para que possa desempenhá-lo adequadamente.
Descrever um cargo significa relacionar o que o ocupante faz, como faz, sob quais condições faz e por que faz. A descrição de cargo é um retrato simplificado do conteúdo e das principais responsabilidades do cargo. Ela define o que o ocupante faz, quando faz, como faz, onde faz e por que faz.
Embora sejam intimamente relacionadas, a diferença é que, enquanto a descrição de cargos focaliza o conteúdo do cargo (o que o ocupante faz, quando faz, como faz e por que faz), a análise de cargos procura determinar os requisitos físicos e mentais que o ocupante deve possuir, as responsabilidades que o cargo lhe impõe e as condições em que o trabalho deve ser feito."
(RIBAS, A.; SALIM, C. Gestão de Pessoas para Concurso. Salvador: Alumnus, 2013, p. 126-128).
TRADUZINDO...
1º vc descreve o cargo (saber sobre o conteúdo do cargo. O que o cargo exige) e, depois, analisa, procurando saber se o perfil do candidato ou do ocupante harmoniza com o que o cargo exige.
Considerando a posição dos autopes acima, não tem como o gabarito estar certo.
No entanto, se o CESPE encontra uma fundamentação para o gabarito que ela impõe, não nos resta outra coisa se não engolir isso que está aí.
Abçs.