SóProvas


ID
872155
Banca
FCC
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2013
Provas
Disciplina
Relações Internacionais
Assuntos

A Presidente do Brasil afirmou, em 31 de julho de 2012, no Palácio do Planalto, após a Cúpula Extraordinária do Mercosul, que, para o bloco, tem significado histórico o ingresso

Alternativas
Comentários
  • ENTRADA DA VENEZUELA NO MERCOSUL TEM SIGNIFICADO HISTÓRICO, afirma Presidenta Dilma “A presidenta Dilma Rousseff afirmou ontem (31 jul), no Palácio do Planalto, após a ‘Cúpula Extraordinária do Mercosul’, que o ingresso da Venezuela no bloco, oficializado na quinta-feira, tem significado histórico. Segundo a presidenta, a Venezuela vai fortalecer o bloco, que se consolida como potência energética. “Foi uma honra e uma satisfação presidir esta reunião do Mercosul, que tem significado histórico. A Venezuela torna-se o 5º Estado Parte do Bloco. Esta é a primeira ampliação de nosso bloco, desde a sua criação, em 1991. Na qualidade de presidenta Pro Tempore do Mercosul, damos as boas-vindas ao povo venezuelano, por intermédio do presidente Hugo Chávez. Há tempos desejamos um Mercosul ampliado em suas fronteiras e com capacidades acrescidas”, disse. Segundo Dilma, o Mercosul inicia nova etapa com o ingresso da Venezuela, passando a contar com população de 270 milhões de habitantes e PIB em torno de US$ 3 trilhões, o que representa cerca de 83% do PIB sul-americano e 70% da população da América do Sul. A presidenta disse; ainda; que Mercosul se torna um dos principais produtores mundiais de alimentos e de minérios. Dilma também comentou a situação do Paraguai, suspenso provisoriamente do Mercosul por causa do processo político que levou, em junho deste ano, ao [meteórico e sem direito de defesa] processo de impeachment do então presidente paraguaio Fernando Lugo. A suspensão vigora até abril de 2013, quando ocorrem as eleições presidenciais naquele país. Dilma disse esperar que o Paraguai normalize sua situação. “O governo brasileiro, assim como os demais países que integram o Mercosul, apresentamos com toda a clareza nossa visão no que se refere à situação no Paraguai. O que moveu a totalidade da América do Sul foi compromisso inequívoco com a democracia. Os países do Mercosul, assim como os da Unasul, têm agido de forma coordenada nessa questão com o sentido único de preservar e fortalecer a democracia em nossa região (…) Nossa perspectiva é que o Paraguai normalize sua situação" Resposta Letra C
  • Sei que esse comentário pode não dizer muita coisa, mas para lembrar dos países que compõe o Mercosul podemos dispor de uma simples frase:

    VA PARA U BRASIL


    V = VENEZUELA
    A = ARGENTINA
    PARA = PARAGUAI
    U = URUGUAI
    BRASIL

    E os países associados é lembrar da frase: BOLINHO DE CHUVA EQUAN PERU ASSADO

    BOLINHO =BOLIVIA
    CHUVA =CHILE
    EQUAN =EQUADOR
    PERU =PERU
    ASSADO =ASSOCIADOS
  • Os países que até então faziam parte do Mercosul eram BRA, ARG, URU e PAR.
    Os três primeiros foram a favor da entrada da Venezuela, mas o PAR, alegando existir na VEN um regime anti-democrático, votou contra a entrada deste país. Os quatro membros possuem poder de veto e com a decisão do PAR, a VEN não entraria.

    Como o mundo dá voltas, eis que o PAR destitui do cargo o até então presidente Fernando Lugo, acusando-o de ser não cumprir com seu papel diante do massacre de sem-terra, sem oferecer tempo insuficiente para se defender; caracterizando um golpe.

    O mesmo motivo que o PAR alegou para não permitir a entrada da VEN no bloco, foi então o mesmo que BRA/ARG/URU, utilizaram para afastar o PAR do bloco. Aproveitando este período de afastamento; votaram a entrada da VEN no bloco facilmente.