SóProvas


ID
872287
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

No que se refere a instrumentos e técnicas presentes nos processos de intervenção do assistente social, julgue o item seguinte.

Ao conduzir uma entrevista no âmbito judicial, o assistente social deverá solicitar ao entrevistado que repita as informações já fornecidas anteriormente para outro profissional e(ou) que constam nos autos do processo, como mecanismo de verificação da confiabilidade das informações.

Alternativas
Comentários
  • A entrevista como instrumento do Serviço Social não se resume a coleta de dados ou método interrogatório; constitui uma atividade profissional com objetivos a serem alcançados e é informada por princípios éticos específicos e critérios técnicos

     

     

    http://www.tjsp.jus.br/Download/Corregedoria/pdf/Material_Capacitacao.pdf

  • Segundo nos informa Eunice Teresinha Fávero (Instruções sociais de processos, sentenças e decisões. In: Serviço Social: Direitos Sociais e Competências Profissionais. CFESS/ABEPSS, 2009), a realização da entrevista já pressupõe que há uma finalidade, um objetivo que se deseja alcançar com a execução da mesma. A autora nos informa que o primeiro passo para realizar uma entrevista é buscar informações acerca do entrevistado que já constem nos autos dos processos ou em relatório emitidos por outros profissionais de forma que a entrevista possa avançar e que o entrevistado não necessite repetir tais informações. Portanto, a assertiva acima está errada já que não se deve solicitar que o usuário repita as informações que já constam no judiciário e que a atuar como inquiridor ou de forma policialesca é vedado ao profissional de Serviço Social.


    RESPOSTA: ERRADO
  • Favero (2009), ressalta que não poderá ser repetida as informações, já que todas elas constam nos autos suplementares do processo judicial. Além de que, não se pode repetir muitas perguntas a pessoa, evita desgastes ao entrevistado/a, em contar por exemplo, como aconteceu uma agressão ou algo pior. 

  • Cespe 2012

    Na condução de entrevista no contexto judicial, recomenda-se ao assistente social colher informações sobre os antecedentes do entrevistado, evitando, dessa forma, que este seja obrigado a repetir informações que já constem dos autos processuais.