SóProvas


ID
872311
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Julgue o item subsecutivo, que trata da dimensão investigativa e interventiva do assistente social direcionada a distintas manifestações da questão social.

A pesquisa avaliativa é considerada intermediária entre a pesquisa acadêmica e a avaliação normativa convencional nas organizações.

Alternativas
Comentários
  • A pesquisa avaliativa é um instrumento promissor para a qualificação das políticas e programas sociais, sublinhando-se o  compromisso político de quem a conduz e demanda, bem como a potencialidade da sua aplicação em diferentes realidades.


  • No campo teórico da avaliação, a despeito das discussões conceituais acerca do que é avaliação, é consenso que, essencialmente, se trata de realizar um julgamento de valor sobre uma intervenção que seja capaz de produzir informações cientificamente válidas e socialmente reconhecidas sobre a intervenção ou sobre algum de seus componentes (Brousselle et al., 2011). 

    A avaliação pode ser de dois tipos: avaliação normativa ou pesquisa avaliativa. Este estudo caracterizou-se como uma pesquisa avaliativa, pois através de procedimentos científicos buscou-se compreender o “como” e o “porque” (Brousselle et al., 2011) das mudanças ocorridas no processo de implantação nos campos da intervenção, no caso da EBBS, os municípios piloto. O percurso histórico dos processos de avaliação pode ser dividido em quatro gerações, sendo que cada uma privilegia um dos seguintes aspectos: mensuração, descrição, julgamento e negociação (Brousselle et al., 2011). 

    A avaliação que tem seu foco na negociação, e que foi empregada nesta pesquisa avaliativa, é denominada avaliação de quarta geração. Esta perspectiva avaliativa pressupõe, em seu processo, trocas e tomadas de decisões compartilhadas entre os avaliadores e os envolvidos na intervenção. Sem perder seu caráter científico, ela não se distancia de sua função social e política, considerando não somente os fatos, mas também os contextos onde se dão as atividades da intervenção avaliada (Guba & Lincoln, 2011). Consideramos que a avaliação deve ter a função de gerar análises sobre os processos de trabalho e efeitos de aprendizagens, com intuito de possibilitar decisões coletivas nas quais diferentes atores se responsabilizem por juntos promover mudanças (Passos & Benevides, 2009). 

  • http://books.scielo.org/id/3zcft/pdf/hartz-9788575414033-04.pdf,  texto muito bom sobre avaliação

  • No Brasil e no mundo existe a tradição de utilizar uma pesquisa avaliativa (intermediária entre pesquisa acadêmica e a avaliação normativa convencional) em pesquisas da ciência social e da saúde. 
    A pesquisa avaliativa é uma forma de pesquisa social aplicada, sistemática, planejada e dirigida; destinada a identificar, obter e proporcionar de maneira válida e confiável dados e informações suficientes e relevantes para apoiar um juízo sobre o mérito e o valor de diferentes componentes de um programa, ou de um conjunto de atividades especificas que se realizam, foram realizadas ou se realizarão com o propósito de produzir efeitos e resultados concretos; comprovando a extensão e o grau em que se deram essas conquistas, de forma tal que sirva de base ou guia para uma tomada de decisão racional e inteligente entre cursos de ação, ou para solucionar problemas e promover o conhecimento e a compreensão dos fatores associados ao êxito ou ao fracasso de seus resultados. Os tipos gerais de pesquisa avaliativa são: pesquisa temática focal ou exploratória como subsidio para avaliação, pesquisa avaliativa propriamente dita, seguimento e/ou supervisão.

    VASCONCELOS, E. M. Complexidade e Pesquisa Interdisciplinar. Petrópolis: Vozes, 2002. (pp. 140 – 169) 
  • O que é a pesquisa avaliativa?

    No que tange à pesquisa avaliativa, podemos apreendê-la como a aplicação sistemática de procedimentos oriundos das ciências sociais.

    Para que serve?

    Para fazer julgamentos sobre os programas de intervenção, analisando as bases teóricas, o processo operacional e a implementação dos mesmos em sua interface com o contexto no qual os constituem. Conforme as perspectivas dos diferentes atores envolvidos no programa, as estratégias de pesquisa avaliativa podem desdobrar-se na análise estratégica, de implantação, de desempenho e dos efeitos das ações.

    Contribuição teórico-conceitual para a pesquisa avaliativa no contexto de vigilância da saúde

    Antônio Luis Vicente Arreaza; José Cássio de Moraes

  • Risco de controle não está dentro dos riscos de auditoria , como o risco de detecção ?