SóProvas


ID
872458
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Considerando a evolução da administração, suas principais abordagens e o desenvolvimento da administração pública no Brasil, julgue o item a seguir.

A administração pública gerencial é autorreferente, assim como a administração pública burocrática, visto que ambas reafirmam o poder do Estado sobre o cidadão.

Alternativas
Comentários
  • A administração pública gerencial é autorreferente, assim como a administração pública burocrática, visto que ambas reafirmam o poder do Estado sobre o cidadão.
    Errado, apenas a administração pública burocrática é auto- referida, pois o excesso de regras a rígidez nos procedimentos é bom apenas para a administração. Já na administração pública gerencial se busca a simplificação dos processos administrativos e a promoção da eficiência, pautada no modelo cliente- cidadão, dentro do modelo gerencial, a melhoria da qualidade dos serviços prestados ao cidadão assume um papel muito importante. Tratou-se de abandonar o caráter auto- referido da da adminsitração burocrática voltada exclusivamente aos interesses do aparelho do Estado, para colocar em prática novas ideias gerenciais, oferencendo à socidade um serviço público de melhor qualidade, em que todas as atenções são voltadas aos cidadãos.

    para Revista doServiçoPúblico Ano 51 Número 3 Jul-Set 2000 Marcelo JamesVasconcelosCoutinho ébacharel emCiênciaPolítica,consultor emestrando emRelaçõesInternacionaisno Instituto deCiência Políticada Universidadede Brasília.Contatos:marceloj@unb.br                
  • Administração Burocrática

    Conceito

    Burocracia é administração da coisa pública por funcionário sujeito a hierarquia e regulamento rígidos, e a uma rotina inflexível. Recebe o significado abrangente de classe dos burocratas. Identifica-se com grande influência ou prestígio de uma estrutura complexa de departamentos na administração da coisa pública.

    A administração pública burocrática distingue claramente o público e o privado. Nela há separação entre o político e o administrador público. Aqui se deu o surgimento de burocracias públicas compostas por administradores profissionais com recrutamento e treinamento específicos. O relacionamento entre estas pessoas e os políticos devia ser marcado pela neutralidade dos primeiros. Os Estados democráticos, durante o século XX, tinham como principal modelo de administração pública.
     

    Administração Gerencial

    Conceito

    Administração pública gerencial é aquela construída sobre bases que consideram o Estado uma grande empresa cujos serviços são destinados aos seus clientes, outrora cidadãos; na eficiência dos serviços, na avaliação de desempenho e no controle de resultados, suas principais características.

    A Administração gerencial seria conseqüência dos avanços tecnológicos e da nova organização política e econômica mundial, para tornar o Estado capaz de competir com outros países.

  • Assertiva errada. Por muito tempo a administração pública no Brasil se serviu do modelo weberiano: a burocracia. Esse modelo foi um grande avanço no que se diz respeito a administração do patrimônio público já que no modelo anterior, o patrimonialista. Neste, reinava a pessoalidade, nepotismo, corrupção e outros congêneres, porque não havia distinção entre a coisa pública e a coisa do soberano. Então, o modelo burocrático com seus ideais de proficionalização dos servidores públicos, o formalismo e a impessoalidade veio como a solução para os problemas da época. Apesar da evolução, o modelo burocrático-weberiano possuia sérias disfunções: lentidão por causa excessivo "respeito" à hierarquia; seu alto custo com várias origens; e sua auto-referência já que veio para organizar o Estado mais do que para servir o cidadão. Então, a casa estando arrumada, foi possível surgir uma novo modelo: o gerêncial. Este é mais rápido, eficiente, com serviços de qualidade e baixo custo na prestação de serviços à socidade. Neste ponto é possível perceber que a administração pública gerencial não é auto-referida, mas teve origem  na necessidade de melhor atendimento das necessidades da sociedade.
  • Autorreferência no sentido do enunciado é quando uma consequência se torna causa, ou seja, há uma inversão nexo entre elas. O natural é que haja uma causa para que a consequência seja "gerada". No caso da Administração Burocrática, existia uma grande ênfase nos meios, (nos métodos, nos processos) o que tornava os resultados (fins) praticamente irrelevantes. Em outras palavras, a Adm Burocrática existia para ela mesma, não fazendo jus à boa parte do interesse público relativo à prestação de serviços de qualidade e com prestreza (eficiência).

    A forma de legitimação da gestão burocrática é o controle de procedimentos, controle de meios, na forma determinada por lei.

    A forma de legitimação da gestão gerencial é o controle dos resultados. Recursos otimizados, com base no princípio da eficiência.


  • A qualidade fundamental da administração pública
    burocrática é a efetividade no controle dos abusos; seu defeito, a
    ineficiência, a auto-referência, a incapacidade de voltar-se para o
    serviço aos cidadãos vistos como clientes. Este defeito, entretanto, não
    se revelou determinante na época do surgimento da administração
    pública burocrática porque os serviços do Estado eram muito reduzidos.
    O Estado limitava-se a manter a ordem e administrar a justiça, a
    garantir os contratos e a propriedade.
  • Errado , A Administração Pública Burocrática surge para combater a corrupção e o nepotismo do modelo anterior, o patrimonialismo. Os controles administrativos funcionam previamente, para evitar a corrupção. Existe uma desconfiança prévia dos administradores públicos e dos cidadão que procuram o Estado com sues pleitos. São sempre necessários, por esta razão, controles rígidos em todos os processos, como na admissão de pessoal nas contratações do Poder Público e no atendimento da população.
     
    Já quanto a Administração Pública Gerencial prioriza a eficiência da Administração, o aumento da qualidade dos serviços e a redução dos custos. Busca-se desenvolver uma cultura gerencial nas organizações, com ênfase nos resultados, e aumentar a governança do Estado, isto é, a sua capacidade de gerenciar com efetividade e eficiência. O cidadão passa a ser visto com outros olhos, tornando-se peça essencial para o correto desempenho da atividade pública, por ser considerado seu principal beneficiário, o cliente dos serviços prestados pela Estado.
  • Voltada para o atendimento das necessidades do cidadão-cliente. A questão busca confundir conceitos de Administração Geral com Direito Administrativo, quando nessa disciplina se afirma a supremacia do interesse público sobre o particular.

  • Gabarito:E

    Somente a administração burocrática é autorreferente. A burocracia, a partir do apego pelo controle, acabar por transformar esse meio em um feio. O controle passa a ser a finalidade da Administração, esquecendo-se do cidadão.Com isso, a burocracia passa a se preocupar com a própria burocracia, sendo autorreferente.

    Fonte:Prof. Vinicius Oliveira Ribeiro,Ponto dos Concursos.
  • Diferenças entre a Administração Pública Burocrática e a Gerencial 

    Administração Pública Burocrática  

    • Concentra-se no processo. 

    • É auto-referente.  

    • Definição de procedimentos para 

    contratação de pessoal, compra de bens 

    e serviços. 

    • Satisfaz as demandas dos cidadãos. 

    • Controle de procedimentos. 

    Administração Pública Gerencial 

    • Orienta-se para resultados. 

    • Orientada para o cidadão. 

    • Combate o nepotismo e a corrupção. 

    • Não adota procedimentos rígidos. 

    • Definição de indicadores de desempenho 

    - utilização de contratos de gestão 

    Fonte: Ponto dos concursos. 

    Força e fé !!!

    Abs

  • https://www.tecconcursos.com.br/dicas-dos-professores/administracao-publica-para-mpu-revisao-em-exercicios

    dicas muito boas!!

  • O modelo gerencial, em sua fase inicial, implica administrar a res publica de forma semelhante ao setor privado, de forma eficiente, com a utilização de ferramentas que consigam maximizar a riqueza do acionista ou a satisfação do usuário(considerando-se a realidade do serviço público).Nesse sentido,buscar-se-á a adoção de uma postura mais empresarial, mais empreendedora, aberta a novas ideias e voltada para o incremento na geração de receitas e maior controle dos gastos públicos.

    fonte: CHIAVENATO

  • O CESPE como sempre mudando os conceitos tentando induzir ao erro A ADM publica burocrática é auto referente, lembre de Weber ele falava da adm publica e A ADM publica gerencial foca no cidadão gerencial vem de gerente assemelha com gente nós somos cidadãos!!! 

  • ADMINISTRAÇÃO BUROCRÁTICA: RÍGIDA --> RESISTÊNCIA ÀS MUDANÇAS.

    ADMINISTRAÇÃO GERENCIAL: FLEXIVEL  --> ADAPTATIVA ÀS MUDANÇAS.

     

     

     

    GABARITO ERRADO 

  • ERRADO. A administração pública burocrática é autorreferente. Já a administração pública gerencial possui como foco o cidadão (cliente-cidadão).

  • Excelente o comentário do 

    Ricardo Barbosa :)

  • autorreferente = buracracia (só)

  • Modelo Burocrático

    Autorreferida (Processos e Tarefas)

    Modelo Gerencial

    → Fins (Resultados)

    Gab. E