SóProvas


ID
872485
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Com relação à ferramenta de gestão denominada balanced scorecard, julgue os itens subsequentes.

A descentralização da autoridade ocorre por meio do processo de delegação, com a transferência do poder de decisão para a execução de tarefas específicas.

Alternativas
Comentários
  • correta. A descentralização consiste em distribuir o poder decisório para os níveis mais baixos da organização fazendo com que decisões e fatos estejam mais próximos. Quanto maior for o nível de descentralização, maior será o número de decisões tomadas nos níveis inferiores das organizações. Com a descentralização exige-se menos supervisão.
  • Isso não seria empoweremente?
    Alguem poderia tirar essa duvida?
  • O empowerment não deixa de ser uma forma de descentralização. Neste, a descentralização visa delegar o poder de decisão a todos os níveis enquanto a simples descentralização de autoridade pode ocorrer em qualquer nível, não necessariamente em todos. 

    Empowerment , ou delegação de autoridade, é uma abordagem a projetos de trabalho que se baseia na delegação de poderes de decisão, autonomia e participação dos funcionários na administração das empresas. Analisa-se o desenvolvimento, ou grau de maturidade, do empowerment na organização avaliando o estágio evolutivo em que se encontram as áreas de gestão, as configurações organizacionais, as estratégias competitivas, a gestão de recursos humanos e a qualidade.

    O empowerment se assenta em quatro bases principais:

    1. Poder – dar poder às pessoas, delegando autoridade e responsabilidade em todos os níveis da organização. Isso significa dar importância e confiar nas pessoas, dar-lhes liberdade e autonomia de ação.
    2. Motivação – proporcionar motivação às pessoas para incentivá-las continuamente. Isso significa reconhecer o bom desempenho, recompensar os resultados, permitir que as pessoas participem dos resultados de seu trabalho e festejem o alcance das metas.
    3. Desenvolvimento – dar recursos às pessoas em termos de capacitação e desenvolvimento pessoal e profissional. Isso significa treinar continuamente, proporcionar informações e conhecimento, ensinar continuamente novas técnicas, criar e desenvolver talentos na organização.
    4. Liderança - proporcionar liderança na organização. Isso significa orientar as pessoas, definir objetivos e metas, abrir novos horizontes, avaliar o desempenho e proporcionar retroação.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Empowerment
  • Q290826 - A descentralização da autoridade ocorre por meio do processo de delegação, com a transferência do poder de decisão para a execução de tarefas específicas.
    GABARITO: Certo 

    Portanto, o conceito de descentralização está contido no conceito de delegação (Essa também parece ser a opinião de 
    CHIAVENATTO, Idalberto, 2008, p. 159, ao final reproduzida).

    Q162255 - Para a ciência da administração, realiza uma delegação o gestor que decide pela transferência de atribuições de um órgão para outro da organização.
    GABARITO: Errado


    Alguém explica? Segue abaixo boa doutrina alusiva ao tema.


    Conceito de órgão público (MEIRELLES, Hely Lopes. Direito Administrativo Brasileiro, 2008, p. 68) - "Centro de competência instituído para o desempenho de funções estatais, através de seus agentes, cuja atuação é imputada à pessoa jurídica a que pertencem". 

    Conceito de CHIAVENATTO, Idalberto, 2008, p. 159, para delegação: "processo de transferir autoridade e

    responsabilidade para posições inferiores na hierarquia". Tal autor ainda consigna o seguinte, na página 163: 
    A organização, como um organismo vivo, deve estar apta para se ajustar e expandir-se continuamente para sobreviver e crescer. O crescimento é um sinal de vitalidade e de garantia de sobrevivência. Para não atrofiar essa vitalidade com sobrecarga de trabalho e estagnação, a delegação de autoridade parece ser a resposta correta para o esforço total da organização".
  • Lembrando que na delegação estão compreendidos dois aspectos: autoridade e responsabilidade.
  • CERTA

    Segundo Stoner (1992), delegação é a “atribuição, a outra pessoa, da autoridade formal e da responsabilidade por realizar atividades específicas”.
  • Gabriel, 

    Com relação a questão citada por você:

    Q162255 - Para a ciência da administração, realiza uma delegação o gestor que decide pela transferência de atribuições de um órgão para outro da organização.
    GABARITO: Errado

    Temos que separar os conceitos de direito administrativo de administração geral, nesta delegar é somente para subordinados hierarquicamente e transferir atribuições de um órgão para outro dentro da organização é um ato da função organização. Já no direito a delegação pode ocorrer para órgãos não subordinados, veja:

    Lei 9.784, "Art. 12. Um órgão administrativo e seu titular poderão, se não houver impedimento legal, delegar parte da sua competência a outros órgãos ou titulares, ainda que estes não lhe sejam hierarquicamente subordinados, quando for conveniente, em razão de circunstâncias de índole técnica, social, econômica, jurídica ou territorial."


  • O que essa questão  tem a ver com BSC??? Rsrs

  • A descentralização engloba necessariamente a delegação de poder. Assim, o chefe transfere para seus subordinados uma parcela de autoridade e de responsabilidade para que este possa executar melhor a sua atividade. 


    Isto favorece uma tomada de decisão mais rápida peça organização, pois o funcionário diretamente ligado ao problema estará responsável por resolver os mesmos.

     O gabarito é mesmo questão certa. 

  • (CERTA) DELEGAÇÃO

    Segundo Oliveira (2010, p. 189) Delegação é o processo de transferência de determinado nível de autoridade de um chefe para seu subordinado, criando o correspondente compromisso pela execução da tarefa delegada.

    Em outras palavras delegação é o processo de transmitir certas tarefas e obrigações de uma pessoa para outra, em geral, de um superior para um colaborador. Aquele que recebe o poder delegado tem autoridade suficiente para concluir o trabalho, mas aquele que delega fica com a total responsabilidade pelo seu êxito ou fracasso.

    A delegação trata-se de uma construção coletiva, que passa pela criação de condições internas favoráveis que quebrem paradigmas e hierarquias, beneficiando o cliente. Delegação, no entanto, não é transferir obrigações, responsabilidades e depois largar. É preciso acompanhar e apoiar nas dificuldade


  • Conforme o prof. Carlos Xavier (estrategia concursos), a delegação transfere apenas a competencia para alguem hierarquicamente inferior, porém a responsabilidade  permaneceria com a autoridade delegante.

    Na descentralização, há transfere tanto a competencia quanto a  responsabilidade.

    Baseado nesse ensinamento, considerei a afirmativa errada por julgar que ela misturou os dois conceitos.

  • Já vi algumas questões do CESPE em que se fala das diferenças entre descentralização e delegação que são apontadas por alguns autores (para Administração Geral, não Administração Pública). Se fosse se basear nessas questões, uma nunca poderia ser feita por meio da outra já que são coisas diferentes. Nesse caso, essa afirmativa estaria errada.

     

    Descentralização: EM GERAL É ESCRITA

    1.Ligada ao cargo;

    2.Geralmente, atinge vários níveis hierárquicos;

    3. Caráter mais formal;

    4. Menos pessoal;

    5. Mais estável no tempo.

    Delegação: PODE SER ESCRITA OU VERBAL

    1. Ligada à pessoa;

    2. Atinge um nível hierárquico;

    3. Caráter mais informal;

    4. Mais pessoal;

    5. Menos estável no tempo.

     

     

  • A descentralização administrativa pressupõe a distribuição de competência para outra pessoa, física ou jurídica. Pode ser:

     

    Outorga (por serviços/legal) – o estado cria uma entidade e a ela transfere determinado serviço público – transfere a titularidade e a execução do serviço. É necessário a edição de uma lei que institua a entidade, ou autorize sua criação, por prazo indeterminado.

    Ex: toda a administração indireta.

     

    Delegação (colaboração) – o estado transfere por contrato (concessão ou permissão – prazo determinado) ou ato unilateral (autorização – prazo indeterminado), unicamente a execução do serviço (não a titularidade), sob sua fiscalização.

     

    Contudo, não podemos confundir a descentralização com a delegação. Para Cury (2012, p. 215), “a descentralização tem caráter permanente e é impessoal, enquanto a delegação tem caráter transitório e é quase sempre pessoal, nominal. Na descentralização, a autoridade passa para o nível subordinado as atribuições e responsabilidades, enquanto na delegação a autoridade continua responsável pela tarefa cometida a seu subordinado.” (grifos nossos)

  • GAB:C

    NA DELEGAÇÃO--->  competência pode ser delegada, mas a responsabilidade não


    NA DESCENTRALIZAÇÃO--> tanto a competência quanto a responsabilidade são entregues a uma parte específica da organização

  • CERTO 

     

    Delegação= Delega apenas a competência

     

    Descentralização= Descentraliza tanto a competência como a responsabilidade

  • Certo.

    Delegação: transferência da autoridade, de caráter temporário.

    Descentralização: transferência da responsabilidade e da autoridade, de caráter permanente.