SóProvas


ID
872527
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Acerca dos preceitos da gestão da qualidade e do modelo de excelência gerencial, julgue os itens a seguir.

O processo de avaliação da gestão pública, realizado pela Secretaria de Gestão Pública (SEGEP), é uma ferramenta que identifica os pontos fortes e os aspectos gerenciais menos desenvolvidos nas organizações públicas.

Alternativas
Comentários
  • Avaliação Continuada da Gestão Pública

    Na Autoavaliação são identificados os pontos fortes e os aspectos gerenciais menos desenvolvidos das organizações públicas brasileiras, que devem ser objeto das ações de aperfeiçoamento.

    Cada organização conduz o seu processo de avaliação, utilizando osInstrumentos para Avaliação da Gestão Pública de 1000 pontos, de 500 pontos ou de 250 pontos, dependendo da experiência da instituição em avaliação e do nível de gestão atingido em avaliações anteriores.  Esse processo de avaliação é aplicável a todas as organizações públicas que desejarem avaliar seus sistemas de gestão. Quando se tratar da primeira avaliação é recomendável a utilização do Instrumento para Avaliação da Gestão de 250 Pontos.

    Fonte: site http://www.gespublica.gov.br

  • Está errada porque seria um processo feito na autoavaliação e não feita pela SEGEP?
  • O erro da questão está no trecho "realizado pela Secretaria de Gestão Pública (SEGEP)".
    Não é competencia da SEGEP realizar a avaliação da gestão pública nas organizações públicas. Compete à Segep formular políticas e diretrizes para a gestão pública e de pessoal. Existem dois tipos de avaliação, a que é feita pelo próprio órgão, por meio de autoavaliação, e também tem a avaliação que é feita por uma banca examinadora, no caso em que a organização está concorrendo ao Prêmio Nacional da Gestão Pública. 
    A banca examinadora avalia as candidatas com base no Modelo de Excelência em Gestão Pública, alinhado com o modelo de excelência de gestão utilizado pelos setores público e privado.
    A questão estaria correta se tivesse falado da autoavaliação feita pela própria organização!
  • [...]  4.2.5 Aperfeiçoar a gestão de pessoas e das estruturas organizacionais e promover a inovação e a modernização da gestão pública (SEGEP)

    Melhorar a gestão pública significa atuar em questões estruturais de governança, nos grandes processos do governo, bem como na dimensão dagestão das organizações públicas. Significa desenvolver capacidades e instrumentos para subsidiar as decisões de alocação de recursos, analisar riscos, informar e qualificar o processo decisório, trabalhar de forma pró-ativa e coordenada no âmbito dos governos e incorporar metodologias, ferramentas e práticas modernas e alinhadas às necessidades e realidades da administração pública. Finalmente, significa contribuir para a construção de um modelo de atuação em bases integradas e cooperativas orientado para re sultados e com foco no cidadão.

    A recém-criada Secretaria de Gestão Pública - SEGEP possui competências para a formulação de políticas e diretrizes que abarcam as áreas de re cursos humanos, carreiras, estruturas remuneratórias, cargos em comissão e funções de confiança, estruturas organizacionais, projetos e ações estratégicos de inovação e aperfeiçoamento da gestão pública, gestão do conhecimento e cooperação em gestão pública, inclusive em nível internacional.

    Preponderantemente, faz-se necessário consolidar níveis de excelên cia na gestão pública permitindo a melhor atuação do governo em benefício da sociedade e um Estado democrático que cumpra sua função precípua de garantir a igualdade de oportunidades, a efetivação de direitos e o desenvolvimento sustentável.

    [...]
    Fonte: www.planejamento.gov.br

  • Avaliação Continuada da Gestão Pública

    Na Autoavaliação são identificados os pontos fortes e os aspectos gerenciais menos desenvolvidos das organizações públicas brasileiras, que devem ser objeto das ações de aperfeiçoamento.

    SERÁ QUE O ERRO FOI POR CAUSA DA FALTA DA PALAVRA "Avaliação Continuada da Gestão Pública"?
     

    Secretaria de Gestão

     

    A Secretaria de Gestão Pública (Segep) é resultado da fusão entre a Secretaria de Gestão (Seges) e parte da Secretaria de Recursos Humanos (SRH). Foi criada pelo Decreto nº 7.675, publicado no Diário Oficial da União do dia 23/01/2012, que promoveu a revisão da estrutura regimentar do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

    Compete à Segep formular políticas e diretrizes para a gestão pública e de pessoal. A Secretaria atua nas áreas de recursos humanos, carreiras, estruturas remuneratórias, cargos em comissão e funções de confiança. Trabalha, também, no âmbito das estruturas organizacionais, ações e projetos estratégicos de inovação e transformação da gestão pública.

    A Segep tem como meta orientar a ação do Estado para resultados no intuito de prestar bons serviços ao cidadão, dar atenção à qualidade do gasto público, melhorar as práticas de gestão, além de promover a eficiência dos serviços públicos federais.

    A SEGEP não realiza a Avaliação, ela tem como atribuição formular e orientar.

     

    Segep

     
  • O processo de avaliação da gestão pública é feito por meio do uso do

    MEGP, que é aplicado através de autoaplicação. Assim, a SEGEP não é

    responsável pela avaliação da gestão, mas sim cada órgão ou entidade pública

    participante se responsabiliza pela própria avaliação!


    fonte: administração geral e publica - apostila 11 - estratégia concursos.

  • Não precisa viajar na questão: "No processo de avaliação".... "ferramenta que identifica pontos fortes". Não é na avaliação que se identificam os pontos fortes, mas sim no planejamento.

     

  • Indicadores podem ser quantitativos ou qualitativos. São os parâmetros que permitem qualificar/quantificar um processo, medindo o grau de alcance dos objetivos e apontando a diferença entre a situação desejada e a real. Permite que se obtenham informação sobre características, atributos e RESULTADOS de um produto ou processo ao longo do tempo.

    A questão está errada porque associa "indicadores" a mapeamento, uma vez que este é realizado no início do planejamento e aquele é utilizado ao fim, já na etapa de avaliação.