SóProvas


ID
872569
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Julgue os itens a seguir, referentes à gestão de pessoas.

O responsável pela gestão de pessoas, segundo o atual paradigma da área, deverá capacitar o gerente intermediário para que ele seja proprietário de processos e líder de pessoas, e não mero seguidor de normas internas.

Alternativas
Comentários
  • O responsável pela gestão de pessoas, segundo o atual paradigma da área, deverá capacitar o gerente intermediário para que ele seja proprietário de processos e líder de pessoas, e não mero seguidor de normas internas.
    CORRETO.
    Essa questão nos deixa claro o novo padrão a ser seguido nos modelos de administração.
    O papel do líder no lugar do chefe.
    Como parte desta iniciativa, as empresas iniciaram programas para a preparação de líderes que tenham a capacidade de fazer aflorar essas caraterísticas na equipe. Tarefa essa que não é fácil, pois, muitas empresas confundem o papel da liderança com o papel do chefe e acabam correndo o risco de verem naufragar o desenvolvimento do clima organizacional e a criatividade, pois, o papel do chefe pode ter efeito inibidor sobre os colaboradores.
  • Só não entendi bem o que viria a ser, em termos práticos, esse "gerente intermediário" e "proprietário de processo".

  • Proprietário de processos acho que significa ter processos sob sua responsabilidade e gerente intermediário é o do nível técncio (nível intermediário), mas eu errei essa. Achei que tinha uma pegadinha no sentido de que pra mim o responsável pela gestão de pessoas tem função de STAFF e portanto não determina nada, poderia sugerir para o gerente de linha que os gerentes intermediários fossem capacitados. 
  • Assertiva CORRETA!

    O responsável pela gestão de pessoas, segundo o atual paradigma da área, deverá capacitar o gerente intermediário para que ele seja proprietário de processos e líder de pessoas, e não mero seguidor de normas internas.

    Lembrem-se da máxima: "Gestão de pessoas é uma responsabilidade de linha e função de staff." 

    Isso significa que quem administra o pessoal é cada gestor dentro de sua área de atuação. É ele quem decide sobre novas admissões, sobre promoções e transferências, sobre avaliação do desempenho, sobre mérito, treinamento, desligamento etc. Logo ele precisará de capacitação. Gradativamente a área de Recursos Humanos esta deixando de ser a prestadora de serviços especializados de recursos humanos, abandonando paulatinamente suas operações burocráticas e se transformando cada vez mais em uma área de consultoria interna para preparar e orientar os gerentes de nível médio para a nova realidade. Esses passam a ser nos novos gestores de pessoal dentro das empresas, o que significa decisões em relação as pessoas passam a ser da alçada dos gerentes e não mais exclusivamente da área de Recursos Humanos;


  • CORRETO. 

    Atualmente a área de gestão de pessoas atua extrategicamente (função de staff). A responsabilidade de linha (funções de pessoal) fica a cargo dos gerentes. 

  • O responsável pela gestão de pessoas (função de staff), segundo o atual paradigma da área, deverá capacitar o gerente intermediário (responsabilidade de linha) para que ele seja proprietário de processos e líder de pessoas, e não mero seguidor de normas internas.

    Chiavenato afirma ainda que na organização linha-staff coexistem órgãos de linha (execução) e de assessoria (consultoria) mantendo relações simultâneas entre si. Os órgãos de linha caracterizam-se pela autoridade linear e pelo princípio escalar, enquanto os órgãos de staff prestam assessoria e serviços especializados.