-
Temos 3 métodos para realizar a análise de cargos:
1) Entrevista
2) Questionário
3) Observação
O método da observação é aplicável para cargos simples, rotineiros e repetitivos.
Para um cargo de diretoria, o melhor método a ser aplicado seria a entrevista.
Referência: Gestão de Pessoas Chiavenato pgs 219 a 222.
-
Complementando o comentário anterior...
O processo de coleta de dados é a maneira pela qual iremos utilizar para adquirirmos dados suficientes para análise dos cargos. Normalmente é utilizados das seguintes maneiras: Observação; Questionário e Entrevista.
O método de observação é utilizado em atividades mais simples e repetitivas, onde se possa escrever todo o processo de trabalho detalhadamente, normalmente os setores operacionais facilitam este método de observar a pessoa trabalhando.
O método de questionário é o mais usual, usado em todos os setores de uma organização, os questionários são elaborados anteriormente padronizados dentro de cada grupo de ocupacional, pois cada cargo grupo demanda uma peculiaridade. Os questionários devem ser simplificados para que à medida que o empregado estiver preenchendo-o ele consiga entende-lo perfeitamente para que não ocorram informações erradas. Antes de aplicar um questionário é preciso um esclarecimento da sua aplicação para que não haja entendimentos adversos sobre o assunto. Este método não demanda custos altos e adquirimos informações sobre o cargo com menor tempo. Este método sendo o mais usual não é aconselhável utilizarmos somente dele para uma boa descrição, pois a sua má compreensão pode fazer com que o indivíduo preencha-o errado e incompleto.
"Na prática, o questionário segue o mesmo roteiro da entrevista, com a diferença de que é preenchido pelo ocupante do cargo, ou pelo seu superior ou por ambos em conjunto. Alguns questionários são bem estruturados para facilitar o seu preenchimento e utilização. A principal vantagem do questionário é de coletar informação de um grande número de funcionários. Seu custo operacional é menor do que a entrevista. Em contrapartida, o seu planejamento e montagem requerem tempo e testes preliminares". (CHIAVENATO,1999, p.179)
O método de entrevista é indiscutivelmente o melhor método para se realizar uma análise de cargo perfeita, sem erros e dúvidas, pois as perguntas já poderão ser pré-elaboradas e o analista pode conduzir da melhor forma que desejar para sua melhor coleta de dados. Lembrando que o seu roteiro deve ser muito bem elaborado. No início da entrevista é necessário que o ocupante do cargo pense detalhadamente em suas atividades, no que ela exige dele (responsabilidades). É importante que o empregado se sinta à-vontade para responder as perguntas, o ambiente deve está favorável para que isso ocorra. Deve ser esclarecido na entrevista que aqueles dados são simplesmente para a descrição e análise do cargo que ele ocupa e não de sua experiência. Esta abordagem facilita o esclarecimento de dúvidas com o ocupante do cargo no ato da entrevista. Os dados são mais corretos e podemos confiar neles, aplicamos a qualquer cargo.
http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/descricao-e-analise-de-cargos/47234/
-
MÉTODOS DE COLETA DE DADOS SOBRE OS CARGOS:
Existem 3 métodos para a obtenção de dados a respeito dos cargos, quais sejam:
Entrevista: as entrevistas podem ser individuais, grupais, com grupos de funcionários, ou com o supervisor que conhece os cargos a serem analisados.
Questionário: a colheita de dados a respeito de um cargo pode ser feita por questionários que são distribuídos aos seus ocupantes ou ao seu supervisor.
Observação: o método de observação é aplicável em cargos simples, rotineiros e repetitivos.
-
Qualquer nível de cargo: entrevista
Cargos de alto nível: questionário
Cargos simples e repetitivos: observação
-
OS 3 MÉTODOS PARA REALIZAR A ANÁLISE DE CARGOS E SUAS CARACTERÍSTICAS
- ENTREVISTA: PARA QUALQUER NÍVEL OU CARGO -----> CUSTO ELEVADO.
- OBSERVAÇÃO (IN LOCO): PARA CARGOS SIMPLES ----> CUSTO ELEVADO.
- QUESTIONÁRIO: PARA CARGOS COMPLEXOS DE ALTO NÍVEL ----> MENOR CUSTO.
GABARITO ERRADO
-
Observação Direta -> Ideal para cargos simples e repetitivos.
Questionário -> Ideal para cargos de alto nível
-
Errado. A observação direta é o método mais adequado quando se tem um cargo simples de atividades repetitivas e rotineiras. Assim, ao observar o ocupante do cargo, facilmente o analista de cargos consegue registrar as atividades, responsabilidades e perceber os requisitos do cargo, pois as tarefas exercidas se repetem por diversas vezes. Já no cargo de Diretor Financeiro, um cargo mais de cúpula e conceitual, as habilidades inerentes ao cargo refletem abstração, capacidade de decisão, experiências prévias, entre outros, algo mais complexo e de difícil observação simples.
Gabarito: E