SóProvas


ID
873637
Banca
MOVENS
Órgão
PC-PA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

O agente público tem por obrigação agir de acordo com a lei. Quando a descumpre frontalmente ou se desvia do seu comando indo além do que ela permite, pratica “abuso de poder”. Considerando essas informações, assinale a opção que está em consonância com o princípio da responsabilidade funcional.

Alternativas
Comentários
  • Alguém me explica porquê a A está errada ??
  • Confesso que fiquei na dúvida entre a A e C.
    Achei a C mais óbvia.

    Acho que nem serve o órgão vai responder pelo abuso de poder
  • A alternativa "a"  está errada porque  ela se refere à responsabilidade civil do ente público para com terceiros alheios à Administração, que não é responsabilidade funcional mas sim responsabilidade civil do Estado.
    A responsabilidade funcional está retratada na alternativa "c".
  • O abuso de poder é um vício do ato administrativo que ocorre quando o agente público age com excesso de poder (exorbitando suas atribuições) ou incorre em desvio de poder (atuando diversamente da lei). O primeiro é vício de competência; o segundo é vício de finalidade.

    O excesso e o desvio de poder podem configurar crime de Abuso de Autoridade. Nesta hipótese o agente ficará sujeito à responsabilidade administrativa (funcional) e à penal, podendo ainda responder civilmente , se de seu ato resultarem danos patrimoniais.

    Na assertiva a é mencionado que cabe ao ente assumir a responsabilidade funcional pelo abuso de poder. Ora, o Estado possui responsabilidade civil ou extracontratual de ordem pecuniária, indenizatória e não admimistrativa ou funcional. Por isso o erro.

    Na assertiva b o erro está ao mencionar que o agente não responde pessoalmente pelo ato. No procedimento de responsabilidade funcional o agente pode ser sancionado, conforme a gravidade do abuso, em: advertência, repreensão, suspensão do cargo, destituição de função, demissão e demissão a bem do serviço público. Daí dizer que o agente responde sim, frente a seu  superior hierárquico, pessoalmente pelo ato.

    Assertiva c - correta. Menciona o PAD, instrumento que apura o possível abuso.

    Na assertiva d temos a presunção de legitimidade,de onde se extrai que os atos emitidos pelo agente foram emitidos com observânciada lei. No entanto, tal presunção não é absoluta. Nesse caso a parte interessada deve provar a ilegalidade do ato.

    Gabarito C.
  • GABARITO:LETRA C, PORQUE O SERVIDOR PUBLICO NAO SERA RESPONSABILIZADO POR FALTA COMETIDA SEM ANTES APRESENTAR AMPLA DEFESA E CONTRADITORIO E QUE CABE AO SUPERIOR HIERARQUICO INSTAURAR O PAD.


    LETRA  A=
      SE O ENTE É QUEM RESPONDE PELOS ATOS DO SEU AGENTE , ENTAO NAO É RESPONSABILIDADE FUNCIONAL E SIM RESPONSABILIDADE CIVIL OBJETIVA   



    LETRA B = O AGENTE NAO RESPONDE DIRETAMENTE E PESSOALMENTE PELO O ATO, QUEM RESPONDE É O ESTADO NA PESSOA DO ENTE.POREM CABE AÇAO REGRESSIVA CONTRA O AGENTE


    LETRA D= É DEVER DO AGENTE SO PRATICAR ATOS LÍCITOS , POREM NEM SEMPRE É ASSIM

                                                                                                                                 
  • Uma dúvida, a alternativa d aparentemente pode estar correta, pois existe a presunção de legitimidade da Administração Pública, logo "todos os atos praticados pelos servidores são considerados lícitos", os atos são considerados lícitos, não significa que serão necessariamente lícitos.

  • Blz essa questão foi cabulosa...

  • Segundo Maria Sylvia Zanella di Pietro; O agente é a Administração dessa forma vejamos. (2018/CESPE/STJ/Analista) Todos os fatos alegados pela administração pública são considerados verdadeiros, bem como todos os atos administrativos são considerados emitidos conforme a lei, em decorrência das presunções de veracidade e de legitimidade, respectivamente. CERTO

    (2017/CESPE/TRT-7ª região) A presunção de legitimidade ou de veracidade de determinado ato administrativo produz a inversão do ônus da prova, ou seja, a atuação da administração é presumidamente fundada em fatos verdadeiros e em observância à lei, até prova em contrário. CERTO

    Ou seja, para mim a letra "D" está totalmete correta.

  • Marquei a A em função da Teoria do Orgão e não a C pois pensei que a banca tinha feito pegadinha trocando Processo por Procedimento Administrativo Disciplinar

  • PC-PR 2021