SóProvas


ID
873685
Banca
MOVENS
Órgão
PC-PA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Direito Penal
Assuntos

Em relação à Lei n.º 11.343/2006, que trata do tráfico ilícito e do uso de substâncias entorpecentes, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Entendo que essa resposta não está completamente certa, nem completamente errada.
    Correta: Letra "a"

    a) CORRETA - Art. 1º, Parágrafo Único da Lei 11.343/2006 ---> Para fins desta Lei, consideram-se como drogas as substâncias ou os produtos capazes de causar dependência, assim especificados em lei ou relacionados em listas atualizadas periodicamente pelo Poder Executivo da União.
    Contudo, fica a dica para o candidato (inclusive eu), para não colocar chifre na cabeça de cavalo. Veja que o dispositivo remete a outra lei (que no caso é a relação da Anvisa, salvo melhor juízo), e aí a questão não estaria errada, porém incompleta.

    b) ERRADA - Art. 51. O inquérito policial será concluído no prazo de 30 dias se o indiciado estiver preso e 90 dias se estiver solto.

    c) ERRADÍSSIMA x2 - A função da lei é totalmente outra.

    d) ERRADA - É causa de exclusão de ilicitude e não diminuição de pena
  • (d) Será considerada isento de pena e não reduzida:  Art. 45: É isento de pena o agente que, em razão da dependência, ou sob o efeito, proveniente de caso fortutito ou força maior, de droga era, ao tempo da ação ou da omissão, qualquer que tenha sido a infração penal praticada, inteiramente incapaz de entender o caráter ilícito do fato ou de determinar-se de acordo com esse entendimento. 
  • mas deve ser INTEIRAMENTE incapaz e não só incapaz.
  • Inquérito Policial referente a drogas.

    Preso: 30 dias
    Solto: 90 dias
  • Na minha opinião, a letra 'A' esta errada mesmo, e não somente incompleta. Se considerarmos "drogas" como TODAS substâncias / produtos capazes de causar dependência, estariamos colocando neste rol cigarro, alcool, alguns remédio controlados etc... , e estes produtos não são considerados drogas (do ponto de vista legal).
    Vale lembrar que a questão pede para analisar as assertivas em relação a lei 11.343, ou seja, esta se referindo a drogas ILEGAIS.
  • Concordo plenamente com o colega acima, esta questão é digna sim de recurso, o texto esta errado quando não vem completo pois desta forma ele generaliza e vai de encontro com as listas atualizadas periodicamente pelo Poder Executivo da União atravez da anvisa na sua Portaria SVS/MS no 344 prevista pelo proprio texto da lei. A portaria diz:

    Droga - Substância ou matéria-prima que tenha finalidade medicamentosa ou sanitária.

    Entorpecente - Substância ou droga que pode determinar dependência física ou psíquica relacionada, como tal, nas listas aprovadas pela Convenção Única sobre Entorpecentes, reproduzidas nos anexos deste Regulamento Técnico
  • Complementando as críticas à letra A, segue art. 66 da Lei 11.343/2006
    Art. 66.  Para fins do disposto no parágrafo único do art. 1o desta Lei, até que seja atualizada a terminologia da lista mencionada no preceito, denominam-se drogas substâncias entorpecentes, psicotrópicas, precursoras e outras sob controle especial, da Portaria SVS/MS no 344, de 12 de maio de 1998.
  • No título I - DISPOSIÇÕES PRELIMINARES - ART. 1º:

    Parágrafo único. Para fins desta Lei, consideram-se como drogas as substâncias ou os produtos capazes de causar dependência, assim especificados em lei ou relacionados em listas atualizadas periodicamente pelo Poder Executivo da União.

    CORRETA => OPÇÃO "A".

    B) está errada porque:

    SEÇÃO I - DA INVESTIGAÇÃO:

    Art. 51. O inquérito policial será concluído no prazo de 30 (trinta) dias, se o indiciado estiver preso, e de 90 (noventa) dias, quando solto. E não de 60 dias como diz a questão.

    C) está errada porque:

    INSERÇÃO SOCIAL DE USUÁRIOS E DEPENDENTES DE DROGAS - CAPÍTULO I - DA PREVENÇÃO.

    Art. 18. Constituem atividades de prevenção do uso indevido de drogas, para efeito desta Lei, aquelas direcionadas para a redução dos fatores de vulnerabilidade e risco e para a promoção e o fortalecimento dos fatores de proteção.

    D) Está errada porque:

    Art. 45. É isento de pena o agente que, em razão da dependência, ou sob o efeito, proveniente de caso fortuito ou força maior, de droga, era, ao tempo da ação ou da omissão, qualquer que tenha sido a infração penal praticada, inteiramente incapaz de entender o caráter ilícito do fato ou de determinar-se de acordo com esse entendimento.

    Acredito que o erro está em dizer, segundo a questão, que se trata de CAUSA ESPECIAL.

  • Letra E- Excludente de culpabilidade. A ilicitude do fato é certa, o fato ocorreu e é típico, porém, o agente naquela situação é considerado  inimputável. Vide art. 29 do CP.

  • Essa Questão foi modificada, e a alteração deixou a questão capenga...O QC deveria rever esse conceito em relação a alterações bruscas desse naipe.

  • GABARITO a)  Art. 1º, Parágrafo único.  Para fins desta Lei, consideram-se como drogas as substâncias ou os produtos capazes de causar dependência, assim especificados em lei ou relacionados em listas atualizadas periodicamente pelo Poder Executivo da União.

    b)  Art. 51.  O inquérito policial será concluído no prazo de 30 (trinta) dias, se o indiciado estiver preso, e de 90 (noventa) dias, quando solto. Parte superior do formulário

    c)  Art. 19.  As atividades de prevenção do uso indevido de drogas devem observar os seguintes princípios e diretrizes: V - a adoção de estratégias preventivas diferenciadas e adequadas às especificidades socioculturais das diversas populações, bem como das diferentes drogas utilizadas;

    d)  Art. 45.  É isento de pena o agente que, em razão da dependência, ou sob o efeito, proveniente de caso fortuito ou força maior, de droga, era, ao tempo da ação ou da omissão, qualquer que tenha sido a infração penal praticada, inteiramente incapaz de entender o caráter ilícito do fato ou de determinar-se de acordo com esse entendimento.

  • Caso a questão tiver sido aplicado ao candidato da maneira como está redigida, deve ser anulada. Vejamos, a letra "A", encontra-se incompleta e por isso torna-se errada, pois definir drogas apenas como substância entorpecente que causa dependência, estaria incluindo àquelas drogas lícitas que são vendidas livremente, tais como bebidas alcoólicas e cigarros. O objetivo da lei 11343/06 é justamente tratar sobre as "drogas ilícitas", que são às que constam na portaria da Secretária de Vigilância Sanitária 344/98. Estamos diante de uma norma penal em branco heterogênea. 


    A letra "E" ao meu ver encontra-se correta, haja vista que a questão diz que agente é incapaz de entender o caráter ilícito do fato. Deste modo temos a ideia de "incapacidade relativa" .O conceito do art. 46 da Lei 11343/06, fala sobre àquele que não tem a plena capacidade e nada mais é que uma cópia do art. 26 § 2º do Código Penal, que corresponde a causa de diminuição de pena. Seria causa de isenção de pena, quando o agente fosse inteiramente incapaz de entender o caráter ilícito do fato.  Neste último, estamos diante do art. 45 da Lei 11343/06 que repete o teor do art. 26 § 1º do Código Penal. Então, o considera como correta ou anula a questão, porque a letra " A" também não ser considerada como certa.
  • Errei pq achei a letra A muuuito incompleta, existem produtos que causam dependencia e que não são drogas.

    Até mesmo o cigarro, ele causa vício porém não é droga. Tem que ser dependencia física ou psiquica e que esteja na lista da Anvisa.

    Tem gente que é viciado em coca-cola , celular, chocolate kkk e nem por isso é droga (segundo a lei de tóxicos).

  • Questão era para ser anulada. Pois na alternativa tida como certa não fala que tipo de substância ou produto, ou seja, cerveja, refrigerante, cachaça, uísque, podem causar dependência e nem por isso nos cometemos crime.

    A

    Consideram-se como drogas as substâncias ou os produtos capazes de causar dependência.

    Para fins desta Lei, consideram-se como drogas as substâncias ou os produtos capazes de causar dependência, assim especificados em lei ou relacionados em listas atualizadas periodicamente pelo Poder Executivo da União.

  • Questão bem incompleta... Daria pra ficar na dúvida entre "a" e "d", já que as duas pegam conceitos incompletos:

    vamos lá:

    a) Art. 1 Esta Lei institui o Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas - Sisnad; prescreve medidas para prevenção do uso indevido, atenção e reinserção social de usuários e dependentes de drogas; estabelece normas para repressão à produção não autorizada e ao tráfico ilícito de drogas e define crimes.

    Parágrafo único. Para fins desta Lei, consideram-se como drogas as substâncias ou os produtos capazes de causar dependência, assim especificados em lei ou relacionados em listas atualizadas periodicamente pelo Poder Executivo da União.

    Bem incompleta...

    b) 30 e 90 (solto), podendo ser prorrogado... Pura decoreba

    c) SISNAD tem dupla finalidade: preventiva e repressiva (art. 3° da lei). Prevenção se divide em prevenção do uso indevido e reintegração do maconheiro em sociedade...

    d) Art. 46. As penas podem ser reduzidas de um terço a dois terços se, por força das circunstâncias previstas no art. 45 desta Lei, o agente não possuía, ao tempo da ação ou da omissão, a plena capacidade de entender o caráter ilícito do fato ou de determinar-se de acordo com esse entendimento.

    Veja que tanto a "a" quanto a "d" estão incompletas. Ae você chuta na menos errada (que pra mim não teve menos errada) e torce pra acertar...

    Alternativa correta "A"

  • Comentário top do Leandro Abrantes. Além do mais, a referida lei é uma norma penal em branco heterogênea, ou seja, nem ela faz menção as substâncias que são consideradas drogas ilícitas. Tais substâncias encontram-se elencadas na portaria da Anvisa 344/1998 e seu rol é TAXATIVO.

  • Entao quer dizer que alcool e meu chocolate são drogas? ME causam dependencia.......

  • Sobre a "D"

    Artigo: 45. fala-se>>inteiramente incapaz, nesse caso isenta de pena. ou seja, inimputável.

    Artigo:46. Em>>>>>Não possuir a plena capacidade, nesse caso há redução de pena de 1/3 a 2/3.

  • assim como o açucar
  • Assim como o alcoolismo !

  • Com certeza o pior tipo de prova é quando o examinador tenta "inovar" deixando o enunciado INCOMPLETO!

  • Entao Lucio Cubillo, alcool é uma droga, so que lícita, infelismente ne. Ja o chocolate nem sei

  • Carboidrato causa dependência e nem por isso é droga... alternativa A correta, porém um correto incompleto.

  • Açúcar é droga, tenho dito!!!

    Alternativa correta A, mas ao meu ver incompleta.

    Lei 11.343/2006

    Art. 1 (...)

    Parágrafo único. Para fins desta Lei, consideram-se como drogas as substâncias ou os produtos capazes de causar dependência, assim especificados em lei ou relacionados em listas atualizadas periodicamente pelo Poder Executivo da União.

  • choros e lamentações! incompleta não é errada!
  • Art. 1º Esta Lei institui o Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas - Sisnad; prescreve medidas para prevenção do uso indevido, atenção e reinserção social de usuários e dependentes de drogas; estabelece normas para repressão à produção não autorizada e ao tráfico ilícito de drogas e define crimes.

    Conceito de droga em sentido amplo

    Parágrafo único. Para fins desta Lei, consideram-se como drogas as substâncias ou os produtos capazes de causar dependência, assim especificados em lei ou relacionados em listas atualizadas periodicamente pelo Poder Executivo da União.

    Inimputável

    Art. 45. É isento de pena o agente que, em razão da dependência, ou sob o efeito, proveniente de caso fortuito ou força maior, de droga, era, ao tempo da ação ou da omissão, qualquer que tenha sido a infração penal praticada, inteiramente incapaz de entender o caráter ilícito do fato ou de determinar-se de acordo com esse entendimento.

    Parágrafo único. Quando absolver o agente, reconhecendo, por força pericial, que este apresentava, à época do fato previsto neste artigo, as condições referidas no caput deste artigo, poderá determinar o juiz, na sentença, o seu encaminhamento para tratamento médico adequado.

    Semi-imputável

    Art. 46. As penas podem ser reduzidas de 1/3 a 2/3 se, por força das circunstâncias previstas no art. 45 desta Lei, o agente não possuía, ao tempo da ação ou da omissão, a plena capacidade de entender o caráter ilícito do fato ou de determinar-se de acordo com esse entendimento.

    Inquérito policial

    Art. 51. O inquérito policial será concluído no prazo de 30 dias, se o indiciado estiver preso, e de 90 dias, quando solto.

    Parágrafo único. Os prazos a que se refere este artigo podem ser duplicados pelo juiz, ouvido o Ministério Público, mediante pedido justificado da autoridade de polícia judiciária.

  • Questão sem gabarito. Não basta apenas causar dependência, deve constar, também, em lei que tal substância é proibida.

  • café tá na lei também kkkkk

  • Denominam-se drogas quaisquer substâncias utilizadas que causam alterações na estrutura e funções do organismo. Podem ser classificadas quanto à origem, efeitos, entre outros. Drogas é a denominação dada a qualquer substância que, quando utilizada, causa alterações na estrutura e funções do organismo.

  • A-Consideram-se como drogas as substâncias ou os produtos capazes de causar dependência.(VAI PARECER CONTRADITORIO: TEM QUE ESTA NA LEI QUE DETERMINADA SUBSTANCIA É PROIBIDA MAS ESSA É A MENOS ERRADA, PORTANTO, CERTO KKKK)

    B-Na apuração dos fatos delituosos relacionados ao tráfico de drogas, o inquérito policial deverá ser concluído no prazo de 30 dias, quando o indiciado estiver preso, e de 60 dias, se ele estiver solto.(90 DIAS)

    C-Tratando-se de situações que envolvam drogas, não é possível o desenvolvimento de políticas preventivas, mas apenas a repreensão por parte das autoridades competentes.(É POSSIVEL O DESENVOLVIMENTO DE POLITICAS PREVENTIVAS)

    D-Será considerada causa especial de redução de pena a conduta do agente que, em razão da dependência ou sob o efeito de droga, proveniente de caso fortuito ou força maior, era, ao tempo da ação ou da omissão, incapaz de entender o caráter ilícito do fato ou de determinar-se de acordo com esse entendimento.(O INTEIRAMENTE ESTAVA IMPLICITO, SEI QUE É CHATO ESSAS COISAS DE ADIVINHAÇÃO MAS FAZER O QUE NÉ COLEGA?? RSRSRS, ESSA É UMA CAUSA DE EXCLUSÃO DA DA CULPABILIDADE, PORTANTO, QUESTÃO ERRADA PORQUE NÃO É DIMINUIÇÃO)

    MANTENHA SEU SONHO VIVO

  • Consideram-se como drogas as substâncias ou os produtos capazes de causar dependência.

    Errei por considerar produtos uma denominação muito genérica. Celular, vídeo game e café são produtos que causam dependência, mas não são considerados drogas rsrs.

  • Qual o erro da '' D '' ? Não fala inteiramente incapaz ! PQP !!!

  • Era só o que faltava.....drogas são apenas o que esta no rol taxativo da anvisa!

  • Marquei a letra A por eliminação

    Mas descordo do gabarito.

  • cola de sapateiro causa dependência e não e droga
  • Totalmente em desacordo com esse gabarito. Portaria da ANVISA não seria ?

  • O colega ai acima colocou que a letra D se trata de exclusão de ilicitude, mas na verdade se trata de exclusão de culpabilidade, seja por embriagues total proveniente de caso fortuito ou de força maior, ou pela dependencia quimica ( excludente de culpa prevista na lei de drogas ). O erro da D consiste em dizer que é causa de redução da pena, quando na verdade se trata de exclusão.