SóProvas


ID
875206
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UNEAL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O Raquitismo Hipofosfatêmico é um transtorno caracterizado por raquitismo, hipofosfatemia, deficiências renais na reabsorção de fosfato e metabolismo da vitamina D e retardo no crescimento. Esta condição é causada por um alelo dominante. Se uma mulher normal se casa com um homem com esse transtorno, que proporção dos seus filhos (sexo masculino) terá hipofosfatemia?

Alternativas
Comentários
  • Aí é que tá, como é que alguém vai saber se o homem é heterozigoto ou homozigoto? Questão passível de anulação a meu ver.
  • Na verdade, é porque essa é uma doença ligada ao X, consequentemente um pai afetado nao irá passar aos filhOs, apenas as filhAs...

    Mas, concordo que deveria haver algo na questão que sinalizasse que não é uma doença autossômica, e sim ligada ao sexo.
  • Agora somos obrigados a saber todas as doenças ligadas ao sexo? Só pode!!!


  • O raquitismo hipofosfatêmico, ou a hipofosfatemia se caracteriza pelo baixo nível de fósforo no sangue, e é uma doença de caráter dominante ligada ao cromossomo X. Logo, mulheres heterozigotas e homozigotas dominantes são afetadas. Já nos homens, a presença do alelo dominante também resulta na manifestação da doença. Uma mulher normal é então homozigota recessiva (XfXf), se casa com um homem afetado (XFY) terá filhas com a doença: XFXf mas todos os filhos serão normais: XfY.


    Letra E correta.


  • Questão muito mal formulada!

  • saibam todas as doenças ligadas ao sexo e se virem, muito boa as avaliações brasileiras