SóProvas


ID
876097
Banca
VUNESP
Órgão
SEJUS-ES
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Segundo o Ministério da Saúde, com relação à vacina contra a febre amarela, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

    a) Errada: A idade mínima para vacinação para todos os municípios das GVEs é de 9 meses de idade.
    c) Errada: Dose única. reforço a cada 10 anos.
    d) Errada: Considerando-se o possível risco de infecção dos fetos pelo vírus vacinal, a  vacina contra a febre amarela está contra-indicada em gestantes, salvo em situações de alto risco de exposição. A vacinação em gestantes deverá ser analisada caso a caso.
    e) Errada: PEGADINHA. Idade mínina 9 meses!!!! Apenas nas situações de epizootias a idade mínima será de 6 meses de idade 
    (estas situações serão discutidas caso a caso).

    Bons estudos!
  • Febre Amarela: idade de início da vacina é de 09 meses; reforço de 10 em 10 anos; não está indicada para gestantes, mulheres amamentando, crianças de até 06 meses e indivíduos com 60 anos se for 1º vez.

  • A vacina contra a febre amarela (17DD)é elaborada com o vírus vivo atenuado, sendo produzida inclusive no Brasil (Rio de Janeiro). É aplicada por via subcutânea na região deltóidea (braço). Em 95% das pessoas o efeito protetor (imunidade) ocorre uma semana após a aplicação e confere imunidade por, pelo menos, 10 anos (provavelmente por toda a vida). Está incluida nos Calendários de Vacinação e pode ser utilizada a partir dos 9 meses de idade. A vacina contra a febre amarela (anti-amarílica) está disponível na Rede Pública e em clínicas privadas credenciadas. Deve ser aplicada, pelo menos, dez dias antes de qualquer viagem para áreas de risco, no Brasil ou no exterior

  • Esta questão está desatualizada, não?


    O que vale hoje é:


    Vacinação a partir dos 9 meses de idade, até os 60 anos. Acima desta idade é necessária a avaliação por um médico para poder se vacinar.

    A dose de vacina integral confere imunidade por toda a vida, enquanto a dose fracionada a confere apenas por 8 anos.

    É contra indicada a vacinação de crianças abaixo de 9 meses de idade, gestantes e mulheres em fase de amamentação de criança com idade inferior a 6 meses.

    Alguns países não aceitam como comprovante de vacinação aquele em que foi usada a vacina fracionada.


    Corrijam-me se errada eu estiver, e por favor complementem se algo foi deixado para trás.