SóProvas


ID
876274
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

No que tange à redação de documentos oficiais, julgue os itens a
seguir.

As características da redação oficial referentes a uniformidade, formalidade, impessoalidade, clareza, concisão e uso do padrão culto de linguagem decorrem do mandamento constitucional segundo o qual a administração pública obedecerá aos princípios de impessoalidade, publicidade e eficiência, entre outros.

Alternativas
Comentários
  • Questão Correta!!

    Manual de Redação da Presidênica da República

    Apresentação


    "Espera-se que esta nova edição do Manual contribua, tal como a primeira, para a consolidação de uma cultura administrativa de profissionalização dos servidores públicos e de respeito aos princípios constitucionais da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência, com a conseqüente melhoria dos serviços prestados à sociedade."

    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/manual/manual.htm

    Bons Estudos!!
  • Errei a questão pensando que seria incorreto utilizar a expressão " padrão culto de linguagem", pois de acordo com a professora Grazy o que existe é um padrão culto da língua e não um padrão oficial de linguagem.

    Alguém poderia me explicar a diferença? Fiquei confusa.
    Obrigada, desde já!
  • Quem é Grazy?

    hehehe, fora  a brincadeira, acho que isso é coisa de linguista.

    Essas distinções entre lingua, linguagem e fala, embora de fato existam para a linguística, aplicar nesse tipo de questão parece preciosismo.

    É o que acho.

  • Não há um Padrão Oficial da Língua, mas sim um Padrão Culto de Linguagem, o qual é utilizado pela Redação Oficial.
  • Eu tento criar meus processos Mnemônicos para ver se consigo aumular o maximo de informações
    já que o volume de materias e enorme....

    Tento memorizar com pequenos esquemas....


    Redação oficial...Princípios constitucionais :

    L  - legalidade,
      - impessoalidade,
    M - moralidade,
    P - publicidade e
    E - eficiência


    Importante tambem ler a questão com muita calma .
    O cespe e cheios de "peguinhas".
    Estou aprendeno muito com a ajuda e comentários de todos aqui do QC !!!
    Valeu!!!!











  • Art. 37 da CF/88: 

    Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte: (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)
  • "PARTE I

    AS COMUNICAÇÕES OFICIAIS

    CAPÍTULO I

    ASPECTOS GERAIS DA REDAÇÃO OFICIAL

    1. O que é Redação Oficial

     Em uma frase, pode-se dizer que redação oficial é a maneira pela qual o Poder Públicoredige atos normativos e comunicações. Interessa-nos tratá-la do ponto de vista doPoder Executivo.

     A redação oficial deve caracterizar-se pela impessoalidade, uso do padrão culto delinguagem, clareza, concisão, formalidade e uniformidade. Fundamentalmente essesatributos decorrem da Constituição, que dispõe, no artigo 37: "Aadministração pública direta, indireta ou fundacional, de qualquer dos Poderes daUnião, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios delegalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência (...)". Sendo apublicidade e a impessoalidade princípios fundamentais de toda administração pública,claro está que devem igualmente nortear a elaboração dos atos e comunicaçõesoficiais."

    Incompleta, mas correta!!

  • Questão correta, uma outra ajuda a responder, vejam:

    A linguagem desse tipo de texto deve ser formal, impessoal, clara e concisa, características decorrentes da submissão dos documentos oficiais aos princípios da administração pública.

    GABARITO: CERTA.

  • "A clareza de um expediente oficial está intrinsecamente relacionada à formalidade e à padronização, que permitem a imprescindível uniformidade do texto; à concisão, que elimina os excessos linguísticos que nada lhe acrescentam; à impessoalidade, que evita a duplicidade de interpretações; ao emprego do padrão culto de linguagem, que deve ser de entendimento geral, de forma a se evitar o uso de vocábulos de circulação restrita" Conceito dado pela banca CESPE 

  • O fato é que a redação oficial incorporou os princípios da Administração Pública ao seu escopo teórico. Além disso, criou os seus próprios princípios – que também podem ser chamados de fundamentos ou de características fundamentais. São eles: IMPESSOALIDADE, CLAREZA, CONCISÃO, FORMALIDADE e UNIFORMIDADE.

     

    Os princípios da Administração Pública e os princípios próprios da Redação oficial não há uma simetria. Excetuando-se, o princípio da IMPESSOALIDADE.

     

    o diálogo entre a Administração Pública e a redação oficial é mais amplo e conceitual. Se fizermos um esforço, podemos criar pares de princípios mais lógicos (como PUBLICIDADE e CLAREZA – os dois centrados na ideia de tornar algo acessível ao público – ou EFICIÊNCIA e CONCISÃO – obtenção de bons resultados com menos recursos), mas a ideia é associar Administração Pública à redação oficial (e, não, o princípio X ao princípio Y).

     

    Considere, portanto, sempre certa essa associação entre os atributos da redação oficial e os princípios da Administração Pública, devendo, essa associação, nortear a elaboração das comunicações oficiais.

  • CERTO.


    Outras questões ajudam na resolução dessa questão, vejamos:


    (2013/STF/Técnico Judiciário) A redação oficial, maneira como atos e comunicações são elaborados pelo poder público, deve orientar-se por princípios dispostos na Constituição Federal, tais como impessoalidade e publicidade. CERTO


    (2014/TJ-SE/Conhecimentos Básicos) Os atributos da comunicação oficial, a exemplo da clareza, concisão, formalidade e uniformidade, estão associados aos princípios que, segundo a Constituição Federal, norteiam a administração pública, como os da publicidade e da impessoalidade. CERTO