SóProvas


ID
876517
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Segundo o manual técnico do orçamento, elaborado pela
Secretaria de Orçamento Federal, na estrutura atual do orçamento
público, as programações orçamentárias estão organizadas em
programas de trabalho, que contêm informações qualitativas e
quantitativas, sejam físicas ou financeiras. Acerca desse assunto,
julgue os itens seguintes.

A área da despesa em que a ação governamental da ANP será realizada deve ser identificada na classificação funcional.

Alternativas
Comentários
  • Certa.
    Essa classificação é aplicada a todos os entes federados. Divíde-se em dois níveis e cinco dígitos. _ _ | _ _ _. 
    A finalidade da classificação funcional é fornecer as bases para a apresentação de dados e estatísiticas sobre os gastos públicos nos principais segmentos em que atuam as organizações do Estado. 
  • A classificação funcional está ligada a área de atuação do órgão e a área de atuação governamental, onde os dois primeiros dígitos representam a missão institucional do órgão (função) e os tres outros dígitos a atuação (subfunção), sendo que a subfunção poderá ser combinada com outras funções más não poderá ser combinada com ações diversas, isto é, para cada subfunção teremos apenas uma ação correspondente.
  • Segundo o MCASP da STN:

    "A classificação funcional segrega as dotações orçamentárias em funções e subfunções, buscando responder basicamente à indagação “em que” área de ação governamental a despesa será realizada." 
  • Gabarito: Correto

    Segundo o Manual Técnico de Orçamento, citado no enunciado:

    A classificação funcional é formada por funções e subfunções e busca responder basicamente à indagação “em que áreas de despesa a ação governamental será realizada?”. Cada atividade, projeto e operação especial identificará a função e a subfunção às quais se vinculam. 

    A atual classificação funcional foi instituída pela Portaria no 42, de 14 de abril de 1999, do então Ministério do Orçamento e Gestão (MOG), e é composta de um rol de funções e subfunções prefixadas, que servem como agregador dos gastos públicos por área de ação governamental nos três níveis de Governo. Trata-se de uma classificação independente dos programas e de aplicação comum e obrigatória, no âmbito dos Municípios, dos Estados, do Distrito Federal e da União, o que permite a consolidação nacional dos gastos do setor público.

    Fonte: http://www.orcamentofederal.gov.br/informacoes-orcamentarias/manual-tecnico/MTO_2014.pdf