-
É a auditoria externa, e não a interna, que surge da necessidade de a empresa captar recursos de terceiros. Sua finalidade é opinar sobre as demonstrações contábeis, aumentando assim o grau de confiança em tais demonstrativos por parte dos usuários. Portanto, o item está errado.
A auditoria interna decorre da necessidade de um acompanhamento sistemático e mais aprofundado da situação da empresa. Sua finalidade principal é agregar valor à entidade, promovendo melhorias na gestão. Auxilia a organização a alcançar seus objetivos através de uma abordagem sistemática e disciplinada para a avaliação e melhoria da eficácia dos processos de gerenciamento de risco, controle e governança corporativa.
-
Só para aprofundar um pouco mais já que cai bastante:
Auditoria Interna x Auditoria Externa: principais diferenças
Elementos Principais diferenças Externa Interna Profissional Profissional Independente Funcionário da empresa Ação Exame das demonstrações contábeis e trabalhos especiais Exame dos controles internos Finalidade Opinar sobre as demonstrações contábeis Promover a melhoria dos controles internos Produto final Parecer contábil Recomendações para eficiência administrativa Independência Amplo Restrito Responsabilidade Empresa, público, clientes, fornecedores e governo Empresa Continuidade Periódico Contínuo
-
A tabela tem um pequeno erro, se puder consertá-la, ficaria melhor. Obrigado!
-
Acho que quem tinha que consertar as configurações é o site "questões de concursos", tb já tentei colocar tabelas nos comentários e a configuração do site acaba deslocando as linhas com as colunas.
-
O erro da questão é atribuir à auditoria interna uma função que é da
auditoria externa. Esta é que tem como objetivo emitir uma opinião
(parecer, relatório) sobre as demonstrações contábeis.
Em relação à parte da evolução, está correto. Foi a partir da
necessidade de aumento de confiança por parte dos investidores em
relação aos números divulgados pela empresa que a auditoria
independente se tornou cada vez mais importante.
-
Segundo a NBC TI 01
12.3.1 – O relatório (NÃO PARECER) é o documento pelo qual a Auditoria Interna apresenta o resultado dos seus trabalhos, devendo ser redigido com objetividade e imparcialidade, de forma a expressar, claramente, suas conclusões, recomendações e providências a serem tomadas pela administração da entidade.
Gabarito: errado
-
A questão se resolve somente com a primícia que para ser auditor interno não precisa ser contador, concluindo que não pode dar opinião em algo que não é especializado.
-
Errado.
Comentários:
A primeira parte da questão está correta, pois a evolução da atividade empresarial e a necessidade de captação de
recursos de terceiros trouxe a necessidade de demonstrar aos usuários externos que as empresas estavam em boa
situação financeira.
Entretanto, a afirmação está incorreta na medida em que a credibilidade dada à posição financeira da empresa é dada
por meio do relatório do auditor independente, e não da auditoria interna.
Gabarito: E
Prof. Claudenir Brito
-
A primeira parte da questão está correta, pois a evolução da atividade empresarial e a necessidade de captação de recursos de terceiros trouxe a necessidade de demonstrar aos usuários externos que as empresas estavam em boa situação financeira. Entretanto, a afirmação está incorreta na medida em que a credibilidade dada à posição financeira da empresa é dada por meio do relatório do auditor independente, e não da auditoria interna.
Gabarito: E
Prof. Claudenir Brito
www.estrategiaconcursos.com.br
-
Com a evolução da atividade empresarial e o crescimento da captação de recursos de terceiros, os investidores precisam conhecer a posição financeira e patrimonial das entidades, o que ocorre por meio do parecer emitido pela auditoria EXTERNA das entidades a respeito da adequação das demonstrações contábeis.
-
Errado
"A primeira parte da questão está correta, pois a evolução„o da atividade empresarial e a necessidade de captação de recursos de terceiros trouxe a necessidade de demonstrar aos usuários externos que as empresas estavam em boa situação financeira. Entretanto, a afirmação está incorreta na medida em que a credibilidade dada à posição financeira da empresa é dada por meio do relatório do auditor independente, e não da auditoria interna."
Fonte: https://www.estrategiaconcursos.com.br/curso/auditoria-p-tce-mg-analista-todas-especialidades-pos-edital/
-
Para tornar a assertiva correta basta substituir “auditoria interna” por “auditoria externa”
Resposta errado
-
A "a posição financeira e patrimonial das entidades" é mostrada nas Demonstrações Contábeis. A auditoria externa apenas dá mais credibilidade àquelas demonstrações quando a opinião é favorável. Portanto "conhecer a posição financeira e patrimonial das entidades" NÃO "ocorre por meio do parecer emitido pela auditoria", nem que ela fosse a externa.