-
Esta técnica chama-se circularização.
-
ERRADO:
Segundo a Instrucao Normativa 01/2001, topico de Procedimentos e Tecnicas, item 10, VI: "Correlacao das informacoes obtidas - cotejamento de informacoes obtidas de fontes independentes, autonomas e distntas, NO INTERIOR DA PROPRIA ORGANIZACAO. Essa tecnica procura a consistencia mutua entre diferentes amostras de evidencias.
-
Concordo com a colega: é circularização! Veja o que Marcelo Aragão diz:
"Em que consiste a circularização?
Consiste na confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade."
Já a correlação das informações obtidas compara "o sistema contábil de partidas dobradas". O exemplo dado pelo autor é: "recebimento de duplicatas a receber, que afetam as disponibilidades e contas a receber".
-
Correlação
das Informações Obtidas: Cotejamento de informações obtidas de fontes INDEPENDENTES, AUTÔNOMAS e distintas,
no interior da própria organização.
-
O erro está na finalidade dessa técnica: procura a consistência mútua entre diferentes amostras de evidência.
-
Há dois erros na questão:
Na IN nº01/SFCI/2001,
Correlação das Informações Obtidas é o cotejamento de informações obtidas de fontes independentes, autônomas e distintas, no interior da própria organização.
Essa técnica procura a consistência mútua entre diferentes amostras de evidência. O primeiro erro é que a técnica de correlação de informações utiliza fontes de dentro da entidade auditada.
O segundo erro é quem tem a finalidade de obter informações em fontes diversas é técnica de confirmação externa. Portanto, item errado.
-
Errado
Confirmação Externa /circularização - confirmar junto de fontes externas à unidade/entidade, da fidedignidade das informações obtidas internamente.
Correlação das Informações Obtidas - cotejamento de informações obtidas de fontes independentes, autônomas e distintas no interior da própria organização.