SóProvas


ID
876586
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

No que se refere a controle interno, parecer de auditoria e normas
gerais de auditoria governamental, julgue os itens seguintes.

O controle interno, por mais eficaz que seja, não proporciona à entidade segurança razoável para a obtenção de demonstrações contábeis plenas.

Alternativas
Comentários
  • De acordo com o COSO I - Estrutura de Controles Internos temos que:
    '' Controles internos são um processo, conduzido pelo conselho de diretores, por todos os níveis de gerência e por outras pessoas da entidade, projetado para fornecer segurança razoável quanto à consecução de objetivos nas seguintes categorias: a) eficácia e eficiências das operações; b) confiabilidade de relatórios financeiros; c) cumprimento de leis e regulamentações aplicáveis.''

    Não importa quão bem planejado ou executado esteja, o controle interno não pode dar segurança absoluta à gerência, em relação ao alcance dos objetivos gerais. Em vez disso, as diretrizes reconhecem que apenas um nível razoável de segurança pode ser alcançado.
    A segurança razoável equivale a um nível satisfatório de confiança sob certas condições de custos, benefícios e riscos.

    Por tanto, o item está errado ao dizer que o controle interno não proporciona segurança razoável para a obtenção de demonstrações contábeis plenas. O que o controle interno não pode garantir é a segurança absoluta.
  • O controle interno,  proporciona à entidade segurança razoável para a obtenção de demonstrações contábeis plenas.O controle interno não proporciona é SEGURANÇA TOTAL/ABSOLUTA.

  • Não proporciona segurança absoluta

    Proporciona segurança razoável.

    Resposta errado

  • Cuidado para não ler a questão rápido e comer mosca, rum!

    Por mais eficaz que seja, o controle interno possui limitações. Por isso, ele não consegue proporcionar à organização uma segurança ABSOLUTA.

    Mas uma segurança razoável ele consegue, sim.

    Vale mencionar que as demonstrações contábeis são informações que são protegidas pelos controles internos, quando estes asseguram, razoavelmente, o atingimento dos objetivos de divulgação