1. CONCEITO DE LIDERANÇA
O conceito de liderança norteia todos os tópicos relacionados à gestão de pessoas, uma vez que os líderes da organização são fundamentais para a implantação plena de todas as políticas de gestão de pessoas.
Existem diversos conceitos para liderança. Os principais encontrados na literatura convergem para os apresentados a seguir:
“Processo de influenciar as atividades de um grupo organizado na direção de um objetivo” (ROUCH & BEHLING, 1984).
“É a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando a atingir aos objetivos identificados como sendo para bem comum” (O monge e o executivo. James C. Hunter).
“É o processo de exercer influência sobre um indivíduo ou um grupo, nos esforços para realização de um objetivo, em determinada situação” (HERSEY e BLANCHARD).
“É como uma influência interpessoal exercida em uma dada situação e dirigida pelo processo de comunicação humana para a consecução de um ou mais objetivos específicos” (CHIAVENATO, 2006).
“É a capacidade de influenciar um grupo em direção ao alcance de objetivos” (ROBBINS, 2005).
“Liderança é a realização de metas por meio da direção de colaboradores” (MAXIMIANO, 2007).
Para que uma organização saia vencedora no atual mundo da corrida competitiva, é necessário que possua um atributo básico: a liderança eficiente e adequada.
Observa-se, atualmente, grande dificuldade de encontrar administradores capazes de gerenciar e liderar seus subordinados. Essa falta significa ausência de pessoas capazes de desempenhar papéis de liderança com adequação e eficácia.
A questão versou sobre “liderança" e cobrou conhecimento em relação aos três estilos clássicos de liderança.
A teoria dos três estilos de liderança de White e Lippitt classifica os líderes em:
◾ Autocrático: o líder centraliza as decisões sem participação do grupo. Ordena e determina cada tarefa. É dominador. Ênfase: na figura do líder.
◾ Liberal (laissez-faire): há total liberdade por parte dos membros. E como se o líder não existisse ou pregasse uma liderança totalmente frouxa. A participação do líder é bem limitada, surge quando é solicitada. Ênfase: nos liderados.
◾ Democrático: há debates das diretrizes e decisões pois o líder é considerado mais um membro do grupo. O líder dá suporte, assistência e estimula decisões.
Fonte: Chiavenato I. Introdução à Teoria Geral da Administração. 9 ed. Manole. 2014. (pág 129)
A questão quer o item que traga o estilo de liderança que tem como características: a não decisão, não iniciativa, não intervenção.
A- INCORRETA. Os estilos autoritários, como o líder autocrático, são o contrário do que o enunciado pede.
B- INCORRETA. A delegação de parte das tarefas para os liderados não faz do líder uma figura de liderança frouxa.
C- INCORRETA. Democrático Consultivo (4 estilos de Likert) há consulta aos subordinados na tomada de decisão.
D- INCORRETA. Democrático Participativo (4 estilos de Likert) há envolvimento total do subordinado.
E- CORRETA. O líder liberal possui as características descritas no enunciado.
GABARITO DA MONITORA: LETRA E