-
A teoria dos dois fatores de Frederick Herzberg divide-se em Fatores Motivacionais e Fatores Higiênicos
Fatores motivacionais: são relacionados às necessidades do mais alto nível, como:
- reconhecimento das pessoas;
- conteúdo do trabalho;
- possibilidade de crescimento profissional;
- aprendizagem
- exercício da responsabilidade.
Para Herzberg quando estes fatores estão presentes geram um alto nível de motivação no profissional.
Fatores higiênicos influenciam a insatisfação, ou seja, podem gerar insatisfação se forem negativos, mas não geram satisfação se forem positivos! Dentre estes fatores estão relacionados:
- Condições de trabalho;
- Remuneração;
- Segurança;
- Relações pessoais;
- Políticas da empresa;
- Supervisão.
Para Herzberg, mesmo que a organização forneça bons salários, boas condições de
trabalho e segurança, ela pode não gerar um ambiente altamente motivador. Em outras palavras, o salário, relação interpessoal não são fatores motivacionais, são apenas Fatores Higiênicos.
-
Teoria dos Dois Fatores de Herzberg
▪ Fatores Motivacionais: Referentes ao CONTEÚDO DO CARGO, ou seja, próprio trabalho, sendo também chamados de fatores intrínsecos. São responsáveis pela existência de satisfação dos funcionários. Incluem aspectos como chances de promoção, oportunidades de crescimento pessoal, reconhecimento, responsabilidades e realização.
Ausentes: Não satisfação
Presentes: satisfação
▪ Fatores Higiênicos: Referentes ao AMBIENTE DE TRABALHO, também chamados de fatores extrínsecos ou profiláticos. Eles evitam a insatisfação caso estejam presentes. Incluem aspectos como qualidade da supervisão, remuneração, políticas da empresa, condições físicas de trabalho, relacionamento com colegas e segurança no emprego;
Ausentes: Insatisfação
Presentes: Não insatisfação
A teoria dos dois fatores de Herzberg pressupõe os seguintes aspectos:
✔ A satisfação no cargo depende dos fatores motivacionais ou satisfacientes. O conteúdo ou atividades desafiantes e estimulantes do cargo desempenhado pela pessoa.
✔ A insatisfação no cargo depende dos fatores higiênicos ou insatisfacientes. O ambiente de trabalho, salário, benefícios recebidos, supervisão, colegas e contexto geral que envolve o cargo ocupado.
Prof. Heron Lemos – Apostila de Administração – Tiradentes Online
-
Para que a questão em exame seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimentos sobre a teoria dos dois fatores. A alternativa a ser marcada deve apresentar como se classifica o salário.
Antes de marcar uma das alternativas, vejamos alguns pontos da teoria que nos ajudarão a responder corretamente. Vamos lá.
Teoria dos dois fatores ou teoria bifatorial – F. Herzberg
Fatores higiênicos/ insatisfacientes – estão relacionados aos aspectos em torno trabalho. São considerados extrínsecos, isto é, fora do controle dos funcionários. Se forem atendidos não geram satisfação, apenas evitarão a insatisfação dos empregados. Por exemplo; salário, supervisão do chefe, condições físicas e segurança no trabalho
Fatores motivacionais/ satisfacientes – estão ligados ao conteúdo do trabalho, ao que o indivíduo desempenha. Se atendidos, levam a satisfação. São fatores motivacionais: natureza do trabalho, possibilidade de crescimento, reconhecimento e sentido de prestígio e realização.
Para Herzberg, os fatores responsáveis pela satisfação profissional são totalmente desligados e distintos dos fatores responsáveis pela insatisfação profissional.
Tendo os pontos acima como referência, podemos concluir que a alternativa "A" é a correta.
GABARITO: A
Fonte:
DURAN, C. Gestão de Pessoas. Salvador: Juspodivm, 2016.