-
Me digam, onde está o erro dessa questão???
-
Sidney,
O planejamento não permite aos gestores saberem o que o futuro reserva. É uma forma de prever cenários futuros, projetar situações. Agora, saber certo o que vai ocorrer, é outra coisa.
Como diria meu ex-chefe, fazer previsões é difícil, ainda mais quando se trata do futuro kkk.
Sds,
-
O PLANEJAMENTO NÃO PROPICIA AO GESTOR SABER AS DIFICULDADES QUE A CONCORRÊNCIA IRÁ ENFRENTAR NO FUTURO. EXTRAPOLA O ESTUDO DO PLANEJAMENTO. ABÇS, LUCIANE.
-
Só se eles tivessem bola de cristal amigos...
-
LUCAS, OBRIGADO PELA ORIENTAÇÃO. A QUESTÃO DEVERIA DIZER PREVER (PREVISÃO) AFIM DE REDUZIR AS INCERTEZAS, POR ISSO CENÁRIOS, ÁRVORE DE DECISÕES, ANÁLISES INTERNAS E EXTERNAS E NÃO SABEREM - NA VERDADE NUNCA VAMOS SABER O FUTURO. E O OBJETIVO DO PLANEJAMENTO, SIM, E SE APROXIMAR DO QUE PODE ACONTECER.
BONS ESTUDOS...
-
O planejamento permite aos gestores saberem ALGUMA COISA que o futuro reserva PARA ELE E JAMAIS para seus concorrentes, fornecedores e empresas.
Caso contrário, só bola de cristal mesmo.
-
Não entendi por que consideraram o comentário do colega Maurício RUIM.
Está perfeito!
Planejar permite dar um horizonte para a empresa, ié diminuir as incertezas -- isto por si só já é um achado, você não tem certezas sobre o futuro.
Você só tem certeza do passado, nunca ouviu dizer que lucros passados não garantem lucros futuros? Agora, você olha o passado analisa o presente e projeta futuro, acho que por isto que chamamos de presente, porque você pode olhar no passado evitar os erros e ter a chance de acertar no futuro.
Ou seja, sequer nosso futuro podemos prever, imagine de terceiros...
Por favor mais respeito com os colegas, já não basta as bancas?
-
Acredito que o erro da questão esteja em dizer que quando faz um planejamento permite que os gestores saibam o futuro da empresa e não para seus concorrentes.
-
o planejamento não adivinha, ele apenas tenta reduzir riscos, é uma forma de preparação.
-
Em sua essência, a função de planejamento nas organizações sempre foi a de reduzir a incerteza quanto ao futuro e quanto ao ambiente. Agora, a nova função do planejamento é aceitar a incerteza tal como ela é e se apresenta. Não dá para brigar com ela. E o que se busca hoje nas organizações para desafiar a incerteza é a criatividade e a inovação. A teoria da complexidade salienta que somente há criatividade quando se afasta do equilíbrio. Assim, a adaptação a um ambiente instável deve ser feita não mais por meio do retorno cíclico ao equilíbrio dentro de escolhas limitadas e restritas - mas por
meio de maior liberdade de escolha escapando às limitações impostas pelo ambiente.
-
Acredito que há dois erros na questão: o primeiro é relativo à palavra "saberem". Como bem colocaram os colegas, o planejamento não permite SABER o que o futuro reserva, apenas prever. O segundo erro é afirmar que o planejamento é direcionado ao futuro dos concorrentes, fornecedores e empresas, quando, na verdade, sabe-se que o planejamento é previsão para a própria organização.
-
Trabalho focado no presente e não em objetivos futuros
-
O Planejamento tem a função de antecipar, programar, prever, mas não de SABER sobre seu futuro e menos ainda o futuro da concorrência, fornecedores... É mais como uma orientação ou, como já disseram, uma preparação para o futuro, visando diminuir as incertezas.
-
Ricardo, cuidado com seu comentário para não confundir quem está iniciando. Jamais o planejamento visa apenas o presente, muito pelo contrário, através da aquisição de dados de entrada ele analisa o passado,presente e o futuro. O planejamento visa antecipar as ações, prevenir-se de situações indesejáveis, criar planos para não desestabilizar-se diante dos processos contínuos de mudanças que ocorrem constantemente.
-
A questão peca ao dizer que o planejamento possibilita saber sobre o futuro, quando o certo é dizer que possibilita reduzir as incertezas do futuro. Porém, discordo de quem diz que o planejamento é voltado apenas para a própria empresa, pois assim estaremos eliminando o maior elemento do planejamento que é o ambiente externo. No meu ponto de vista, planejar é criar cenários futuros quanto ao ambiente externo - elementos que interagem com a empresa, e interno da empresa, que refleti as interações da empresa com o ambiente externo, para reduzir as incertezas e propor alternativas. ELIMINAR A CONCORRÊNCIA E OS FORNECEDORES É RETROCEDER NA EVOLUÇÃO DA HISTÓRIA DA ADMINISTRAÇÃO COMO UM TODO.
-
o futuro a Deus pertence, caro cespe.
-
O planejamento permite aos gestores saberem o que o futuro reserva para seus concorrentes, fornecedores e empresas. ERRADA
------------
Pessoal, com todo respeito, mas há vários comentários equivocados aqui.Existe sim dois erros na questão: o primeiro está na generalização do item, em dizer que o planejamento permite que os gestores saibam o que o futuro reserva. Mas o principal erro realmente é dizer que o planejamento permite aos gestores saber o que o futuro reserva para seus concorrentes, fornecedores etc.
O planejamento considera fatores internos e externos para sua elaboração, porém, os fatores externos são estudados para a formulação do planejamento da empresa e não para prever o que vai acontecer com os concorrentes. O planejamento é feito para planejar o futuro da organização e não de seus concorrentes. Vejam bem: os concorrentes são considerados para a elaboração do planejamento mas o planejamento não fará nenhum planejamento para o concorrente, prevendo o futuro.
O que ocorre é o seguinte: a nossa empresa crescerá x% em cima da falha do concorrente tal e com isso ganhará x% do mercado. Não irá constar "a empresa concorrente perderá y% de mercado, entrará em recessão e demitirá 500 funcionários".
--------------
"O trabalho do administrador não se restringe ao presente, ao atual, ao corrente. Ele precisa extrapolar o imediato e se projetar para a frente. O administrador precisa tomar decisões estratégicas e planejar o futuro de sua organização".
Administração nos novos tempos - Chiavenato
--------------
Segundo Oliveira (2006, p.6), o processo administrativo deve ser visto em partes:
- Planejamento da empresa é o estabelecimento de objetivos ou resultados esperados, bem como as estratégias ou meios mais adequados para se alcançar esse estado futuro desejado.
-
Só se consultar uma cartomante pra saber o futuro, kkkkkkkkk
-
O planejamento não serve para prever o futuro, mas para reduzir a incerteza.
-
Mãe Diná?? Kkkkkk
-
Planejamento reduz a incerteza. Como pode saberem o futuro?. ;)
-
TRATA-SE DE UMA PREVISÃO FUTURA, E NÃO UMA CERTEZA FUTURA. SEGUNDO FAYOL, A PREVISÃO, COMO FUNÇÃO DO PROCESSO ADMIISTRATIVO, É A CAPACIDADE DE AVALIAR O APROVISIONAMENTO DOS RECURSOS EM FUNÇÃO DO FUTURO. HOJE ESSA PREVISÃO FOI SUBSTITUÍDA PELO PLANEJAMENTO.
GABARITO ERRADO
-
O planejamento busca tomar decisões para fazer com que o futuro seja conforme desejado. Apesar disso, ele não pode ser confundido com mera previsão sobre o futuro. O futuro não tem como ser previsto, a não ser com uma bola de cristal ou outro método do tipo
GAB: Errado!! -Carlos Xavier
-
PLANEJAMENTO NÃO É MÁQUINA DO TEMPO! KK
-
Construção de cenários ou prospecção poderiam ser utilizados.
-
O futuro a Deus pertence. Por mais que você planeje no caminho algo diferente pode acontecer. Então seu "fututo" é o HOJE...
-
PLANEJAR # PREVER.
-
Os gestores são videntes? kk
-
autoRização = discRicionário;
Licença = vincuLado;
-
O planejamento, como função básica do administrador, define os objetivos a serem atingidos pela organização (seja pública ou privada), além de determinar a maneira (como) alcançá-los. A definição de como atingir o objetivo, determinando a maneira como serão alocados os recursos da empresa ou órgão, é chamada de estratégia.
ERRADA!
-
Planejamento não é a Mãe Dinah!
-
É vidente papai?
O planejamento reduz incertezas, mas não as elimina.
-
O Planejamento não é Mestre dos Magos, nem cartomante.
-
PLANEJAMENTO É MUTÁVEL , por isso, ele não ADIVINHA O FUTURO.